Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Juliete Elaine Martins-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0576327534511252por
dc.contributor.advisor1SILVA JR, Leônidas José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876por
dc.contributor.referee1KAILER, Dircel Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397872436640744por
dc.contributor.referee2LINS, Juarez Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.date.accessioned2024-05-28T12:32:15Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Juliete Elaine Martins. APAGAMENTO POR APÓCOPE DO RÓTICO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FONO-ORTOGRÁFICA. 2024. 77 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira/PB .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4984-
dc.description.resumoAo considerar as relações existentes entre oralidade e escrita, a prática docente em língua portuguesa pode possibilitar o enfrentamento de dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar as possíveis influências do processo fonológico por apócope, que consiste no apagamento de fonemas no final de um vocábulo, como a queda do /r/ em tomar > “tomá”, para minimizar as dificuldades de escrita numa turma de 6º ano de uma escola pública da rede estadual de ensino situada no município de Tacima/PB. Tal investigação se dará a partir de um estudo em três etapas: Pré-treinamento (diagnose e formação do corpus), Treinamento (atividades fono-ortográficas de intervenção) e Pós-treinamento (verificação de possível atenuação do fenômeno investigado). Utilizamos como aporte teórico os estudos de Marcuschi (2001), Antunes (2003) e Soares (2020) que apontam para os usos da língua em suas modalidades escrita e oral de maneira correlacionada; Mollica (2003), Callou e Leite (2009) e Roberto (2016) tratam das noções em fonologia para entendimento do fenômeno da apócope; sobre os apontamentos sociolinguísticos na relação fala-escrita, consideramos os estudos de Bortoni-Ricardo (2004) e Bagno (2017); Kishimoto (1996) e Zorzi (2017) ao proporem atividades pedagógicas que favoreçam a relação fonema-letra. Para a metodologia desta pesquisa, empregamos abordagens de cunho quantitativo, já que o fenômeno fonológico foi quantificado nos textos e qualitativo, porque buscamos analisar sua motivação, bem como, um caráter intervencionista por meio da aplicação das atividades fono-ortográficas de modo a amenizar o desvio ortográfico verificado. Os resultados obtidos revelam que a principal motivação para a apócope tem influência na oralidade e a realização da intervenção contribuiu para sua atenuação.por
dc.description.abstractWhen considering the relationships between orality and writing, teaching practice in Portuguese can make it possible to face spelling difficulties presented by students. In this sense, the present research aims to analyze the possible influences of the phonological process by apócope, which consists of the deletion of phonemes at the end of a word, such as the drop of /r/ in Tomar > “tomá”, to minimize the difficulties of writing in a 6th year class at a public school in the state education network located in the municipality of Tacima/PB. This investigation will be based on a study in three stages: Pre-training (diagnosis and formation of the corpus), Training (phono-orthographic intervention activities) and Post-training (verification of possible attenuation of the phenomenon investigated). We used as a theoretical contribution the studies by Marcuschi (2001), Antunes (2003) and Soares (2020) which point to the uses of the language in its written and oral modalities in a correlated way; Mollica (2003), Callou and Leite (2009) and Roberto (2016) deal with notions in phonology to understand the phenomenon of apocope; regarding sociolinguistic notes in the speech-writing relationship, we consider the studies by Bortoni-Ricardo (2004) and Bagno (2017); Kishimoto (1996) and Zorzi (2017), by proposing pedagogical activities that promote the phoneme-letter relationship. For the methodology of this research, we used quantitative approaches, since the phonological phenomenon was quantified in the texts and qualitative, because we sought to analyze its motivation, as well as an interventionist nature through the application of phono-orthographic activities in order to alleviate the spelling deviation checked. The results obtained reveal that the main motivation for apocope has an influence on orality and carrying out the intervention contributed to its attenuation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliete Silva (juliete.elaine.martins.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-15T23:50:48Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO.pdf: 3701404 bytes, checksum: 982869d280488daa752638b2f655af92 (MD5) Termo de depósito- BDTD.pdf: 403215 bytes, checksum: 646dd077d36bad702e5df8c08162c16e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-05-28T12:28:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO.pdf: 3701404 bytes, checksum: 982869d280488daa752638b2f655af92 (MD5) Termo de depósito- BDTD.pdf: 403215 bytes, checksum: 646dd077d36bad702e5df8c08162c16e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-28T12:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO.pdf: 3701404 bytes, checksum: 982869d280488daa752638b2f655af92 (MD5) Termo de depósito- BDTD.pdf: 403215 bytes, checksum: 646dd077d36bad702e5df8c08162c16e (MD5) Previous issue date: 2024-03-27eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectApócope. Relação oralidade-escrita. Ensino de língua portuguesa.por
dc.subjectApocope. Oral-written relationship. Teaching Portuguese language.eng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleApagamento por apócope do rótico /R/ em verbos no infinitivo na escrita de alunos do 6ºano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção fono-ortográficapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO.pdfArquivo - Dissertação3.61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito- BDTD.pdfTermo de depósito393.76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.