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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Luciano Bernardo do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9849894288522460por
dc.contributor.advisor1SILVA Jr, Leônidas José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876por
dc.contributor.referee1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee2Barreto filho, Ricardo Rios-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0536886147259019por
dc.date.accessioned2024-05-29T12:21:33Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationNascimento, Luciano Bernardo do. VARIAÇÃO LEXICAL À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE TERMOS PEJORATIVOS COM BASE NO GÊNERO ‘REEL’. 2024. 115 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira/PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4985-
dc.description.resumoEste foi um trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Estadual da Paraíba, campus III e se insere no campo das Linguagens e Letramentos, com foco nos Estudos da Linguagem e Prática Social. Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que possuem sentidos pejorativos do ponto de vista pragmático-discursivo, tais como bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, entre outras, para se referir entre eles e que esse uso, muitas vezes, parecia ser irrefletido. Sendo assim, propusemos uma série de atividades que tiveram por objetivo estudar os diferentes contextos de uso dessas variantes na comunidade escolar. Com isso, testamos a hipótese de que após o estudo dos diferentes contextos de uso de variantes lexicais que possuem sentido pejorativo do ponto de vista pragmático-discursivo, doravante VLSP, os alunos passariam a monitorar o uso dessas variantes conforme os contextos comunicativos, amenizando, assim, o uso aleatório de cunho pejorativo de tais termos, uso este que pode causar bullying e preconceito. Para tanto, adotamos o viés metodológico de uma pesquisa-ação e adaptamos o modelo de intervenção proposto na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o trabalho com a variação linguística no campo lexical com base no gênero reel. Posto dessa forma, desenvolvemos um questionário inicial para confirmar o uso das variantes em questão e, após constatar o que já havíamos percebido nas observações, demos início a aplicação da sequência didática com a apresentação da situação e uma produção inicial, seguidas por quatro módulos de estudos e uma produção textual final. Usamos como embasamento teórico para este trabalho os pressupostos presentes em Antunes (2007), Freire (2001), na BNCC (2018) sobre o ensino de língua, assim também como as contribuições de Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros autores. Após a conclusão da pesquisa, notamos uma maior consciência por parte dos alunos em relação às VLSP, os contextos de sua utilização e as consequências do uso na escola e fora dela. Resultou ainda deste trabalho a elaboração de um guia pedagógico para professores com o passo a passo para a criação de uma série de reels na escola.por
dc.description.abstractThis was work developed by the Professional master’s degree in literature – Profletras, at the State University of Paraíba, campus III and falls within the field of Languages and Literacy, with a focus on Language Studies and Social Practice. His motivation arose from the need to work, in the classroom, on aspects related to the social function of the language, after identifying the use, by 9th year elementary school students at a school in the city of Patos - PB, of lexical variants that have pejorative meanings from a pragmatic-discursive point of view, such as bicha, sapatão, piriguete, matuto, leso, quatro olhos, botijão de gás, among others, to refer to each other and that this use often seemed to be thoughtless. Therefore, we proposed a series of activities that aimed to study the different contexts of use of these variants in the school community. With this, we tested the hypothesis that after studying the different contexts of use of lexical variants that have a pejorative meaning from a pragmatic-discursive point of view, henceforth VLSP, students would start to monitor the use of these variants according to the communicative contexts, softening, thus, the random use of pejorative nature of such terms, a use that can cause bullying and prejudice. To this end, we adopted the methodological bias of action research and adapted the intervention model proposed in the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) to work with linguistic variation in the lexical field based on reel genre. Put this way, we developed an initial questionnaire to confirm the use of the variants in question and, after verifying what we had already noticed in the observations, we began applying the didactic sequence with the presentation of the situation and an initial production, followed by four modules of studies and a final textual production. We use as a theoretical basis for this work the assumptions present in Antunes (2007), Freire (2001), in BNCC (2018) about language teaching, as well as the contributions of Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), among other authors. After completing the research, we noticed a greater awareness on the part of students regarding VLSP, the contexts of their use and the consequences of their use at school and outside. This work also resulted in the creation of a pedagogical guide for teachers with step-by-step instructions for creating a series of reels at school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciano Nascimento (luciano.bernardo.nascimento@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-17T22:12:56Z No. of bitstreams: 3 DS – Luciano Bernardo do Nascimento.pdf: 9526284 bytes, checksum: 4e0db3b650cc72fde8f719141065c7ef (MD5) GUIA PEDAGÓGICO COMO MONTAR UMA SÉRIE DE REELS.pdf: 1381958 bytes, checksum: db5171735df7a5a6b20c4bc142afd1a7 (MD5) Termo de Deposito BDTD - Luciano Bernardo do Nascimento.pdf: 214555 bytes, checksum: 3bcd4e20d09f9008f9014960b802c796 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-05-29T12:19:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS – Luciano Bernardo do Nascimento.pdf: 9526284 bytes, checksum: 4e0db3b650cc72fde8f719141065c7ef (MD5) GUIA PEDAGÓGICO COMO MONTAR UMA SÉRIE DE REELS.pdf: 1381958 bytes, checksum: db5171735df7a5a6b20c4bc142afd1a7 (MD5) Termo de Deposito BDTD - Luciano Bernardo do Nascimento.pdf: 214555 bytes, checksum: 3bcd4e20d09f9008f9014960b802c796 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-29T12:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS – Luciano Bernardo do Nascimento.pdf: 9526284 bytes, checksum: 4e0db3b650cc72fde8f719141065c7ef (MD5) GUIA PEDAGÓGICO COMO MONTAR UMA SÉRIE DE REELS.pdf: 1381958 bytes, checksum: db5171735df7a5a6b20c4bc142afd1a7 (MD5) Termo de Deposito BDTD - Luciano Bernardo do Nascimento.pdf: 214555 bytes, checksum: 3bcd4e20d09f9008f9014960b802c796 (MD5) Previous issue date: 2024-03-27eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subject: Ensino língua portuguesapor
dc.subjectGêneros digitaispor
dc.subjectPreconceito linguísticopor
dc.subjectVariação linguísticapor
dc.subjectPortuguese language Educationeng
dc.subjectDigital genreseng
dc.subjectLinguistic prejudiceeng
dc.subjectLinguistic variationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApor
dc.titleVariação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’por
dc.title.alternativeLexical variation in the light of sociolinguistics: a study on pejorative terms based on the genre ‘Reel’eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

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