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Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero discursivo/textual história em quadrinhos: práticas de multiletramentos no 7º ano do ensino fundamental
Autor: Nascimento, Beatriz Pereira do 
Primeiro orientador: Martins, Iara Ferreira de melo
Primeiro membro da banca: Barbosa, Jackson Cícero França
Segundo membro da banca: Lins, Juarez Nogueira
Resumo: Esta dissertação é fruto da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS realizada em uma escola pública localizada no Pirpiri, zona rural do município de Guarabira -PB. Como objetivo geral da proposta, pretendemos desenvolver a escrita e leitura dos estudantes através do gênero discursivo/textual HQs, mediada por sequência didática, numa turma de 7º ano do ensino fundamental. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de buscar estratégias que contribuam com a proficiência leitora e escrita dos estudantes nas aulas de língua portuguesa. Escolhemos, para isso, o gênero HQ, uma vez que, por conjugar diferentes linguagens, como a linguagem visual e verbal, acreditamos que seja mais atrativo e interessante para os alunos. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza aplicada, uma vez que associamos os estudos bibliográficos com a ação prática. Essa proposta se desenvolve fundamentada na perspectiva da sequência didática dos autores Schnewly, Dolz e Noverraz (2004) que, metodologicamente, auxiliou na produção escrita do gênero em estudo. Nesse contexto, trabalhamos com a leitura da HQs “Turma da Mônica jovem: Bullying além do limite” do autor Maurício de Sousa, a fim de abordar e discutir a temática “Bullying” e que resultará na produção de HQs sobre esse tema. Nos apoiamos na vertente textual discursiva de Bakhtin (2003) e nos estudos sociointeracionistas sobre letramentos e multiletramentos de Rojo (2013 e 2012), Soares (2009); Kleiman (2010) e Dionísio (2009). Faraco (2009), Marcuschi (2008) e Fiorin (2011) também nos alicerçam nos aspectos pertinentes a função e caracterização social dos gêneros textuais . Freire (1989); Koch e Elias (2008 e 2022); Kleiman (2004) e Antunes (2013) nos fundamentam teoricamente sobre o processo de leitura e escrita. Buscamos também as implicações dos documentos norteadores como o PCN (1998) e a BNCC (2019), os quais refletem e propõe diretrizes para o ensino de língua portuguesa em sala de aula. Vergueiro (2014); Dias (2020); Aparício (2016); Cirne (2000) e Mendonça (2010) nos fundamentam sobre o gênero discursivo/textual HQs, dentre outros estudiosos. Dessa forma, através desta pesquisa conseguimos ampliar os multiletramentos dos estudantes, desenvolver as habilidades de leitura e escrita, sensibilizar os estudantes sobre os impactos do bullying na vida do indivíduo, incentivar o gosto pela leitura e contribuir para formação de um sujeito-leitor-e escritor autônomo e crítico nas diferentes instâncias comunicativas.
Abstract: This dissertation is the result of a master’s research developed within the PROFLETRAS program, conducted in a public school located in Pirpiri, a rural area of Guarabira, Paraíba, Brazil. The main objective was to enhance students’ reading and writing skills through the use of the discursive/textual genre of comics (HQs), mediated by a didactic sequence in a 7th-grade class of elementary school. This study is justified by the need to seek strategies that contribute to students’ proficiency in reading and writing in Portuguese language classes. Comics were chosen due to their multimodal nature, combining visual and verbal languages, which makes them more attractive and engaging for students. Methodologically, this is an applied action research, combining bibliographic studies with practical classroom application. The proposal is based on the didactic sequence model by Schneuwly, Dolz, and Noverraz (2004), which guided the written production of the chosen genre. The work involved the reading of the comic Turma da Mônica Jovem: Bullying Além do Limite by Maurício de Sousa, addressing and discussing the theme of bullying, leading to the students’ own production of comics on the topic. The theoretical framework includes the dialogical perspective of language by Bakhtin (2003) and socio-interactionist views on literacy and multiliteracies from Rojo (2012, 2013), Soares (2009), Kleiman (2010), and Dionísio (2009). The study also draws on Faraco (2009), Marcuschi (2008), and Fiorin (2011) regarding the social function and characteristics of textual genres. Freire (1989), Koch and Elias (2008, 2022), Kleiman (2004), and Antunes (2013) underpin the reading and writing process, while national curriculum guidelines such as the PCN (1998) and BNCC (2019) are also considered. Contributions from Vergueiro (2014), Dias (2020), Aparício (2016), Cirne (2000), and Mendonça (2010) supported the discussions on the comic genre. The results indicate significant advances in students’ multiliteracy skills, development of reading and writing abilities, awareness of bullying, and formation of critical and autonomous readers and writers.
Palavras-chave: Multiletramentos
Leitura
Ensino
Gênero HQ
Escrita
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: NASCIMENTO, Beatriz Pereira do. O gênero discursivo/textual história em quadrinhos: práticas de multiletramentos no 7º ano do ensino fundamental. 2025. 199 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5205
Data de defesa: 29-Abr-2025
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