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Tipo do documento: Dissertação
Título: Variação linguística na perspectiva dos contínuos de urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística mediada pelo gênero Letra de RAP
Título(s) alternativo(s): LINGUISTIC VARIATION FROM THE PERSPECTIVE OF THE CONTINUES OF URBANIZATION, ORALITY-LITERACY AND STYLISTIC MONITORING MEDIATED BY THE RAP LYRICS GENRE
Autor: Vieira, Alyne Pessoa Cavalcante 
Primeiro orientador: Martins, Iara Iara Ferreira de Melo
Primeiro membro da banca: Fernandes, João João Paulo da Silva
Segundo membro da banca: Aquino, Maria Maria de Fátima de Souza
Resumo: O ensino de Língua materna, a maioria dos falantes do Português brasileiro (doravante PB), por tradição, está associado, tão somente, ao estudo da norma padrão, enquanto modelo de língua. De tal modo, verifica-se um hiato entre o que de fato é a língua (sistema variável) e o ensino institucionalizado da língua materna na escola, que consiste em dar ênfase ao repasse quase que exclusivo de regras da Gramática Tradicional, em detrimento à competência comunicativa do aluno. Diante da importância de se refletir sobre o ensino de língua materna, nesta pesquisa objetivou-se desenvolver uma proposta de estudo em variação linguística mediada pelo gênero textual/discursivo letra de rap, considerando as perspectivas dos contínuos de urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística, com base nos estudos em Bortoni-Ricardo (2004), cuja proposta da autora é a de sistematizar o estudo da variação do PB em três linhas imaginárias. Foram, ainda, contempladas neste aporte teórico as perspectivas de Bagno (2001; 2007), Labov (2008), Antunes (2003; 2007), Alkmim (2012), Calvet (2002), Preti (2000), Valadares (2014), Alves (2004), Travaglia (2009), Marcuschi (2008; 2010), Bakhtin (1997), Geraldi (1996), Faraco (2008); Bethune (2003), Duarte (1999), Souza (2011), Andrade (1999), Camargos (2015), Jovino (1999) e Hill (2014). Esta é uma pesquisa propositiva fruto dos estudos desenvolvidos pelo Profletras e possui natureza descritiva com abordagem de cunho qualitativo, conforme Gil (2002). Como procedimento metodológico, seguiu-se a Sequência Didática para leitura e escrita de gêneros discursivos de Lopes-Rossi (2006) que subsidiaram as atividades do caderno pedagógico no qual foi realizado um estudo discursivo e (socio)linguístico de cinco letras de rap, compostas por rappers de diferentes regiões do país. São elas: Barbie Black (Mc Soffia); Ketu (Bixarte); É doce mais não é mole (RAPadura); ¼ de fúria (Filosofino) e Deixe-me ir (Xamã). Esta pesquisa foi pensada diante da necessidade de uma prática voltada para o ensino de variação linguística das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a carência da aplicação dessa teoria em alguns materiais didáticos para esse segmento. Buscou-se, portanto, através do caderno pedagógico apresentar uma proposta de estudo em torno da análise das variantes do PB presentes nas letras de rap sem nos limitarmos ao estudo dicotomizado do certo/ errado; formal/ informal; adequado/ inadequado; oral/escrito, práticas ainda muito presentes no ensino de língua materna. Por fim, a elaboração desta prática pedagógica se constituiu enquanto ação que pode minimizar a política do monolinguismo na escola, de forma que o alunado possa compreender, através das atividades, que não há limites rígidos entre os usos da língua, mas uma sobreposição dos falares e normas em forma de contínuos.
Abstract: The teaching of mother language, for the majority of Brazilian Portuguese speakers (hereinafter BP), traditionally, is solely associated with the study of the standard norm as the language model. As a result, there is a gap between what the language actually is (a variable system) and the institutionalized teaching of the mother language in schools, which emphasizes the almost exclusive transmission of rules from Traditional Grammar, to the detriment of the student's communicative competence. Given the importance of reflecting on the teaching of native language, this research aimed to develop a proposal for studying linguistic variation mediated by the textual/discursive genre of rap lyrics, considering the perspectives of continuums of urbanization, orality-literacy, and stylistic monitoring, based on Bortoni-Ricardo's (2004) studies, whose proposal is to systematize the study of BP variation along three imaginary lines. Also included in this theoretical framework, perspectives from Bagno (2001; 2007), Labov (2008), Antunes (2003; 2007), Alkmim (2012), Calvet (2002), Preti (2000), Valadares (2014), Alves (2004), Travaglia (2009), Marcuschi (2008; 2010), Bakhtin (1997), Geraldi (1996), Faraco (2008); Bethune (2003), Duarte (1999), Souza (2011), Andrade (1999), Camargos (2015), Jovino (1999), and Hill (2014). This is a propositional research stemming from studies developed by Profletras and has a descriptive nature with a qualitative approach, based on Gil (2002). As a methodological procedure, we followed the Didactic Sequence for reading and writing of discursive genres by Lopes-Rossi (2006), which supports the activities of the pedagogical guide in which a discursive and sociolinguistic study of five rap lyrics was carried out, composed by rappers from different regions of the country. They are: Barbie Black (Mc Soffia); Ketu (Bixarte); É doce mais não é mole (RAPadura); ¼ de fúria (Filosofino); and Deixe-me ir (Xamã). This research was conceived in response to the need of a practice focused on teaching linguistic variation to 9th-grade classes in Elementary School, considering the lack of application of this theory in some teaching materials for this segment. Therefore, through the pedagogical guide, we aimed to present a proposal for studying the analysis of BP variants present in rap lyrics without limiting ourselves to the dichotomized study of right/wrong; formal/informal; appropriate/inappropriate; oral/written, practices still very present in the teaching of the mother language. Finally, the elaboration of this pedagogical practice constituted an action that could minimize the monolingualism approach in the school, in a way that students can understand, through the activities, that there are no rigid limits between language uses, but an overlap of speech and norms in the form of continuums. Keywords: Teaching. Linguistic variation. Continuums. Genre. Rap.
Palavras-chave: Ensino
Variação linguística
Contínuos
Gênero
Rap
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Vieira, Alyne Alyne Pessoa Cavalcante. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DOS CONTÍNUOS DE URBANIZAÇÃO, ORALIDADE-LETRAMENTO E MONITORAÇÃO ESTILÍSTICA MEDIADA PELO GÊNERO LETRA DE RAP. 2024. [179]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4929
Data de defesa: 19-Mar-2024
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