Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4839
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia
Autor: Silva, Valmonia Maria da 
Primeiro orientador: Dias, Márcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Segundo membro da banca: Aragao, Patricia Cristina de
Resumo: O currículo tem por objetivo direcionar a prática pedagógica, impactando nas formas do educando decifrar o mundo à sua volta. De tal forma, questiona-se: Como uma ferramenta tão relevante como o currículo, tem sido aplicada? Como se dá a aplicabilidade de temas que abordam a diversidade conforme disposta na teoria pós crítica e no PARECER CNE/CP21/2001, que ancoram esta pesquisa? Analisar a proposta do Currículo e a sua aplicação é dever do professor, trazer à luz da discussão, se os professores em formação na graduação de Ciências biológicas, estão tendo essa oferta na graduação e como ela está sendo evidenciada. Buscando assim, delinear possíveis caminhos, sinalizando os desafios da formação docente, A presente pesquisa objetivou analisar o currículo da graduação em ciências biológicas na modalidade de Licenciatura nas Universidades Públicas estaduais, federais o Instituto federal da região Nordeste, sua abordagem é de natureza qualitativa, e realizou um estudo comparativo do currículo com o uso de infográficos e tabelas, indagando se estes Projetos políticos pedagógicos estão em acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES 7, DE 11 DE MARÇO DE 2002 e com o PARECER CNE/CP 21/2001? Objetiva-se compreender, como o currículo atual tem influenciado a formação docente. Compreendemos com o estudo realizado que todas as instituições seguem a proposta curricular nacional, os componentes curriculares estão distribuídos de forma parcialmente heterogênea, evidenciando que algumas instituições não atendem aos requisitos de promoção à diversidade em seu currículo, o que promove um impacto importante no processo de formação docente.
Abstract: The curriculum aims to direct pedagogical practice, impacting the way students decipher the world around them. Therefore, the question arises: How has a tool as relevant as the curriculum been applied? How is the applicability of themes that address diversity as set out in post-critical theory and in OPINION CNE/CP 21/2001, which anchor this research? Analyzing the Curriculum proposal and its application is the teacher's duty, bringing to light the discussion, whether teachers in training in the Biological Sciences undergraduate course are having this offer in the undergraduate course and how it is being demonstrated. Seeking to outline possible paths, signaling the challenges of teacher training, and carried out a comparative study of the curriculum using infographics and tables, asking whether these political pedagogical projects are in accordance with RESOLUTION CNE/CES 7, OF MARCH 11, 2002 and with OPINION CNE/CP 21/2001? The aim is to understand how the current curriculum has influenced teacher training. We understand from the study carried out that all institutions follow the national curriculum proposal, the curricular components are distributed in a partially heterogeneous way, showing that some institutions do not meet the requirements for promoting diversity in their curriculum, which has an important impact on the process of teacher training.
Palavras-chave: currículo
ensino superior
formação docente.
diversidade
curriculum
higher education
teacher training
diversity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Valmonia Maria da. Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4839
Data de defesa: 6-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Valmonia Maria da SilvaDS - Valmonia Maria da Silva1.47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD407.56 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.