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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Emanuel Carlos Albuquerque | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1060832563892216 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Arlandson Matheus Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4483939457393328 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Arlandson Matheus Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Luciana Roze de | - |
dc.contributor.referee3 | Goncalves, Ion Moutinho | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T13:46:39Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Emanuel Carlos Albuquerque. Por uma geometria pictórica: histórias, usos e conexões das imagens. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5082 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho examina a possibilidade de incorporar elementos pictóricos e geométricos de forma sistemática no ensino da Matemática, superando a predominância de abordagens algébricas e ampliando o foco além dos conteúdos tradicionais de Geometria. A pesquisa, baseada em revisões bibliográficas, começa destacando a relevância histórica desses elementos na construção da Matemática e como eles foram progressivamente substituídos por métodos algébricos. Em seguida, são analisadas teorias da Educação Matemática que enfatizam a importância dos elementos visuais no desenvolvimento cognitivo. Por fim, são discutidos exemplos práticos de objetos matemáticos com interpretações geométricas, reforçando a viabilidade de uma matemática mais pictórica e geométrica na prática pedagógica. | por |
dc.description.abstract | This works examines the possibility of systematically incorporating pictorial and geometric elements into the teaching of Mathematics, overcoming the predominance of algebraic approaches and expanding the focus beyond traditional Geometry content. The research, based on literature reviews, begins by highlighting the historical relevance of these elements in the construction of Mathematics and how they were progressively replaced by algebraic methods. Next, it analyzes theories of Mathematics Education that emphasize the importance of visual elements in cognitive development. Finally, practical examples of mathematical objects with geometric interpretations are discussed, reinforcing the feasibility of a more pictorial and geometric approach in pedagogical practice. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Emanuel Carlos Albuquerque Alves (emanuel.carlos.albuquerque@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-18T04:31:55Z No. of bitstreams: 3 DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2336628 bytes, checksum: 2961f28404fbe8d2548b674d53104810 (MD5) PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2173914 bytes, checksum: 4182d3add68099d59b1dee4da43cb771 (MD5) Termo de deposito.pdf: 227509 bytes, checksum: 446c2cf969c52e8d937c138543372304 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. Se for usar assinatura eletrônica do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), convèm tecer as considerações seguintes. Solução 1: Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2: Outra solução, se não quiser assinar digitalmente por qualquer motivo, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica (caso já tenha usado num primeiro momento) pela manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 2. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Corrija a paginação do elemento pós-textual Referências de 99 para 100. 3. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. on 2024-09-18T11:14:20Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Emanuel Carlos Albuquerque Alves (emanuel.carlos.albuquerque@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-20T04:16:34Z No. of bitstreams: 3 PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2173914 bytes, checksum: 4182d3add68099d59b1dee4da43cb771 (MD5) DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2425897 bytes, checksum: 90f08ce7017af963f6f602184dbc2cd7 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 227509 bytes, checksum: 446c2cf969c52e8d937c138543372304 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. on 2024-09-20T11:12:25Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Emanuel Carlos Albuquerque Alves (emanuel.carlos.albuquerque@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-20T12:49:04Z No. of bitstreams: 3 PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2173914 bytes, checksum: 4182d3add68099d59b1dee4da43cb771 (MD5) DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2425897 bytes, checksum: 90f08ce7017af963f6f602184dbc2cd7 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 604179 bytes, checksum: 2a8383a78b5b46d5bf6aea6d7fdac8d8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-09-20T13:22:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2173914 bytes, checksum: 4182d3add68099d59b1dee4da43cb771 (MD5) DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2425897 bytes, checksum: 90f08ce7017af963f6f602184dbc2cd7 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 604179 bytes, checksum: 2a8383a78b5b46d5bf6aea6d7fdac8d8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-25T13:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2173914 bytes, checksum: 4182d3add68099d59b1dee4da43cb771 (MD5) DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf: 2425897 bytes, checksum: 90f08ce7017af963f6f602184dbc2cd7 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 604179 bytes, checksum: 2a8383a78b5b46d5bf6aea6d7fdac8d8 (MD5) Previous issue date: 2024-08-23 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | história da matemática | por |
dc.subject | ensino de matemática | por |
dc.subject | ensino de geometria | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Por uma geometria pictórica: histórias, usos e conexões das imagens | por |
dc.title.alternative | For a pictorial geometry: histories, uses, and connections of images | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf | DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves | 2.37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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