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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5260
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Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Millena Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9470503247436116 | por |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Laércia Maria Bertulino de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0511016611621696 | por |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Mirleide Dantas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 | por |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Joseclécio Dutra | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 | por |
dc.date.accessioned | 2025-07-18T17:02:11Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Millena Lima. Impacto fisiológico da poluição sonora: uma análise integrada das qualidades fisiológicas do som e medidas de intensidade sonora, através da metodologia dos três momentos pedagógicos. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5260 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo desenvolveu um produto educacional para o Ensino Médio, abordando conceitos de som, fisiologia auditiva e poluição sonora, com base na abordagem didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O produto compreende uma sequência de ensino, incluindo duas sugestões de roteiros experimentais, aplicáveis dentro e fora da sala de aula, e foi implementado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Humberto Lucena, em Campina Grande-PB. Os dados foram coletados através de atividades em sala e um formulário online do Google, e a sequência de ensino foi desenvolvida em dez aulas, com frequência de duas aulas por semana. Esta pesquisa visou conscientizar estudantes sobre os efeitos prejudiciais da poluição sonora na saúde e reduzir a lacuna no estudo do sistema auditivo, promovendo uma interação eficaz entre professor e aluno por meio da dialogicidade entre saberes tradicionais e conhecimento científico. Como resultado, o produto educacional demonstrou ser uma estratégia eficaz no ensino da Ondulatória, especialmente na interação entre onda sonora e ouvido, e indicou potencial para estudos interdisciplinares entre Física e Biologia. A utilização de experimentos interativos, simulações e aplicativos em 3D foi fundamental para aproximar os estudantes de um tema intuitivo, geralmente abordado de forma conteudista e matematizada, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | This study developed an educational product for high school, addressing concepts of sound, auditory physiology and noise pollution, based on the didactic approach of the Three Pedagogical Moments (3MP). The product comprises a teaching sequence, including two suggested experimental scripts, applicable inside and outside the classroom, and was implemented in a second-year high school class at the Senador Humberto Lucena State Elementary and Middle School, in Campina Grande-PB. Data were collected through classroom activities and an online Google form, and the teaching sequence was developed in ten classes, with a frequency of two classes per week. This research aimed to raise awareness in students about the harmful effects of noise pollution on health and reduce the gap in the study of the auditory system, promoting an effective interaction between teacher and student through dialogicity between traditional knowledge and scientific knowledge. As a result, the educational product proved to be an effective strategy in teaching Wave Physics, especially in the interaction between sound waves and the ear, and indicated potential for interdisciplinary studies between Physics and Biology. The use of interactive experiments, simulations and 3D applications was essential to bring students closer to an intuitive topic, generally approached in a content-based and mathematical way, contributing significantly to the teaching and learning process. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Millena Ferreira (millena.lima.ferreira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-15T01:47:56Z No. of bitstreams: 3 DS - Millena Lima Ferreira.pdf: 6843355 bytes, checksum: b4396478fd5d8f07baaf6bc85ce5981f (MD5) PE - Millena Lima Ferreira.pdf: 1451937 bytes, checksum: 26131cefdaa36bafff209fa136586ca9 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 856930 bytes, checksum: 7168d9758e37722e50e0145177125dd5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE POLO 48 DEPARTAMENTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Coloque o nome da autora, o nome da cidade e o ano da publicação, no final da página, conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Física Linha de Pesquisa: Física e Sociedade. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. Coloque o nome da autora, o nome da cidade e o ano da publicação, no final da página, conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Posicione o texto da DEDICATÓRIA na parte inferior direita da folha assim como está no modelo. Retire o título EPÍGRAFE da folha da epígrafe e deixe-a configurada assim como está no modelo. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere somente o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. O SUMÁRIO precisa de ajustes. Colocar uma linha pontilhada entre cada título e a numeração de página correspondente à direita. Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (formas erradas) O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma dessas formas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. Os nomes dos anexos têm que aparecer no sumário conforme estão no modelo: ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ………………………………. xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ………………………………. xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Quanto à posição da numeração, ela deve ficar no canto superior direito da folha (em algarismos arábicos). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pela autora (ano) Substitua termos como “A autora” Na atual página 97, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. on 2025-07-15T11:56:38Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Millena Ferreira (millena.lima.ferreira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-17T19:09:21Z No. of bitstreams: 3 PE - Millena Lima Ferreira.pdf: 1451937 bytes, checksum: 26131cefdaa36bafff209fa136586ca9 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 856930 bytes, checksum: 7168d9758e37722e50e0145177125dd5 (MD5) DS - Millena Lima Ferreira.pdf: 7029739 bytes, checksum: 52ac855c0384dd2ad89d812abc6c0c89 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: O trabalho acadêmico de conclusão de curso não apresenta mais inconsistências na formatação em relação ao modelo. O produto educacional está correto. É preciso que haja convergência nas informações dos documentos sobre a data em que a concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Essa data será inserida no campo de AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... permitir a reprodução por meio eletrônico da obra a partir da data de …” As datas apresentadas nos metadados estão apresentando embargo para a data de 16/05/2026, já a data apresentada no termo de depósito está 11/07/2025. É preciso que haja convergência nas datas. OBS: o termo de depósito BDTD deve ser marcado como acesso restrito por possuir informações sensíveis. on 2025-07-18T10:42:21Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Millena Ferreira (millena.lima.ferreira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-18T12:30:39Z No. of bitstreams: 3 PE - Millena Lima Ferreira.pdf: 1451937 bytes, checksum: 26131cefdaa36bafff209fa136586ca9 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 856930 bytes, checksum: 7168d9758e37722e50e0145177125dd5 (MD5) DS - Millena Lima Ferreira.pdf: 7029739 bytes, checksum: 52ac855c0384dd2ad89d812abc6c0c89 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-07-18T13:11:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Millena Lima Ferreira.pdf: 1451937 bytes, checksum: 26131cefdaa36bafff209fa136586ca9 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 856930 bytes, checksum: 7168d9758e37722e50e0145177125dd5 (MD5) DS - Millena Lima Ferreira.pdf: 7029739 bytes, checksum: 52ac855c0384dd2ad89d812abc6c0c89 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-18T17:02:11Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Millena Lima Ferreira.pdf: 1451937 bytes, checksum: 26131cefdaa36bafff209fa136586ca9 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 856930 bytes, checksum: 7168d9758e37722e50e0145177125dd5 (MD5) DS - Millena Lima Ferreira.pdf: 7029739 bytes, checksum: 52ac855c0384dd2ad89d812abc6c0c89 (MD5) Previous issue date: 2025-05-16 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Acústica | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Intensidade sonora | por |
dc.subject | Poluição sonora | por |
dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | por |
dc.subject | Acoustics | eng |
dc.subject | Physics Education | eng |
dc.subject | Sound Intensity | eng |
dc.subject | Noise Pollution | eng |
dc.subject | Three Pedagogical Moments | eng |
dc.subject.cnpq | FISICA::FISICA GERAL | por |
dc.title | Impacto fisiológico da poluição sonora: uma análise integrada das qualidades fisiológicas do som e medidas de intensidade sonora, através da metodologia dos três momentos pedagógicos. | por |
dc.title.alternative | Physiological impact of noise pollution: an integrated analysis of physiological qualities of sound and sound intensity measures, through the methodology of the three pedagogical moments. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
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