Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5117
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A influência de The Tin Flute, de Gabrielle Roy, na produção literária de escritoras canadenses |
Título(s) alternativo(s): | The influence og Gabrielle Roy's The Tin Flute on the literary production of canadian writers |
Autor: | Farias, Larissa Bruna Batista de ![]() |
Primeiro orientador: | Liebig, Sueli Meira |
Primeiro membro da banca: | Souza, Aldinida de Medeiros |
Segundo membro da banca: | Silva, Antônio de Pádua Dias da |
Terceiro membro da banca: | Silva, Monaliza Rios |
Quarto membro da banca: | Silva, Suênio Stevenson Tomaz da |
Resumo: | O romance The Tin Flute (1945), de Gabrielle Roy, revela-se um marco na produção literária canadense, abordando as complexidades da vida urbana moderna no Canadá pós-Segunda Guerra e explorando questões sobre a situação sociopolítica do país e a das mulheres em particular mediante a protagonista Florentine Lacasse. A problemática recai em torno do questionamento das convenções sociais e das práticas culturais de relacionamento referentes à dominação feminina exercida pelos homens. Assim, defendo a tese de que, a partir de The Tin Flute, Gabrielle Roy influenciou a inserção de outras escritoras canadenses que também se encontravam inquietas com a organização social do país: Margaret Laurence, Marie-Claire Blais e Anne Hébert. Em vista disso, tenho como objetivo geral, oferecer um estudo de vertente sociocrítica pelo viés da crítica feminista literária, abordando a relação entre literatura e a condição da mulher na sociedade, trazendo como elemento a personagem de ficção. Para isso, estabeleço como objetivos específicos: entender o contexto social canadense durante o século XX e o seu impacto na produção literária do país; elucidar quem foi Gabrielle Roy bem como argumentar como a leitura de The Tin Flute causou reações no cenário literário canadense; e analisar as protagonistas das obras de Margaret Laurence, Marie-Claire Blais e Anne Hébert observando o quão elas dialogam com o romance de Gabrielle Roy. Para realizar a pesquisa, utilizo como aporte teórico os estudos de Desmond Morton (1989), Jaques Lacoursière (2009) e Paul-André Linteau (1983; 2013) para tratar do campo sociopolítico canadense; Scott W. See (2011), Colin Hill (2012), William Herbert New (1989), Ben-Zion Shek (1977) e Linda Clemente (1997) para discutir a literatura do país; Catherine Cleverdon (1974) e Joan Sangster (2021) para abordar as problemáticas resultantes da condição social das mulheres; e Cecília Toledo (2003) e Silvia Federici (2017; 2019) para a crítica de classes. Apoio-me também nas pesquisas feitas na Biblioteca e Arquivos Canadá, onde encontrei correspondências e documentos que suportam a minha tese. As reflexões dos teóricos acima e o material coletado por mim em Ottawa serviram de base para a minha conclusão de que o poder e a influência de Roy se revelam pela entrada de outras escritoras na cena literária, tendo como objetivo a luta contra as injustiças sociais e dando voz àquelas que são subjugadas diante de um sistema sexista opressor. |
Abstract: | Gabrielle Roy's novel The Tin Flute (1945) proves to be a milestone in Canadian literary production, as it addresses the complexities of modern urban life in post-World War II Canada and explores issues regarding the sociopolitical situation of the country and women in particular through the protagonist Florentine Lacasse. The issue revolves around the questioning of social conventions and cultural practices of relationships regarding female domination exercised by men. Thus, I defend the thesis that, from The Tin Flute onwards, Gabrielle Roy influenced the inclusion of other Canadian writers who were also concerned about the country's social organization: Margaret Laurence, Marie-Claire Blais and Anne Hébert. Therefore, my general objective is to offer a sociocritical study from the perspective of feminist literary criticism, addressing the relationship between literature and the condition of women in society, bringing fictional characters as an element. To this end, I set the following specific objectives: to understand the Canadian social context during the twentieth century and its impact on the country's literary production; to elucidate who Gabrielle Roy was as well as to argue how reading The Tin Flute caused reactions in the Canadian literary scene; and to analyze the protagonists of the works of Margaret Laurence, Marie-Claire Blais and Anne Hébert, observing how they dialogue with Gabrielle Roy's novel. To conduct the research, I use as theoretical support the studies of Desmond Morton (1989), Jaques Lacoursière (2009) and Paul-André Linteau (1983; 2013) to address the Canadian sociopolitical field; Scott W. See (2011), Colin Hill (2012), William Herbert New (1989), Ben-Zion Shek (1977), and Linda Clemente (1997) to discuss Canadian literature; Catherine Cleverdon (1974) and Joan Sangster (2021) to address the problems resulting from the social condition of women; and Cecília Toledo (2003) and Silvia Federici (2017; 2019) for class criticism. I also draw on research done at Library and Archives Canada, where I found correspondence and documents that support my thesis. The reflections of the theorists above and the material I collected in Ottawa served as the basis for my conclusion that Roy's power and influence are revealed by the entry of other writers into the literary scene, with the aim of fighting social injustices and giving voice to those who are subjugated by an oppressive sexist system. |
Palavras-chave: | Literatura canadense Produção literária Crítica feminista |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | FARIAS, L. B. B. A influência de The Tin Flute, de Gabrielle Roy, na produção literária de escritoras canadenses. 2024. 134 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5117 |
Data de defesa: | 28-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf | Termo de depósito | 163.41 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Tese CanLit_ versão final.pdf | PDF - Larissa Bruna Batista de Farias | 4.11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.