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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Granja, Gélica Lima | - |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Ana Flavia Granville | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Perazzo, Matheus de França | - |
dc.contributor.referee1 | Vedovello, Silvia Amélia Scudeler | - |
dc.contributor.referee2 | Forte, Franklin Delano Soares | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Diego Romário da | - |
dc.contributor.referee4 | Costa, Edja Maria Melo de Brito | - |
dc.contributor.referee5 | Garcia, Ana Flávia Granville | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T18:39:23Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.citation | GRANJA, Gélica Lima. Fatores associados à necessidade do tratamento ortodôntico em escolares de 8 a 10 anos. 2025. 101 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5313 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo avaliar fatores associados à má oclusão e à necessidade de tratamento ortodôntico em escolares de oito a 10 anos, por meio da análise multinomial e modelagem por equação estrutural. Foi realizado um estudo observacional, do tipo transversal, analítico com amostra representativa com 739 crianças de oito a 10 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB, Brasil. Os pais/responsáveis responderam aos questionários sociodemográfico, Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) e Oral Health Literacy Adults Questionnaire (OHL-AQ). E as crianças participantes responderam ao Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS). Quatro examinadores foram treinados e calibrados para diagnóstico da má oclusão e da necessidade de tratamento ortodôntico por meio do Dental Aesthetic Index (DAI), e da cárie dentária segundo o International Caries Detection and Assessment System (ICDAS) (K>0,80). A análise de Regressão Logística Multinomial não ajustada e ajustada foi realizada para obter as associações entre as variáveis independentes e a variável dependente (necessidade de tratamento ortodôntico), de acordo com o plano de análise I (α = 5%). Para o plano de análise II foi realizada a modelagem de equações estruturais para avaliar quais caminhos explicam as associações entre variável independente principal (letramento em saúde bucal) e a necessidade de tratamento ortodôntico (95% IC) através do software Mplus versão 8.8. Identificou-se a necessidade de tratamento ortodôntico em 55,2% da amostra, com 22,7% necessitando de tratamento eletivo e 32,5% requerendo tratamento obrigatório. Os resultados do plano de análise I evidenciaram que crianças com ansiedade apresentavam uma probabilidade 53% maior de necessitar de tratamento ortodôntico obrigatório (OR = 1,53; IC95%: 1,16-2,57; p = 0,04), a presença de distúrbios do sono estava 1,94 vezes mais associada a crianças com a necessidade de tratamento ortodôntico obrigatório (OR = 1,94; IC95%: 1,29-2,91; p = 0,01). Filhos de pais/responsáveis com nível insuficiente de letramento em saúde bucal possuíam 77% mais chances de necessitar do tratamento ortodôntico obrigatório (OR = 1,77; IC95%: 1,04-2,99; p = 0,03). Para o plano de análise II os resultados destacaram que o modelo final apresentou um ajuste adequado: RMSEA = 0,03 (0,00-0,07), CFI = 0,97, TLI = 0,92 e SRMR = 0,03. A necessidade de tratamento ortodôntico foi influenciada diretamente pela cárie dentária (β: -0,011; p=0,04). Enquanto o letramento em saúde bucal dos responsáveis foi impactado diretamente pela renda mensal familiar (β: 0.36; p<0,001) e escolaridade materna (β: -0,041; p<0,001). Conclui-se que a necessidade de tratamento ortodôntico foi maior entre as crianças que possuíam distúrbios do sono e ansiedade, integrantes de famílias com menor renda, que residiam com mais de 4 pessoas, filhos de mães 7 mais jovens, que apresentavam insuficiente letramento em saúde bucal. Portanto, a necessidade de tratamento ortodôntico em crianças de 8 a 10 anos foi influenciada apenas pela presença de lesões de cárie cavitada. E o letramento em saúde bucal dos responsáveis não impactou a necessidade de tratamento dos filhos. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to evaluate factors associated with malocclusion and the need for orthodontic treatment in schoolchildren aged eight to ten years, through multinomial analysis and structural equation modeling. An observational, cross-sectional, analytical study was carried out with a representative sample of 739 children aged eight to ten years, enrolled in public and private schools in Campina Grande-PB, Brazil. Parents/guardians answered the sociodemographic questionnaires, Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) and Oral Health Literacy Adults Questionnaire (OHL-AQ). And the participating children answered the Revised Children's Manifest Anxiety Scale (RCMAS). Four examiners were trained and calibrated to diagnose malocclusion and the need for orthodontic treatment using the Dental Aesthetic Index (DAI), and dental caries according to the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS) (K>0.80). Unadjusted and adjusted Multinomial Logistic Regression analysis was performed to obtain associations between the independent variables and the dependent variable (need for orthodontic treatment), according to analysis plan I (α = 5%). For analysis plan II, structural equation modeling was performed to assess which paths explain the associations between the main independent variable (oral health literacy) and the need for orthodontic treatment (95% CI) using Mplus software version 8.8. The need for orthodontic treatment was identified in 55.2% of the sample, with 22.7% requiring elective treatment and 32.5% requiring mandatory treatment. The results of analysis plan I showed that children with anxiety were 53% more likely to need mandatory orthodontic treatment (OR = 1.53; 95% CI: 1.16-2.57; p = 0.04), the presence of sleep disorders was 1.94 times more associated with children needing mandatory orthodontic treatment (OR = 1.94; 95% CI: 1.29-2.91; p = 0.01). Children of parents/guardians with insufficient oral health literacy were 77% more likely to need mandatory orthodontic treatment (OR = 1.77; 95% CI: 1.04-2.99; p = 0.03). For analysis plan II, the results highlighted that the final model presented an adequate fit: RMSEA = 0.03 (0.00-0.07), CFI = 0.97, TLI = 0.92 and SRMR = 0.03. The need for orthodontic treatment was directly influenced by dental caries (β: -0.011; p=0.04). While the oral health literacy of those responsible was directly impacted by the monthly family income (β: 0.36; p<0.001) and maternal education (β: -0.041; p<0.001). It is concluded that the need for orthodontic treatment was greater among children who had sleep and anxiety disorders, members of families with lower income, who lived with more than 4 people, children of younger mothers, who had insufficient oral health literacy. Therefore, the need for orthodontic treatment in children aged 8 to 10 years was influenced only by the presence of cavitated caries lesions. And the oral health literacy of those responsible did not impact the need for treatment of their children. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Gélica Lima Granja (gelica.granja@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-17T19:29:50Z No. of bitstreams: 1 TS - GÉLICA LIMA GRANJA.pdf: 11022975 bytes, checksum: 25826dbe2597f54bdd1c9f34d6c337fc (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: gelica.granja@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Gélica Lima Granja Matrícula 2020181302 Prezada senhora Gélica Lima Granja, boa noite. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma tese, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • No texto referente à natureza do trabalho acadêmico pode-se acrescentar a expressão relativa à linha de pesquisa. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Odontologia. Área de Concentração: Clínica Odontológica Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP (para não interferir na validação feita pelo QR code), ela ficará sem a expressão relativa à área de concentração. • O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. 2. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • Substitua a folha de aprovação atual pela folha com as assinaturas eletrônicas emitida pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá, sem editar nada. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. 3. A folha da dedicatória é um tipo de elemento textual que fica sem título. Portanto, pode retirar o título DEDICATÓRIA do topo da página. 4. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como consta que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. OBS.: Em todo o texto dos agradecimentos, aplique a mesma fonte padrão que foi usada por padrão na tese: Arial ou Times New Roman. 5. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. 6. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), como já está. Sendo assim, elimine toda a numeração de página que está aparecendo antes da primeira página da INTRODUÇÃO. 7. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. (Excetuando os mesmos elementos abaixo que ficam dentro dos artigos) 8. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior. • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Faça uma revisão geral na obra dos elementos citados para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 9. Na atual página 66, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. 10. Como consequência da correção anterior, poderá ser preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 11. Depois dos ajustes propostos, poderá haver alteração no total de folhas da tese. Nesse caso, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI ou pelo SUAP, dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O pedido de nova ficha catalográfica é feito ao Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br), fornecendo seu nome completo, matrícula e curso. 12. O termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. • Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro no referido site: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. 1. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencher os demais campos. 13. Por último, com relação aos metadados da BDTD, não se esqueça de preencher o campo “Agência de fomento” com os nomes de todas as entidades que contribuíram para o financiamento da pesquisa. Preencha o mesmo campo no termo de depósito em PDF. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-17T22:01:28Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Gélica Lima Granja (gelica.granja@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-19T19:11:54Z No. of bitstreams: 2 TS - Gélica Lima Granja.pdf: 9737776 bytes, checksum: 1ad58a2f74ffd5bf55b3d5dd20e7f962 (MD5) TDE:BDTD.pdf: 304584 bytes, checksum: b77623f8e51233e06b62bdaf31f53c85 (MD5) | eng |
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dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Má oclusão | por |
dc.subject | Necessidade de tratamento ortodôntico | por |
dc.subject | Letramento em saúde | por |
dc.subject | Aspectos psicossociais | por |
dc.subject.cnpq | ODONTOLOGIA::ORTODONTIA | por |
dc.title | Fatores associados à necessidade do tratamento ortodôntico em escolares de 8 a 10 anos | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | PPGO - Teses |
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