Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Larissa Bruna Batista de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4493523610149203por
dc.contributor.advisor1Liebig, Sueli Meira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1110267130576680por
dc.contributor.referee1Souza, Aldinida de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905por
dc.contributor.referee2Silva, Antônio de Pádua Dias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0126320966063169por
dc.contributor.referee3Silva, Monaliza Rios-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8558188707796223por
dc.contributor.referee4Silva, Suênio Stevenson Tomaz da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8518389612992874por
dc.date.accessioned2024-10-30T12:02:31Z-
dc.date.issued2024-09-28-
dc.identifier.citationFARIAS, L. B. B. A influência de The Tin Flute, de Gabrielle Roy, na produção literária de escritoras canadenses. 2024. 134 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5117-
dc.description.resumoO romance The Tin Flute (1945), de Gabrielle Roy, revela-se um marco na produção literária canadense, abordando as complexidades da vida urbana moderna no Canadá pós-Segunda Guerra e explorando questões sobre a situação sociopolítica do país e a das mulheres em particular mediante a protagonista Florentine Lacasse. A problemática recai em torno do questionamento das convenções sociais e das práticas culturais de relacionamento referentes à dominação feminina exercida pelos homens. Assim, defendo a tese de que, a partir de The Tin Flute, Gabrielle Roy influenciou a inserção de outras escritoras canadenses que também se encontravam inquietas com a organização social do país: Margaret Laurence, Marie-Claire Blais e Anne Hébert. Em vista disso, tenho como objetivo geral, oferecer um estudo de vertente sociocrítica pelo viés da crítica feminista literária, abordando a relação entre literatura e a condição da mulher na sociedade, trazendo como elemento a personagem de ficção. Para isso, estabeleço como objetivos específicos: entender o contexto social canadense durante o século XX e o seu impacto na produção literária do país; elucidar quem foi Gabrielle Roy bem como argumentar como a leitura de The Tin Flute causou reações no cenário literário canadense; e analisar as protagonistas das obras de Margaret Laurence, Marie-Claire Blais e Anne Hébert observando o quão elas dialogam com o romance de Gabrielle Roy. Para realizar a pesquisa, utilizo como aporte teórico os estudos de Desmond Morton (1989), Jaques Lacoursière (2009) e Paul-André Linteau (1983; 2013) para tratar do campo sociopolítico canadense; Scott W. See (2011), Colin Hill (2012), William Herbert New (1989), Ben-Zion Shek (1977) e Linda Clemente (1997) para discutir a literatura do país; Catherine Cleverdon (1974) e Joan Sangster (2021) para abordar as problemáticas resultantes da condição social das mulheres; e Cecília Toledo (2003) e Silvia Federici (2017; 2019) para a crítica de classes. Apoio-me também nas pesquisas feitas na Biblioteca e Arquivos Canadá, onde encontrei correspondências e documentos que suportam a minha tese. As reflexões dos teóricos acima e o material coletado por mim em Ottawa serviram de base para a minha conclusão de que o poder e a influência de Roy se revelam pela entrada de outras escritoras na cena literária, tendo como objetivo a luta contra as injustiças sociais e dando voz àquelas que são subjugadas diante de um sistema sexista opressor.por
dc.description.abstractGabrielle Roy's novel The Tin Flute (1945) proves to be a milestone in Canadian literary production, as it addresses the complexities of modern urban life in post-World War II Canada and explores issues regarding the sociopolitical situation of the country and women in particular through the protagonist Florentine Lacasse. The issue revolves around the questioning of social conventions and cultural practices of relationships regarding female domination exercised by men. Thus, I defend the thesis that, from The Tin Flute onwards, Gabrielle Roy influenced the inclusion of other Canadian writers who were also concerned about the country's social organization: Margaret Laurence, Marie-Claire Blais and Anne Hébert. Therefore, my general objective is to offer a sociocritical study from the perspective of feminist literary criticism, addressing the relationship between literature and the condition of women in society, bringing fictional characters as an element. To this end, I set the following specific objectives: to understand the Canadian social context during the twentieth century and its impact on the country's literary production; to elucidate who Gabrielle Roy was as well as to argue how reading The Tin Flute caused reactions in the Canadian literary scene; and to analyze the protagonists of the works of Margaret Laurence, Marie-Claire Blais and Anne Hébert, observing how they dialogue with Gabrielle Roy's novel. To conduct the research, I use as theoretical support the studies of Desmond Morton (1989), Jaques Lacoursière (2009) and Paul-André Linteau (1983; 2013) to address the Canadian sociopolitical field; Scott W. See (2011), Colin Hill (2012), William Herbert New (1989), Ben-Zion Shek (1977), and Linda Clemente (1997) to discuss Canadian literature; Catherine Cleverdon (1974) and Joan Sangster (2021) to address the problems resulting from the social condition of women; and Cecília Toledo (2003) and Silvia Federici (2017; 2019) for class criticism. I also draw on research done at Library and Archives Canada, where I found correspondence and documents that support my thesis. The reflections of the theorists above and the material I collected in Ottawa served as the basis for my conclusion that Roy's power and influence are revealed by the entry of other writers into the literary scene, with the aim of fighting social injustices and giving voice to those who are subjugated by an oppressive sexist system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Farias (larissafarias32@yahoo.com) on 2024-10-23T14:00:29Z No. of bitstreams: 1 Tese defendida e revisada 2024.pdf: 4215673 bytes, checksum: d47311faad85a0e226aff7c3b1566909 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Falta anexar o termo de depósito de teses e dissertações todo preenchido e assinado por você e pelo seu orientador que encontra-se disponível no link https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=6718cf21344c61729679137 2 No cabeçalho retire CENTRO DE EDUCAÇÃO; 3 Na folha de rosto centralize o nome da orientadora; 4 O resumo, o abstract e o résumé devem ter espaçamento entre linhas de 1,5; 5 No sumário e no texto numere os tópicos INTRODUÇÃO e CONSIDERAÇÕES FINAIS e deixe todos os tópicos em negrito, inclusive os tópicos secundários; 6 O número de páginas aparece a partir da introdução. Capa e ficha catalográfica não entram na contagem de páginas. Logo sua introdução inicia na página 10 e não na página 12; 7 Nos tópicos principais, sugere-se retirar a palavra capítulo e deixar só o título do tópico numerado conforme você fez no sumário; 8 Nas referências, retire a numeração do tópico e centralize a palavra REFERÊNCIAS; 9 Nas Referências, não se usa mais o traço "underline" ( _ ) para se referir a um autor já mencionado: repete-se normalmente o nome do autor; 10 Os apêndices devem ser precedidos da palavra APÊNDICE e identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e em seguida seu título. Ex: APÊNDICE A – TÍTULO DO APÊNDICEO mesmo vale para os anexos; 11 Após as alterações corrija o sumário pois as páginas dos tópicos mudarão. on 2024-10-24T12:43:05Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Farias (larissafarias32@yahoo.com) on 2024-10-24T15:14:02Z No. of bitstreams: 2 1 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 167329 bytes, checksum: b8f0e0369ebed09032240620a1026aa9 (MD5) Tese CanLit_ versão final.pdf: 4207913 bytes, checksum: ec538d8b619d999efb79d60249211af3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2024-10-25T11:30:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 167329 bytes, checksum: b8f0e0369ebed09032240620a1026aa9 (MD5) Tese CanLit_ versão final.pdf: 4207913 bytes, checksum: ec538d8b619d999efb79d60249211af3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-30T12:02:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 167329 bytes, checksum: b8f0e0369ebed09032240620a1026aa9 (MD5) Tese CanLit_ versão final.pdf: 4207913 bytes, checksum: ec538d8b619d999efb79d60249211af3 (MD5) Previous issue date: 2024-09-28eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíbapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasilpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura canadensepor
dc.subjectProdução literáriapor
dc.subjectCrítica feministapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA influência de The Tin Flute, de Gabrielle Roy, na produção literária de escritoras canadensespor
dc.title.alternativeThe influence og Gabrielle Roy's The Tin Flute on the literary production of canadian writerseng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 Termo-de-Deposito-BDTD.pdfTermo de depósito163.41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Tese CanLit_ versão final.pdfPDF - Larissa Bruna Batista de Farias4.11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.