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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Francinaldo Domingos-
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Isabelle-
dc.contributor.referee1Silva, Maria Isabelle-
dc.contributor.referee2Freitas, Luciana Roze de-
dc.contributor.referee3Costa, Claudilene Gomes da-
dc.date.accessioned2024-09-25T13:49:19Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationPEREIRA, Francinaldo. Atividades de explorações matemáticas utilizando matemágicas com baralho no ensino da álgebra e da aritmética. 2024. 194 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5083-
dc.description.resumoA ideia central desta dissertação foi tentar suprir as dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da Matemática através de atividades de exploração matemática unidas a uma dinâmica de ensino por meio de mágicas matemáticas, denominadas de Matemágicas, com a finalidade de despertar nos alunos um maior interesse, participação e aproveitamento em sala de aula, além de contribuir para a melhoria da aprendizagem em matemática estimulando o raciocínio lógico e matemático e a capacidade de resolver problemas. O objetivo geral desta pesquisa foi propor uma sequência didática por meio de Matemágicas com a utilização de um baralho comum, desvendando o truque matemático em cada uma delas para resolver com os alunos atividades de explorações matemáticas evidenciando o conteúdo abordado de modo compreensivo, numa turma do Ciclo VI - EJA do Ensino Médio com o intuito de gerar nos alunos uma melhor compreensão e absorção do conhecimento. As Matemágicas com baralho trabalhadas na pesquisa foram expostas aos alunos, assim como os truques por trás de cada uma delas foram desvendados e explicados evidenciando e detalhando os conteúdos e habilidades matemáticas predominantes em cada Matemágica. Para explicar e desvendar cada truque foram utilizados conteúdos envolvendo ´álgebra básica e aritmética. A metodologia desenvolvida nas atividades propostas aos alunos teve um caráter qualitativo e quantitativo foi desenvolvida por intermédio de resolução de situações-problemas e demonstrações matemáticas simples que auxiliaram os alunos a obterem os resultados esperados na pesquisa. Essa pesquisa foi realizada no período de outubro a dezembro de 2023, na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, localizada no município de Serra Redonda–PB. Os resultados da pesquisa mostraram a eficácia na melhoria da compreensão dos alunos em relação aos conteúdos abordados, com destaque para o ensino através de explorações matemáticas e da Matemágica.por
dc.description.abstractThe central idea of this dissertation was to try to overcome the difficulties presented by students in learning mathematics through mathematical exploration activities combined with teaching dynamics through mathematical magic, called Matemagics, with the aim of arousing greater interest, participation and enjoyment in the classroom, as well as contributing to the improvement of learning in mathematics by stimulating logical and mathematical reasoning and the ability to solve problems. The general objective of this of this research was to propose a didactic sequence through Matemagics using a common deck of cards, unveiling the mathematical trick in each of them to solve mathematical exploration activities with the students, highlighting the content covered in a comprehensive way, in a Cycle VI - EJA high school class with the aim of generating a better understanding and absorption of knowledge in the students. The matemagics with playing deck Worked in the research were Exposed to the students as well as the tricks behind each one were explained, highlighting and detailing the predominant mathematical content and skills in each matemagic. Contents involving basic algebra and arithmetic were used to explain and unravel each trick. The methodology developed in the activities proposed to the students was qualitative character and was developed by solving problem-situations and simple mathematical demonstrations that helped the students to obtain the results expected in the research. This research was carried out between October and December 2023, at the Dom Adauto State Comprehensive Citizen School for Primary and Secondary Education, located in the municipality of Serra Redonda-PB. The results of the research showed the effectiveness of improving students understanding of the content covered, with emphasis on teaching through mathematical explorations and Matemagic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francinaldo Pereira (francinaldo.domingos.pereira@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-16T23:23:15Z No. of bitstreams: 2 DS-FrancinaldoDomingosPereira.pdf: 4610827 bytes, checksum: 55ec8351da1c3bcceb2f54b0956f08b5 (MD5) termo de_autorizacao_FrancinaldoDomingosPereira.pdf: 282572 bytes, checksum: a1d80265b0e3160e2d0bec6a55c7b985 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: francinaldo.domingos.pereira@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Francinaldo Domingos Pereira Matrícula: 2022163105 Prezado senhor, boa noite.  Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso ( https://biblioteca.uepb.edu.br/regras-para-o-deposito-dos-trabalhos-academicos/).  O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD A dissertação se encontra satisfatoriamente dentro dos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Falta ao nosso setor saber se a obra recebeu recursos da CAPES ou não, o que pode implicar numa correção. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. Em caso afirmativo, havendo alteração no texto de AGRADECIMENTOS pelo motivo supracitado, será preciso validar as assinaturas eletrônicas do documento (assinando de novo) em https://validar.iti.gov.br/ para que elas sejam aprovadas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. 2. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo depositado, de forma equivocada, é aquele utilizado pelos concluintes dos cursos de graduação e das especializações.  O termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte.  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: • Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  • É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-09-17T00:11:52Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francinaldo Pereira (francinaldo.domingos.pereira@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-19T03:19:54Z No. of bitstreams: 2 DS - Francinaldo Domingos Pereira.pdf: 21386563 bytes, checksum: 9f37a8de7eb0acdacf23c29c5b3f8c78 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 220020 bytes, checksum: d13db01b08ddf819a798ed41c81d08f0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. 2. O Termo de depósito BDTD deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Inserir a assinatura do orientador. on 2024-09-20T13:00:13Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francinaldo Pereira (francinaldo.domingos.pereira@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-20T21:32:53Z No. of bitstreams: 2 DS - Francinaldo Domingos Pereira.pdf: 4613198 bytes, checksum: 663464733c44ebf2838ad9c9fc150e00 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 249811 bytes, checksum: 907b71e73407ecea63972fd9b49aac38 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-09-20T23:40:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Francinaldo Domingos Pereira.pdf: 4613198 bytes, checksum: 663464733c44ebf2838ad9c9fc150e00 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 249811 bytes, checksum: 907b71e73407ecea63972fd9b49aac38 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-25T13:49:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Francinaldo Domingos Pereira.pdf: 4613198 bytes, checksum: 663464733c44ebf2838ad9c9fc150e00 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 249811 bytes, checksum: 907b71e73407ecea63972fd9b49aac38 (MD5) Previous issue date: 2024-08-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectExploração matemáticapor
dc.subjectBaralhopor
dc.subjectSituação-problemapor
dc.subjectMatemágicapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAtividades de explorações matemáticas utilizando matemágicas com baralho no ensino da álgebra e da aritméticapor
dc.title.alternativeMathematical exploration activities using mathematical magic with cards in the teaching of algebra and arithmeticeng
dc.typeDissertaçãopor
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