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Tipo do documento: Dissertação
Título: A mineração no seridó oriental paraibano: Discutindo as funções inorgânicas por meio de uma sequência didática investigativa com base na abordagem CTS(A) e na educação em direitos humanos
Autor: Melo, Maria Gabriela da Costa 
Primeiro orientador: Marcelino Junior, Cristiano de Almeida Cardoso
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Simões Neto, José Euzebio
Resumo: A Educação Química tem reconhecido a importância de estratégias de ensino-aprendizagem pautadas na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando a inserção de temas ligados à realidade social dos estudantes na abordagem dos conteúdos químicos. Uma das temáticas que pode ser relevante nesse contexto é a mineração. Pautada no dinamismo socioeconômico, a exploração mineral também é responsável por causar conflitos e vulnerabilidades, de diferentes ordens, aos recursos ecossistêmicos e às comunidades locais, características que abrem um amplo espectro de oportunidades para ações pedagógicas, como as associadas à Educação em Direitos Humanos (EDH). Nessa direção, este trabalho traz uma adaptação de um design research envolvendo a abordagem CTS(A) e a EDH, para o ensino-aprendizagem de Funções Inorgânicas no Ensino Médio, a partir da temática “mineração”, com ênfase no Seridó Oriental paraibano, particularmente no município de Pedra Lavrada. O texto está estruturado em capítulos, articulados entre si. Inicialmente, apresenta-se uma pesquisa em Estado da Arte, na qual se procurou obter uma visão panorâmica sobre a utilização da temática “mineração” no ensino de Química e de suas inter-relações com abordagem CTS(A) e com a EDH, em uma parte representativa da produção acadêmica brasileira. Em seguida, há um estudo teórico, de cunho bibliográfico, voltado a identificar os principais aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais relacionados à mineração no Seridó Oriental paraibano, com ênfase no município de Pedra Lavrada, e suas potencialidades para o ensino-aprendizagem de Funções Inorgânicas, pautadas nos fundamentos da abordagem CTS(A) e da EDH. De posse desses elementos, em uma terceira parte, apresenta-se o desenho didático da planejar de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) dentro dessa perspectiva. Por fim, realiza-se a descrição do desenvolvimento e aplicação do instrumento de validação da SDI, realizada junto a professores-pesquisadores em Educação Química, destacando as vantagens, as dificuldades e os desafios da proposta. Em meio aos resultados obtidos, destacam-se: a carência de trabalhos na temática “mineração”, na Educação Química, especialmente associados à EDH; a importância dessa temática para o ensino de Química, particularmente para o ensino de Funções Inorgânicas, seja em um contexto Planetário ou no Seridó Oriental paraibano; planejar uma SDI considerada adequada para um tratamento humanizado da Ciência na abordagem dos conteúdos químicos, notadamente pelo fato de a proposta oportunizar uma concreta aproximação com a realidade da atividade mineradora no Seridó Oriental paraibano a partir das conexões de aspectos CTS(A) com a EDH.
Abstract: Chemical Education has recognized the importance of teaching-learning strategies based on the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach, aiming to include themes linked to the social reality of students in the approach to chemical content. One of the themes that may be relevant in this context is mining. Based on socioeconomic dynamism, mineral exploration is also responsible for causing conflicts and vulnerabilities, of different types, to ecosystem resources and local communities, characteristics that open up a wide spectrum of opportunities for pedagogical actions, such as those associated with Human Rights Education (HRE). In this direction, this work brings an adaptation of design research involving the STS(E) and HRE approach, for the teaching-learning of Inorganic Functions in High School, based on the theme “mining”, with an emphasis on the Eastern Seridó of Paraíba, particularly in the municipality of Pedra Lavrada. The text is structured into chapters, linked together. Initially, a State of the Art research is presented, in which we sought to obtain a panoramic view of the approach to the theme “mining” in the teaching of Chemistry, and its interrelations with the STS(E) approach and with HRE, within in a representative part of Brazilian academic production. Next, there is a theoretical study, of a bibliographic nature, aimed at identifying the main scientific, technological, social and environmental aspects related to mining in the Seridó Oriental of Paraíba, with emphasis on the municipality of Pedra Lavrada, and its potential for teaching-learning Inorganic Functions, based on the fundamentals of the STS(E) and HRE approach. With these elements in hand, in a third part, the didactic design of planning a Investigative Didactic Sequence (IDS) within this perspective is presented. Finally, there is a description of the development and application of the IDS validation instrument, carried out together with professors-researchers in Chemical Education, highlighting the advantages, difficulties and challenges of the proposal. Among the results obtained, the following stand out: i) the lack of work on the theme “mining”, in Chemical Education, especially associated with HRE; ii) the importance of this theme for the teaching of Chemistry, particularly for the teaching of Inorganic Functions, whether in a Planetary context or in the Eastern Seridó of Paraíba; iii) the planning of a IDS considered adequate for a humanized treatment of Science in the approach of chemical contents, notably due to the fact that the proposal provides a concrete approximation between the reality of mining activity in the Eastern Seridó of Paraíba based on the connections of STS(E) aspects with HRE.
Palavras-chave: Ensino de Química
Mineração
CTSA
Educação em direitos humanos
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MELO, Maria Gabriela da Costa. A mineração no seridó oriental paraibano: Discutindo as funções inorgânicas por meio de uma sequência didática investigativa com base na abordagem CTS(A) e na educação em direitos humanos. 2024. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4912
Data de defesa: 1-Mar-2024
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