Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Beatriz Pereira do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0104551869096598 | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Iara Ferreira de melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624042741764952 | por |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Jackson Cícero França | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624042741764952 | por |
dc.contributor.referee2 | Lins, Juarez Nogueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624042741764952 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T17:13:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Beatriz Pereira do. O gênero discursivo/textual história em quadrinhos: práticas de multiletramentos no 7º ano do ensino fundamental. 2025. 199 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5205 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é fruto da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS realizada em uma escola pública localizada no Pirpiri, zona rural do município de Guarabira -PB. Como objetivo geral da proposta, pretendemos desenvolver a escrita e leitura dos estudantes através do gênero discursivo/textual HQs, mediada por sequência didática, numa turma de 7º ano do ensino fundamental. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de buscar estratégias que contribuam com a proficiência leitora e escrita dos estudantes nas aulas de língua portuguesa. Escolhemos, para isso, o gênero HQ, uma vez que, por conjugar diferentes linguagens, como a linguagem visual e verbal, acreditamos que seja mais atrativo e interessante para os alunos. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza aplicada, uma vez que associamos os estudos bibliográficos com a ação prática. Essa proposta se desenvolve fundamentada na perspectiva da sequência didática dos autores Schnewly, Dolz e Noverraz (2004) que, metodologicamente, auxiliou na produção escrita do gênero em estudo. Nesse contexto, trabalhamos com a leitura da HQs “Turma da Mônica jovem: Bullying além do limite” do autor Maurício de Sousa, a fim de abordar e discutir a temática “Bullying” e que resultará na produção de HQs sobre esse tema. Nos apoiamos na vertente textual discursiva de Bakhtin (2003) e nos estudos sociointeracionistas sobre letramentos e multiletramentos de Rojo (2013 e 2012), Soares (2009); Kleiman (2010) e Dionísio (2009). Faraco (2009), Marcuschi (2008) e Fiorin (2011) também nos alicerçam nos aspectos pertinentes a função e caracterização social dos gêneros textuais . Freire (1989); Koch e Elias (2008 e 2022); Kleiman (2004) e Antunes (2013) nos fundamentam teoricamente sobre o processo de leitura e escrita. Buscamos também as implicações dos documentos norteadores como o PCN (1998) e a BNCC (2019), os quais refletem e propõe diretrizes para o ensino de língua portuguesa em sala de aula. Vergueiro (2014); Dias (2020); Aparício (2016); Cirne (2000) e Mendonça (2010) nos fundamentam sobre o gênero discursivo/textual HQs, dentre outros estudiosos. Dessa forma, através desta pesquisa conseguimos ampliar os multiletramentos dos estudantes, desenvolver as habilidades de leitura e escrita, sensibilizar os estudantes sobre os impactos do bullying na vida do indivíduo, incentivar o gosto pela leitura e contribuir para formação de um sujeito-leitor-e escritor autônomo e crítico nas diferentes instâncias comunicativas. | por |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of a master’s research developed within the PROFLETRAS program, conducted in a public school located in Pirpiri, a rural area of Guarabira, Paraíba, Brazil. The main objective was to enhance students’ reading and writing skills through the use of the discursive/textual genre of comics (HQs), mediated by a didactic sequence in a 7th-grade class of elementary school. This study is justified by the need to seek strategies that contribute to students’ proficiency in reading and writing in Portuguese language classes. Comics were chosen due to their multimodal nature, combining visual and verbal languages, which makes them more attractive and engaging for students. Methodologically, this is an applied action research, combining bibliographic studies with practical classroom application. The proposal is based on the didactic sequence model by Schneuwly, Dolz, and Noverraz (2004), which guided the written production of the chosen genre. The work involved the reading of the comic Turma da Mônica Jovem: Bullying Além do Limite by Maurício de Sousa, addressing and discussing the theme of bullying, leading to the students’ own production of comics on the topic. The theoretical framework includes the dialogical perspective of language by Bakhtin (2003) and socio-interactionist views on literacy and multiliteracies from Rojo (2012, 2013), Soares (2009), Kleiman (2010), and Dionísio (2009). The study also draws on Faraco (2009), Marcuschi (2008), and Fiorin (2011) regarding the social function and characteristics of textual genres. Freire (1989), Koch and Elias (2008, 2022), Kleiman (2004), and Antunes (2013) underpin the reading and writing process, while national curriculum guidelines such as the PCN (1998) and BNCC (2019) are also considered. Contributions from Vergueiro (2014), Dias (2020), Aparício (2016), Cirne (2000), and Mendonça (2010) supported the discussions on the comic genre. The results indicate significant advances in students’ multiliteracy skills, development of reading and writing abilities, awareness of bullying, and formation of critical and autonomous readers and writers. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Beatriz Nascimento (beatriz.p@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-31T00:28:25Z No. of bitstreams: 2 CamScanner 30-05-2025 20.13.pdf: 919198 bytes, checksum: 9af2fcab93043fdbff868002b115435f (MD5) dissertação BEATRIZ deposito.pdf: 17227101 bytes, checksum: d31a3832566069056a167f7257558694 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by silva.diniz@servidor.uepb.edu.br (silva.diniz@servidor.uepb.edu.br) on 2025-06-02T17:13:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CamScanner 30-05-2025 20.13.pdf: 919198 bytes, checksum: 9af2fcab93043fdbff868002b115435f (MD5) dissertação BEATRIZ deposito.pdf: 17227101 bytes, checksum: d31a3832566069056a167f7257558694 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-02T17:13:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CamScanner 30-05-2025 20.13.pdf: 919198 bytes, checksum: 9af2fcab93043fdbff868002b115435f (MD5) dissertação BEATRIZ deposito.pdf: 17227101 bytes, checksum: d31a3832566069056a167f7257558694 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29 | eng |
dc.description.sponsorship | a | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.relation.references | ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola editorial,2003. ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Editora Parábola, 2013. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Martins fontes, 2003. BRASIL. Lei 9394 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.. Brasília, DF1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 05 de fevereiro de 2024. BRASIL. Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em 05 de fevereiro de 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em 22 de janeiro de 2024 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em 08 de abril de 2024. Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, Brasília, 2012. Disponível em https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em 07 de maio de 2024. 130 CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000. Dias, Helainne Robertha Alves de Oliveira; Branco, Verônica. Práticas de Leitura de Histórias em Quadrinhos no Ensino Fundamental (Portuguese Edition) (p. 100). Editora Appris. Edição do Kindle. DIAS, Helainne Robertha Alves de Oliveira. Práticas de leitura de histórias em quadrinhos no ensino fundamental / Helainne Robertha Alves de Oliveira Dias, Veronica Branco. - 1. ed. – Curitiba : Appris, 2020. Edição do Kindle. DIONÍSIO, Angela Paiva.Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. ____________________. Multimodalidade Discursiva na Atividade Oral e Escrita. In:MARCUSCHI, L. A. e DIONÍSIO, A. P. (horas.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 177-204 FARACO, Carlos Alberto; Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin I. São Paulo: Parábola Editorial,2009. Fiorin, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo : Ática, 2011. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. Gêneros textuais: reflexões e ensino/Acir Karwoshi,Beatriz Gaydeczka, Karim Siebeneicher Brito (orgs.).3.ed.rev. Rio de Janeiro: Nova fronteita,2008. GERALDI, João Wanderley et al. O texto na sala de aula. São Paulo: 2011. KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?. Unicamp, 2005. _________________. Abordagens da leitura. Scripta, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004. 131 KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008. _____________________________________. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2022. MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos na comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva; Décio Rocha. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MÁRIO ; GAYDECZKA, Beatriz ; BRITO, Karim Siebeneicher (Org). Alfabetização na perspectiva do letramento: um estudo etnográfico. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2009. MENDONÇA,M. R. S.Um gênero quadro a quadro: A história em quadrinhos.In:DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A.R.;(Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola editorial, 2010. MENEGASSI, Renilson José. Exauribilidade temática no gênero discursivo. In: SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira; OLIVEIRA, Silvana. (Orgs.). Leitura, escrita e ensino de língua em debate. Ponta Grossa: UEPG, 2010b, p. 77-90. PEREIRA, Rodrigo Acosta. Gêneros do discurso–experiências psicossociais tipificadas. Revista Letra Magna, n. 8, p. 1-17, 2008. Acesso em 06 de junho de 2024. QUELLA-GUYOT, Didier. A História em Quadrinhos. São Paulo: Edições Loyola, 1994. RAMA, Angela; Vergueiro, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (Portuguese Edition) . Contexto. Edição do Kindle. 132 RAMOS, PAULO. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor.2007.427 f . Tese (doutorado em letras. Area de concentração: Filosofia e língua portuguesa)- Faculdade de Filosofia e Língua portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo. RAMOS, PAULO. História em quadrinhos: gênero ou hipergênero?. São Paulo, p. 355 -367, set- dez. 2009. ROJO, Roxane. Escol@ conectad@: os multiletramentos e as TICs. -1. ed. – São Paulo :Parábola Editorial, 2013. ______________.Multiletramentos na escola. São Paulo: ed. Parábola,2012 ______________. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, p. 184-207, 2005. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. - 1. ed. -- São Paulo: Cortez, 2013. SOARES, Magda. Letramento: um tema em Três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: autêntica editora, 2009. textuais: reflexões e ensino . 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011. ________________ SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. In: Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, 2002. SOUSA, Maurício. Turma da Mônica jovem: Bullying além do limite. Ed. Maurício de Sousa, 2012 | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Multiletramentos | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Gênero HQ | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.title | O gênero discursivo/textual história em quadrinhos: práticas de multiletramentos no 7º ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Beatriz Pereira do Nascimento | PDF - Beatriz Pereira do Nascimento | 16.82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termo de Depósito - BDTD | PDF - Termo de Depósito - BDTD | 897.65 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.