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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Olhar do Intérprete de Libras sobre o atendimento em saúde ao paciente surdo
Título(s) alternativo(s): The perspective of sign language interpreters on healthcare for deaf patients
La Mirada del Intérprete de Lengua de Señas sobre la Atención en Salud al Paciente Sordo
Autor: Silva Neto, Joab Custódio da 
Primeiro orientador: Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino
Primeiro membro da banca: Nunes, Jocianelle Maria Felix Fernandes
Segundo membro da banca: Cavalcanti, Sergio d'Avila Lins Bezerra
Resumo: No contexto da saúde, a comunicação ocupa um papel fundamental no estabelecimento de vínculos entre profissionais, pacientes e seus familiares; assim, medidas adequadas para superar a barreira de comunicação com pacientes surdos são essenciais. O objetivo deste estudo foi conhecer e compreender as vivências, percepções, dificuldades e sentimentos de intérpretes de Libras frente à assistência à saúde da pessoa surda. Trata-se de um estudo qualitativo, transversal e observacional, utilizando a pesquisa exploratória descritiva, que considerou para a sua realização, a seleção de entrevistados através da técnica de amostragem “Snowball”. A coleta dos dados foi realizada no município de Campina Grande Paraíba, Nordeste do Brasil, partindo da Central de Interpretação de Libras do município, que conta com atendimentos destinados a prover o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos serviços públicos com o auxílio de intérpretes. Participaram do estudo dez intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, sendo o tamanho amostral definido a partir da saturação das informações obtidas. Para obtenção das informações foram realizadas entrevistas por meio de roteiros semiestruturados, as quais foram conduzidas individualmente pelo pesquisador responsável e registradas por meio da gravação em áudio da fala do intérprete, sendo integralmente transcritas para a Língua Portuguesa, com o auxílio do software transcriber bot. Para mais, foi adotado o diário de campo como ferramenta de pesquisa. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin, com auxílio do software de análise qualitativa ATLAS.ti. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB, seguindo as diretrizes da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Compreendeu-se que os intérpretes de Libras vivenciam a mediação na saúde como um processo complexo, atravessado por sentimentos de responsabilidade, tensão e compromisso ético com a população surda. Suas percepções evidenciam a carência de preparo institucional, a fragilidade do reconhecimento profissional e os desafios enfrentados na articulação com as equipes de saúde. Ainda assim, assumem um papel ativo na promoção de um cuidado mais acessível e inclusivo, o que reforça a necessidade de políticas públicas que valorizem e integrem efetivamente esses profissionais ao contexto da assistência à saúde.
Abstract: In the healthcare context, communication plays a fundamental role in establishing bonds among professionals, patients, and their families; thus, appropriate measures to overcome communication barriers with deaf patients are essential. This study aimed to understand the experiences, perceptions, challenges, and feelings of Brazilian Sign Language (Libras) interpreters in the context of healthcare assistance to deaf individuals. This is a qualitative, cross-sectional, and observational study, using a descriptive exploratory research approach. Participants were selected through the snowball sampling technique. Data collection took place in Campina Grande, Paraíba, in the Northeast region of Brazil, starting from the municipality’s Libras Interpretation Center, which provides services aimed at facilitating access for people with hearing impairments to public services through the support of interpreters. Ten Libras interpreters participated in the study, with the sample size determined by information saturation. Data were obtained through semi-structured interviews, conducted individually by the principal researcher and recorded via audio, then fully transcribed into Portuguese using the Transcriber Bot software. In addition, a field diary was used as a research tool. Thematic Content Analysis, as proposed by Bardin, was employed to analyze the data, with the support of the qualitative analysis software ATLAS.ti. The study was approved by the Research Ethics Committee of UEPB, in accordance with Resolution No. 466/2012 of the Brazilian National Health Council. The findings reveal that Libras interpreters experience healthcare mediation as a complex process, marked by feelings of responsibility, tension, and ethical commitment to the deaf population. Their perceptions highlight a lack of institutional preparedness, weak professional recognition, and challenges in collaborating with healthcare teams. Nevertheless, they assume an active role in promoting more accessible and inclusive care, reinforcing the need for public policies that value and effectively integrate these professionals into the healthcare system.
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde
Comunicação em saúde
Língua de Sinais
Área(s) do CNPq: ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: SILVA NETO, Joab Custódio da. O Olhar do Intérprete de Libras sobre o atendimento em saúde ao paciente surdo. 2025. 72 p.. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5283
Data de defesa: 23-Jul-2025
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