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Tipo do documento: Dissertação
Título: Potencializando o aprendizado de máquinas simples: uma abordagem híbrida de rotação por estações
Título(s) alternativo(s): Enhancing the learning of simple machines: a hybrid approach to station rotation
Autor: Schneider, Marcela Alves 
Primeiro orientador: Silveira, Alessandro Frederico da
Primeiro membro da banca: Moita, Filomena Maria Cordeiro
Segundo membro da banca: Lopes, Mirleide Dantas
Resumo: A pandemia de Covid-19 evidenciou uma realidade que era sabida por todos e ignorada por muitos: a necessidade de novas abordagens para um público que já não consegue mais se concentrar e aprender pelos métodos tradicionais de ensino. Diante disso, torna-se urgente e necessário que os professores incorporem novas metodologias às suas práticas pedagógicas. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar o uso da Metodologia Ativa (MA) de Rotação por Estações associada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de uma proposta didática elaborada para o conteúdo de Máquinas Simples, em uma turma do 7º ano de uma escola da rede particular na cidade de Campina Grande – PB. Esta pesquisa é de natureza aplicada, e possui abordagem qualitativa, que envolve a inserção do pesquisador no contexto da pesquisa. Possui caráter explicativo, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de eventos. Quanto ao procedimento técnico, adotamos a abordagem da pesquisa-ação, que envolve pesquisadores e participantes na resolução de problemas coletivos, com o propósito de melhorar práticas concretas e fornecer informações para orientar decisões em programas, processos e reformas estruturais. Realizamos, ao todo, dez encontros intercalados entre aulas teóricas expositivas dialogadas e práticas, nas quais utilizamos a proposta híbrida de rotação por estações. Nas estações, recorremos a uma grande variedade de maquetes construídas com materiais de baixo custo, TIC, e atividades que proporcionaram aos alunos uma experiência de aula maker, visando trazer encantamento e permitindo o trabalho em equipe. A coleta de dados ocorreu por meio da observação, pelos questionários aplicados e pelo uso do aplicativo Plickers. Os resultados nos forneceram percepções valiosas sobre como a Metodologia Ativa de Rotação por Estações, aliada às TIC, mostrou-se uma estratégia fantástica para que os alunos pudessem realizar experimentações, promovendo uma aprendizagem mais participativa, permitindo que desenvolvessem suas próprias conclusões sobre o conteúdo, sendo o professor, mediador desse processo.
Abstract: The Covid-19 pandemic highlighted a reality that was known by everyone and ignored by many: the need for new approaches for an audience that can no longer concentrate and learn through traditional teaching methods. Given this, it becomes urgent and necessary for teachers to incorporate new methodologies into their pedagogical practices. Thus, the present work sought to investigate the use of the Active Methodology (AM) of Rotation by Stations associated with Information and Communication Technologies (ICT) in teaching Science in the final years of Elementary School, based on a didactic proposal developed for the Simple Machines content, in a 7th year class at a private school in the city of Campina Grande – PB. This research is applied in nature, and has a qualitative approach, which involves the insertion of the researcher into the research context. It has an explanatory nature, aiming to identify the factors that determine or contribute to the occurrence of events. As for the technical procedure, we adopted the action research approach, which involves researchers and participants in solving collective problems, with the purpose of improving concrete practices and providing information to guide decisions in programs, processes and structural reforms. We held, in total, ten meetings interspersed between theoretical, dialogued and practical classes, in which we used the hybrid proposal of rotation by stations. At the stations, we used a wide variety of models built with low-cost materials, ICT, and activities that provided students with a maker class experience, aiming to bring enchantment and allowing teamwork. Data collection occurred through observation, administered questionnaires and the use of the Plickers application. The results provided us with valuable insights into how the Active Station Rotation Methodology, combined with ICT, proved to be a fantastic strategy for students to carry out experiments, promoting more participatory learning, allowing them to develop their own conclusions about the content, with the teacher being the mediator of this process.
Palavras-chave: Máquinas simples
Metodologias ativas
Rotação por estação
TICs
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SCHNEIDER, Marcela Alves. Potencializando o aprendizado de máquinas simples: uma abordagem híbrida de rotação por estações. 2024. 150 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4905
Data de defesa: 15-Dez-2023
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