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dc.creatorLeitão, Thiago Galvão Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588551229773942por
dc.contributor.advisor1Esteves, Divanilda Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088762333310000por
dc.contributor.referee1Esteves, Divanilda Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088762333310000por
dc.contributor.referee2Freitas, Luciana Roze de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5830488292829260por
dc.contributor.referee3Silva, Severino Horácio da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2734733410871154por
dc.date.accessioned2025-05-05T16:04:54Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationLEITÃO, Thiago Galvão Brito. Sequência didática para o ensino de matemática financeira no 9º ano do ensino fundamental. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5177-
dc.description.resumoA crescente complexidade do mundo financeiro requer uma abordagem pedagógica eficaz que possibilite aos jovens adquirir competências necessárias para tomar decisões conscientes e responsáveis em suas vidas financeiras futuras. A relevância da educação financeira no contexto educacional contemporâneo é inegável, especialmente no que concerne ao desenvolvimento integral dos estudantes. Este estudo propõe aplicar uma sequência didática em Matemática Financeira destinada ao Ensino Fundamental II, mais precisamente ao 9º ano, visando capacitar os alunos na compreensão e aplicação dos conceitos financeiros básicos de forma prática e contextualizada. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, buscando embasamento teórico em obras que abordam tanto a educação financeira quanto a didática de matemática e a implementação da sequência didática em sala de aula, analisando seus impactos na aprendizagem dos alunos. A dissertação oferece uma contribuição para a identificação de estratégias pedagógicas direcionadas para o ensino de conceitos financeiros, e para a elevação da qualidade do ensino.por
dc.description.abstractThe growing complexity of the financial world requires an effective pedagogical approach that enables young people to acquire the skills needed to make conscious and responsible decisions in their future financial lives. The relevance of financial education in the contemporary educational context is undeniable, especially with regard to the integral development of students. This study proposes a didactic sequence in Financial Mathematics aimed at Elementary School II, more precisely the 9th grade, aiming to train students in the understanding and application of basic financial concepts in a practical and contextualized way. To this end, a qualitative and exploratory bibliographical research will be carried out, seeking theoretical basis in works that address both financial education and mathematics didactics. The dissertation offers a contribution to the identification of pedagogical strategies aimed at teaching financial concepts, and to improving the quality of teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by THIAGO LEITÃO (tgalvaobl@gmail.com) on 2025-03-18T15:08:19Z No. of bitstreams: 3 DS - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 1210366 bytes, checksum: 41b4545fe69ec9033f4c76a700d7be0c (MD5) PE - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 2987013 bytes, checksum: 3df161faeb41f2e677f75a027b54fdda (MD5) BDTD - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 875220 bytes, checksum: e9bfb780ab456d94bfee9965bd476ed0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada ao Programa Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Matemática. A quantidade total de folhas da obra, 75 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 32 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 73 ( 75 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será necessário solicitar nova ficha catalográfica pelo SAGBI com 73 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar outra ficha catalográfica. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Recomenda-se levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada ao Programa Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Matemática. A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado em: ___/___/____. Nesta folha é permitido colar como imagem apenas as assinaturas cortadas e coladas nas devidas posições, ou seja, não é permitido inserir a folha como imagem única. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Na LISTA DE ILUSTRAÇÕES, os títulos devem informar a natureza das imagens apresentando a sequência crescente. Figura 1 – Progressão do montante … Figura 2 – Progressão … Figura 3 – Análise das atividades… Figura 4 – Desempenho dos alunos O SUMÁRIO necessita de ajustes: Os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Na atual página 55, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, procure retirar os indicativos numéricos das referências. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-03-18T17:49:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by THIAGO LEITÃO (tgalvaobl@gmail.com) on 2025-03-19T12:32:51Z No. of bitstreams: 3 PE - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 2987013 bytes, checksum: 3df161faeb41f2e677f75a027b54fdda (MD5) DS - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 905035 bytes, checksum: e2751d7c030d674a4a95e45042bb4442 (MD5) BDTD - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 904412 bytes, checksum: ff9425c14e97684a7ccc0eee36f9ac73 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 73 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 73 páginas. Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra 2(duas) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 75 folhas no total e a relação 75 - 2 = 73 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. Em caso de dúvida, consulte a seção final desse relatório, chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL. A paginação do TCC não está seguindo a ordem sequencial correta. Observe que não há página 32 nem página 52. Corrija a paginação tanto no corpo do TCC quanto no SUMÁRIO. on 2025-03-19T14:43:45Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by THIAGO LEITÃO (tgalvaobl@gmail.com) on 2025-03-19T16:26:52Z No. of bitstreams: 3 PE - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 2987013 bytes, checksum: 3df161faeb41f2e677f75a027b54fdda (MD5) BDTD - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 904412 bytes, checksum: ff9425c14e97684a7ccc0eee36f9ac73 (MD5) DS - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 911785 bytes, checksum: 0083e8c5b0994a2fd16af06bd2324615 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-03-19T16:47:22Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 2987013 bytes, checksum: 3df161faeb41f2e677f75a027b54fdda (MD5) BDTD - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 904412 bytes, checksum: ff9425c14e97684a7ccc0eee36f9ac73 (MD5) DS - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 911785 bytes, checksum: 0083e8c5b0994a2fd16af06bd2324615 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-05T16:04:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 2987013 bytes, checksum: 3df161faeb41f2e677f75a027b54fdda (MD5) BDTD - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 904412 bytes, checksum: ff9425c14e97684a7ccc0eee36f9ac73 (MD5) DS - Thiago Galvão Brito Leitão.pdf: 911785 bytes, checksum: 0083e8c5b0994a2fd16af06bd2324615 (MD5) Previous issue date: 2025-02-21eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação Financeirapor
dc.subjectMatemática Financeirapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectEnsino Fundamental IIpor
dc.subjectFinancial Educationeng
dc.subjectFinancial Mathematicseng
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.subjectElementary School IIeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleSequência didática para o ensino de matemática financeira no 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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