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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Sílvia Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3381216745391706por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Laércia Maria Bertulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511016611621696por
dc.contributor.referee1Ataide, Ana Raquel Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.contributor.referee2Silva, José Wagner Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331616604267808por
dc.date.accessioned2025-09-24T19:23:23Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Sílvia Santos de. Radiações eletromagnéticas: uma proposta para EJA baseada na abordagem temática freireana. 2025. 113 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5309-
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido consiste em uma proposta para o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) baseada na Abordagem Temática Freireana. Optamos por adotar tal abordagem, pois buscamos uma perspectiva que melhor se adeque à realidade da EJA, considerando que o ponto de partida para o processo de construção do conhecimento deve emergir das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes. Nesse contexto, buscamos responder à seguinte questão: de que maneira a Abordagem Temática Freireana pode favorecer o ensino de radiações eletromagnéticas no contexto da EJA? Como objetivo geral, propomos desenvolver e aplicar uma proposta de ensino para abordar as radiações eletromagnéticas, bem como suas características e aplicações, a fim de discutir e avaliar os possíveis danos que podem causar à nossa saúde, a partir de um tema gerador identificado no contexto vivido pelos estudantes. Para alcançar tal objetivo, realizamos uma pesquisa acerca da EJA e destacamos, na fundamentação teórica, as ideias de Paulo Freire e suas notáveis contribuições para a educação de adultos. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica e empírica. Em seu aspecto teórico, investigamos a perspectiva de ensino da Abordagem Temática Freireana, bem como o estudo das radiações eletromagnéticas. Já no seu aspecto empírico, envolveu os procedimentos adotados para a identificação do tema gerador. Nesse processo, foi aplicado um questionário com o objetivo de investigar quais faixas do espectro eletromagnético estão mais presentes no cotidiano dos estudantes. Em seguida, realizou-se uma entrevista com moradores da comunidade, a fim de confirmar os dados obtidos na etapa anterior. As etapas da pesquisa estão em consonância com o referencial teórico adotado, sendo elas: levantamento preliminar; análise das situações e escolha das codificações; diálogos descodificadores; redução temática; e, por fim, a realização das atividades em sala de aula. A proposta foi implementada em uma turma dos ciclos VII e VIII da EJA do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, apresentam-se as falas significativas dos participantes e o processo de análise dos dados obtidos. Com a aplicação em sala de aula, constatou-se que a abordagem por temas geradores é um caminho promissor para tornar o ensino das radiações eletromagnéticas mais acessível e conectado à realidade da EJA. Os resultados mostraram-se positivos ao vincular os conhecimentos científicos às experiências dos estudantes, valorizando suas trajetórias e contribuindo para a formação de sujeitos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Por meio do produto educacional desenvolvido, busca-se contribuir e auxiliar docentes na implementação de práticas pedagógicas mais sensíveis às especificidades dessa modalidade de ensino.por
dc.description.abstractThe developed work consists of a proposal for teaching science in Youth and Adult Education (EJA), based on the Freirean Thematic Approach. This approach was chosen as it offers a perspective better suited to the reality of EJA, considering that the starting point for the construction of knowledge must emerge from the social contradictions experienced by the students. In this context, the study seeks to answer the following question: How can the Freirean Thematic Approach contribute to the teaching of electromagnetic radiation in the context of EJA? The general objective was to develop and implement a teaching proposal addressing electromagnetic radiation, its characteristics, and applications, with the aim of discussing and assessing the possible health risks it may cause, starting from a generative theme identified within the student’s lived context. To achieve this objective, a study was conducted on EJA, with theoretical foundations highlighting the ideas of Paulo Freire and his significant contributions to adult education. This research is both theoretical and empirical. The theoretical aspect involved investigating the teaching perspective of the Freirean Thematic Approach and the study of electromagnetic radiation. The empirical aspect included procedures to identify the generative theme. A questionnaire was applied to investigate which portions of the electromagnetic spectrum are most present in the students’ daily lives, followed by interviews with community residents to confirm the data obtained in the previous stage. The research stages were aligned with the adopted theoretical framework: preliminary survey; analysis of situations and selection of codifications; decoding dialogues; thematic reduction; and, finally, classroom activities. The proposal was implemented in a class of EJA students from cycles VII and VIII of elementary education. As a result, the research presents significant participant statements and the process of data analysis. The classroom implementation demonstrated that the use of generative themes is a promising approach to make the teaching of electromagnetic radiation more accessible and connected to the reality of EJA. The results were positive in linking scientific knowledge to students’ experiences, valuing their trajectories, and contributing to the formation of critical and socially aware individuals. Through the developed educational product, the study seeks to contribute and support teachers in implementing pedagogical practices that are more sensitive to the specificities of this educational modality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Lima (maria.silvia.santos.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-08T21:56:20Z No. of bitstreams: 3 DS – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 4383638 bytes, checksum: 90ad5faf5935b557b5b8c28b89525645 (MD5) PE – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 2897289 bytes, checksum: d3c647bbef0600fac74a83820d2acc82 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 259321 bytes, checksum: e9d6154509a2c1ddeae8a0a582c28c65 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: maria.silvia.santos.lima@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Maria Sílvia Santos de Lima Matrícula 2023271203 Prezada senhora Maria Sílvia Santos de Lima, boa noite.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. 2. A quantidade total de folhas da obra, 115 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 112 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 113 ( 115 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 113 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 3. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 4. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR.  • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. • Renomeie a seção primária CONSIDERAÇÕES FINAIS para 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS, o indicativo numérico de seção correspondente não pode ficar ausente. Efetue a mesma correção na página 72. 5. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Observe que a partir da página 14 (1 INTRODUÇÃO) toda a numeração das páginas está ausente. Coloque a numeração das páginas a partir daí até a última folha da dissertação, sem exceção. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  6. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas (se houver listas desse tipo) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 7. Na atual página 74, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute o mesmo ajuste para os títulos dos apêndices e dos anexos. 8. A partir da atual página 74, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 9. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Como na dissertação está informado que o presente trabalho recebeu recursos da CAPES (na folha de AGRADECIMENTOS), então o campo correspondente no termo de depósito em PDF, Agência de fomento, tem que ficar marcado. • Nesse caso, como haverá alteração no termo de depósito, as assinaturas serão invalidadas. Será preciso, portanto, assinar novamente, se continuar a usar assinatura eletrônica. Solução 1:  Se continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. o PDF do termo de depósito terá que ser assinado novamente. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, o(a) concluinte e/ou o(a) orientador(a) devem conferir se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. Depois da assinatura ter sido aprovada, não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. OBS.: Ao optar por assinaturas eletrônicas tipo Gov.br, é necessário que o termo de depósito em PDF só seja assinado DEPOIS que todos os demais campos estiverem preenchidos, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo, depois de inserida qualquer assinatura eletrônica Gov.br, fará com que ela fique inválida, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2:  Outra solução, consiste em usar a assinatura manual ou manuscrita digitalizada, que deverá ser assinada ou colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica do orientador por sua assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização dele(a) por e-mail. Portanto, comunique a ele(a) essa mudança para receber a autorização. • Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS O produto educacional foi inspecionado. Nada a corrigir com relação a ele. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-09T00:12:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Lima (maria.silvia.santos.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-16T18:53:20Z No. of bitstreams: 3 PE – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 2897289 bytes, checksum: d3c647bbef0600fac74a83820d2acc82 (MD5) DS – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 4390887 bytes, checksum: 23021b812b578791c20fe8ae03ad6664 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 268574 bytes, checksum: 84ff792476d421f92348a3c137b70e93 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-16T19:47:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 2897289 bytes, checksum: d3c647bbef0600fac74a83820d2acc82 (MD5) DS – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 4390887 bytes, checksum: 23021b812b578791c20fe8ae03ad6664 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 268574 bytes, checksum: 84ff792476d421f92348a3c137b70e93 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-24T19:23:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 2897289 bytes, checksum: d3c647bbef0600fac74a83820d2acc82 (MD5) DS – Maria Sílvia Santos de Lima.pdf: 4390887 bytes, checksum: 23021b812b578791c20fe8ae03ad6664 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 268574 bytes, checksum: 84ff792476d421f92348a3c137b70e93 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAbordagem Temática Freireanapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectRadiações eletromagnéticaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleRadiações eletromagnéticas: uma proposta para EJA baseada na Abordagem Temática Freireanapor
dc.title.alternativeElectromagnetic radiation: a proposal for Youth and Adult Education based on the freirean thematic approacheng
dc.typeDissertaçãopor
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