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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5246
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Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Eduarda de Maria | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8797486318089381 | por |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | por |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Tiêgo dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 | por |
dc.contributor.referee2 | Alcantara, Marilia Lidiane Chaves da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4844020127754345 | por |
dc.contributor.referee3 | Souza, Glageane da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T17:24:14Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Eduarda de Maria. As disciplinas específicas e pedagógicas no ensino superior: uma análise acerca da formação inicial do professor de matemática. 2025. 151 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025 . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5246 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial do professor de matemática, com o objetivo de investigar acerca das disciplinas especificas e pedagógicas no curso de licenciatura em matemática, levando em consideração a falta de integração dessas disciplinas e a busca de caminhos para superar esta problemática. Para a sua fundamentação teórica, utilizamos os autores Fiorentini (2005); Moreira e David (2003); Shulman (1986-1987); Ball, Thames e Phelps (2008); Carrillo et al. (2014) dentre outros que exploram a respeito da formação de professores de matemática e os conhecimentos necessários para o professor. Os sujeitos da pesquisa incluíram as coordenadoras do curso de licenciatura em matemática e os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité – (UFCG-CES). Para coleta de dados, foram utilizados o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), no qual consta a estrutura do curso, entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas e a técnica de grupo focal, uma ferramenta fundamental para obter percepções dos sujeitos. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), buscando discutir a questão da integração das disciplinas específicas e pedagógicas na formação dos futuros professores de matemática. Dessa forma, o referido estudo foi dividido em duas partes principais. Na primeira etapa, realizamos a análise documental do curso de licenciatura em matemática da UFCG-CES, onde foi possível observar a organização curricular conforme os documentos oficiais. Constatamos uma valorização maior das disciplinas específicas. Na segunda etapa, analisamos as entrevistas semiestruturadas com as coordenadoras do curso e a sessão do grupo focal com os estagiários. A partir da elaboração de categorias fundamentas na análise de conteúdo de Bardin (2016), verificou-se que a falta de articulação entre as disciplinas específicas e pedagógicas persiste no curso. Entretanto, há professores que buscam modificar suas práticas pedagógicas para promover essa integração. Além disso, reflexões acerca da importância das disciplinas para a formação inicial se faz presente, e alguns caminhos são abordados como possíveis soluções para buscar interligar essas disciplinas, a saber: uma formação continuada dentro da própria universidade, alicerçada no compartilhamento de experiências entre os membros do corpo docente, , necessidade de mudanças na estrutura curricular levando em consideração a teoria e prática desde o início do curso e a utilização do processo formativo Lesson Study, por promover o trabalho colaborativo. | por |
dc.description.abstract | This research was conducted within the scope of initial teacher training in Mathematics, aiming to investigate the specific and pedagogical disciplines in the Mathematics Teacher Education Program, considering the lack of integration between these disciplines and seeking ways to address this issue. For its theoretical foundation, we utilized authors such as Fiorentini (2005), Moreira and David (2003), Shulman (1986-1987), Ball, Thames, and Phelps (2008), and Carrillo et al. (2014), among others, who explore the training of Mathematics teachers and the knowledge required for teaching. The research subjects include the coordinators of the Mathematics Teacher Education Program and the students enrolled in the Supervised Internship course at the Federal University of Campina Grande, Cuité Campus (UFCG-CES). For data collection, the Pedagogical Course Project (PPC), which outlines the course structure, semistructured interviews with open-ended questions, and the focus group technique were used as fundamental tools to gather the participants' perceptions. Data analysis was based on content analysis proposed by Bardin (2016), aiming to discuss the integration of specific and pedagogical disciplines in the training of future Mathematics teachers. The study was divided into two main parts. In the first stage, we conducted a document analysis of the Mathematics Teacher Education Program at UFCG-CES, which allowed us to observe the curriculum organization according to official documents. We identified a greater emphasis on specific disciplines. In the second stage, we analyzed the semi-structured interviews with the program coordinators and the focus group session with the interns. Based on the elaboration of categories grounded in Bardin's (2016) content analysis, it was found that the lack of articulation between disciplines persists in the program. However, some teachers strive to modify their pedagogical practices to promote such integration. Furthermore, reflections on the importance of these disciplines for initial teacher training were highlighted, and some approaches were proposed as potential solutions to integrate these disciplines, namely: Continuous professional development within the university itself, focusing on the teaching staff sharing their pedagogical experiences; The need for changes in the curriculum structure, balancing theory and practice; The implementation of the Lesson Study formative process, which fosters collaborative work. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Eduarda Costa (eduarda.maria.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-12T17:27:13Z No. of bitstreams: 2 DS - Eduarda de Maria Costa.pdf: 2362162 bytes, checksum: f243712d054812b9f1850fdfae664238 (MD5) Termo de Deposito - DS Eduarda.pdf: 375449 bytes, checksum: f105710bc72414ee081eb180f605943f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: eduarda.maria.costa@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Eduarda de Maria Costa Matrícula 2023092304 Prezada senhora, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, no cabeçalho, coloque a expressão CAMPUS I - CAMPINA GRANDE abaixo expressão UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE (...) 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como não se pode alterar a folha de aprovação para preservar a autenticidade do QR code, substitua o atual texto na folha de rosto pelo seguinte: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática Linha de Pesquisa:: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática. 3. A quantidade total de folhas da obra, 154 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 151 páginas. Se a única correção fosse essa, a paginação da ficha catalográfica deveria ser igual a 152 ( 154 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. No entanto, como poderá haver alteração no total de folhas do TCC e não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, então a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Recomenda-se levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 4. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 5. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Se houver mais listas diferentes dessas, coloque-as no final da última lista da sequência acima. 6. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Sendo assim, crie um destaque gráfico diferente para as seções terciárias e coloque o título da seção primária número 8 em caixa alta e com negrito, assim como estão as seções equivalentes: 8 SÍNTESE DA HIPÓTESES E PERGUNTAS DE PESQUISA Compare com o sumário do modelo. • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. • Retire o título APÊNDICES associado à página 141 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. • Retire o título ANEXOS associado à página 148 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. 7. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 13 (15 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU As instruções descritas nos vídeos acima podem variar dependendo da versão dos processadores de texto. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais de acordo com a sua versão. 8. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 9. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 10. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. 11. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas. Sendo assim: • A seção primária “7 ANÁLISE DOS DADOS ”, na atual página 71, deveria ser iniciada na página seguinte. • E assim por diante para todas as seções primárias. Aplique a mesma regra para os elementos pós-textuais APÊNDICES e ANEXOS, pois alguns desses elementos não estão começando em páginas separadas. 12. Na atual página 134, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. 13. Na página 141, pode eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. 14. Na página 148, pode eliminar o título ANEXOS por ser desnecessário. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. 15. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h às 12h Das 14h às 17h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-02-12T18:36:34Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Eduarda Costa (eduarda.maria.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-12T22:01:05Z No. of bitstreams: 2 Termo de Deposito - DS Eduarda.pdf: 375449 bytes, checksum: f105710bc72414ee081eb180f605943f (MD5) DS - Eduarda de Maria Costa (1).pdf: 2407736 bytes, checksum: cb16f9d43fc830abe5d507fee85e089e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ………………………… xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ………………………… xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ……………………………………. xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………………. xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 13 (15 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório, chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Na atual página 133, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. Na página 140, pode eliminar o título avulso “APÊNDICES” por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. Na página 148, pode eliminar o título avulso “ANEXOS” por ser desnecessário. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. on 2025-02-13T11:13:27Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Eduarda Costa (eduarda.maria.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-13T22:20:13Z No. of bitstreams: 2 Termo de Deposito - DS Eduarda.pdf: 375449 bytes, checksum: f105710bc72414ee081eb180f605943f (MD5) DS - Eduarda de Maria Costa (2).pdf: 2400708 bytes, checksum: f4fbf92507e81270b31c6926b8bb6170 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-02-13T23:07:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Deposito - DS Eduarda.pdf: 375449 bytes, checksum: f105710bc72414ee081eb180f605943f (MD5) DS - Eduarda de Maria Costa (2).pdf: 2400708 bytes, checksum: f4fbf92507e81270b31c6926b8bb6170 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-18T17:24:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Deposito - DS Eduarda.pdf: 375449 bytes, checksum: f105710bc72414ee081eb180f605943f (MD5) DS - Eduarda de Maria Costa (2).pdf: 2400708 bytes, checksum: f4fbf92507e81270b31c6926b8bb6170 (MD5) Previous issue date: 2025-02-03 | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Formação de Professores de Matemática | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Currículo pedagógico | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | As disciplinas específicas e pedagógicas no ensino superior: uma análise acerca da formação inicial do professor de matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
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