Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5112
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As american schools no Brasil como recurso fortalecedor do soft power dos Estados Unidos: os casos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre (2022) |
Título(s) alternativo(s): | American schools in Brazil as a strengthening resource of the United States soft power: the cases of São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife and Porto Alegre (2022) |
Autor: | Lima, Rúbia Karla Oliota de ![]() |
Primeiro orientador: | Pacheco, Cristina Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Kuhlmann, Paulo Roberto Loyolla |
Segundo membro da banca: | Silva, Tatiana Teixeira da |
Resumo: | Diferentes estudos têm debatido sobre a relevância que a imersão cultural mediante o intercâmbio acadêmico teve historicamente e segue tendo para a política externa e soft power dos Estados-nação. Comumente centrado na experiência em universidades no exterior, a pesquisa desloca este debate para o âmbito da Educação Básica, ao se atentar para a possibilidade de escolas internacionais funcionarem como recurso fortalecedor de soft power, por se tratarem de instituições de ensino que adotam o idioma e o programa educacional do país de origem em território estrangeiro. Nesse sentido, esta dissertação parte das seguintes perguntas norteadoras: uma escola internacional é capaz de contribuir para o fortalecimento do soft power de um país? Em caso positivo, como isso acontece?. O trabalho considera o caso das escolas internacionais estadunidenses, e tem por objetivo geral identificar como as American Schools no Brasil fortalecem o soft power dos Estados Unidos. Para responder a questão, são analisadas as seis escolas internacionais que recebem assistência do governo norte-americano, as American Schools das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Porto Alegre. A pesquisa adota uma metodologia quali-quantitativa, de caráter exploratório, e consiste, sumariamente, na revisão bibliográfica e na análise de dados e informações colhidas nas redes oficiais das instituições e questionário aplicado aos ex-alunos. A partir das análises qualitativa e estatística de dados e de contribuições teóricas de autores como Joseph Nye, Pierre Bourdieu, Antonio Gramsci, Robert Cox e Samuel Guimarães, pode-se reconhecer as American Schools enquanto instituições portadoras e difusoras da cultura e dos valores ideológicos defendidos pelos EUA. No decorrer da pesquisa foi possível identificar que as American Schools no Brasil contribuem para o soft power do Estado (sociedade política) norte-americano por meio da direção ideológica (shaping mind) e cultural aumentando dessa forma a potencialidade da classe dirigente deste país alcançar por intermédio da ‘atração’ ‘persuasão’ e ‘instituições’ resultados favoráveis aos interesses nacionais na política mundial. |
Abstract: | Different studies have debated the relevance that cultural immersion through academic
exchange has historically had and continues to have for the foreign policy and soft power
of nation states. Commonly focused on the experience of universities abroad, the research
shifts this debate to the field of basic education, by looking at the possibility of
international schools to function as a resource that strengthens soft power, as they are
institutions that adopt the language and educational program of the country of origin in
foreign territory. In this sense, this dissertation is based on the following guiding
questions: can an international school contribute to strengthening a country´s soft power?
If so, how does this happen? The work considers the case of international schools, and its
general objective is to identify how American Schools in Brazil strengthen the soft power
of the United States. To answer this question, six international schools that receive
assistance from the US government are analyzed, the American Schools in the cities of
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília and Porto Alegre. The
research adopts a qualitative-quantitative methodology, of an exploratory nature, and
consists of a bibliographical review and analysis of data and information gathered from
the institutions' official networks and a questionnaire applied to former students. Based
on the qualitative and statistical analysis of the data and the theoretical contributions of
authors such as Joseph Nye, Pierre Bourdieu, Antonio Gramsci, Robert Cox and Samuel
Guimarães, the American Schools can be recognized as institutions that carry and
disseminate the culture and ideological values defended by the USA. In the course of the
research, it was possible to identify that the American Schools in Brazil contribute to the
soft power of the US state (political society) through ideological (shaping mind) and
cultural direction, thus increasing the potential of the country's ruling class to achieve
results favorable to national interests in world politics through 'attraction', 'persuasion'
and 'institutions'. Diferentes estudios han debatido la relevancia que la inmersión cultural a través del intercambio académico ha tenido y sigue teniendo históricamente para la política exterior y para el soft power de los Estados-nacíon. Comúnmente centrada en la experiencia de las universidades en el extranjero, esta investigación traslada el debate al ámbito de la educación básica, considerando la posibilidad de los colegios internacionales funcionarem como recurso de fortalecimento de soft power, al tratarse de instituciones que adoptan la lengua y el programa educativo del país de origen en territorio extranjero. En este sentido, esta disertación se basa en las siguientes preguntas orientadoras: puede una escuela internacional contribuir a reforzar el poder blando de un país? En caso afirmativo, cómo ocorre esto? El trabajo considera el caso de las escuelas internacionales estadounidenses, y su objetivo general es identificar cómo las escuelas estadounidenses en Brasil refuerzan el soft power de los Estados Unidos. Para responder a esta pregunta, analizamos las seis escuelas internacionales que reciben ayuda del gobierno estadounidense, las American Schools de las ciudades de São Paulo, Río de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasilia y Porto Alegre. La investigación adopta una metodología cualitativa-cuantitativa, de carácter exploratorio, y consiste en una revisión bibliográfica y análisis de datos e informaciones recogidos de las redes oficiales de las instituciones y de un cuestionario aplicado a ex alumnos. A partir del análisis cualitativo y estadístico de los datos y de las contribuciones teóricas de autores como Joseph Nye, Pierre Bourdieu, Antonio Gramsci, Robert Cox y Samuel Guimarães, las Escuelas Americanas pueden ser reconocidas como instituciones portadoras y difusoras de la cultura y de los valores ideológicos defendidos por los Estados Unidos. En el transcurso de la investigación, fue posible identificar que las Escuelas Americanas en Brasil contribuyen al soft power del Estado (sociedad política) estadounidense a través de la dirección ideológica (formación de la mente) y cultural, aumentando así el potencial de la clase dirigente del país conseguir resultados favorables a los intereses nacionales en la política mundial a través de la "atracción", la "persuasión" y las "instituciones" |
Palavras-chave: | Soft Power Escolas americanas Escolas internacionais Soft Power American schools International schools Soft Power Escuelas Americanas Escuelas Internacionales |
Área(s) do CNPq: | POLITICA INTERNACIONAL::ORGANIZACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI |
Citação: | LIMA, R. K. O. de. As american schools no Brasil como recurso fortalecedor do soft power dos Estados Unidos: os casos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre (2022). 2023. 190f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5112 |
Data de defesa: | 15-Abr- 15 |
Aparece nas coleções: | PPGRI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Rubia Karla Oliota de Lima | Rubia Karla Oliota de Lima | 3.99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito | Termo de depósito | 220.64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.