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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, José Joálisson Alexandrino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5257347656788939por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Freitas, Tiêgo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467por
dc.contributor.referee2Soares, Luís Havelange-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3257250803661886por
dc.date.accessioned2023-11-29T11:44:36Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.citationARAÚJO, José Joálisson Alexandrino de. Um estudo sobre o endividamento no contexto da educação matemática financeira. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4825-
dc.description.resumoAo longo da história, a Matemática desempenhou um papel fundamental no progresso da sociedade humana. Quando confrontado com desafios, o ser humano precisou demonstrar sua habilidade de raciocínio lógico, análise crítica e originalidade. Na sociedade atual, um dos pilares da economia é o consumo das famílias. No entanto, incentivar continuamente esse consumo levou ao esgotamento dos recursos financeiros, principalmente devido ao consumismo, o que permitiu que as pessoas continuassem gastando sem restrições até se endividar (BAUMAN, 2008; 2010b). Na chamada Sociedade do Consumo, o Endividamento cresce em todas as camadas sociais. Nesse contexto, buscamos investigar, no campo da Educação Matemática, menções sobre o Endividamento. Diante dessa problemática, levantamos o seguinte questionamento: a Educação Matemática Financeira tem proporcionado discussões mais aprofundadas sobre o Endividamento nas aulas de Matemática do Ensino Médio? Este trabalho tem como objetivo investigar como a Resolução, a Exploração e a Proposição de Problemas podem contribuir para ampliar as discussões em torno do Endividamento nas aulas de Matemática. Nossa prática pedagógica esteve situada em uma perspectiva dialógica, tendo em vista um pensamento crítico que capacite o aluno a desempenhar o papel de sujeito ativo e questionador (FREIRE, 1987; 1997). O público-alvo é uma turma do 3º ano do Ensino Médio Regular de uma escola pública estadual, localizada no município de Soledade, no estado da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter investigativo, com transcrição dos diálogos e registros dos cálculos desenvolvidos pelos alunos participantes (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Na sala de aula, os alunos se dividiram em sete grupos compostos de cinco alunos cada, totalizando 35 participantes. As atividades foram realizadas em quatro momentos, sendo três de problemas e o júri simulado. O desenvolvimento das atividades apoiou-se na metodologia Resolução, Exploração e Proposição de Problemas (ANDRADE, 1998; 2017). Os resultados obtidos por meio das atividades mostraram que essa metodologia não apenas contribuiu para aprofundar os conceitos matemáticos, mas também possibilitou que os alunos participassem ativamente de discussões e reflexões sobre o uso abusivo dos juros bancários como um fator impulsionador das dívidas, observando esses problemas em diversos contextos significativos. Esperamos que este trabalho suscite novas investigações no campo da Educação Matemática, ampliando as perspectivas em relação ao Endividamento de famílias e indivíduos.por
dc.description.abstractThroughout history, Mathematics has played a fundamental role in the progress of human society. When faced with challenges, human beings needed to demonstrate their ability in logical reasoning, critical analysis and originality. In today's society, one of the pillars of the economy is family consumption. However, continually encouraging this consumption led to the depletion of financial resources, mainly due to consumerism, which allowed people to continue spending without restrictions until they went into debt (BAUMAN, 2008; 2010b). In the so-called Consumer Society, Debt grows in all social strata. In this context, we seek to investigate, in the field of Mathematics Education, mentions about Debt. Faced with this problem, we raise the following question: has Financial Mathematics Education provided more in-depth discussions about Debt in High School Mathematics classes? This work aims to investigate how Resolution, Exploration and Proposition of Problems can contribute to expanding discussions around Debt in Mathematics classes. Our pedagogical practice was situated in a dialogical perspective, with a view to critical thinking that enables the student to play the role of active and questioning subject (FREIRE, 1987; 1997). The target audience is a 3rd year class of Regular High School at a state public school, located in the municipality of Soledade, in the state of Paraíba. The research is qualitative in nature, investigative in nature, with transcription of dialogues and records of calculations developed by participating students (BOGDAN; BIKLEN, 1994). In the classroom, the students were divided into seven groups made up of five students each, totaling 35 participants. The activities were carried out in four moments, three of which were problems and the simulated jury. The development of activities was based on the Problem Resolution, Exploration and Proposition methodology (ANDRADE, 1998; 2017). The results obtained through the activities showed that this methodology not only contributed to deepening mathematical concepts, but also enabled students to actively participate in discussions and reflections on the abusive use of bank interest as a factor driving debt, observing these problems in diverse significant contexts. We hope that this work will spark new investigations in the field of Mathematics Education, expanding perspectives regarding the Debt of families and individuals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Araújo (jose.joalisson.alexandrino@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-12T11:48:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Joálisson - 2023.pdf: 1582441 bytes, checksum: 07fb3114488ccde86f8d06b0dd7c023d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: - Retirar a expressão CAMPINA GRANDE / ANO no final da página. 03. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no presente formato, todos os elementos pré-textuais, relacionados abaixo, que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) 04. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto deve ser deixado do jeito que está. 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: - Nas páginas dos dois resumos, qualquer texto entre os respectivos títulos RESUMO e ABSTRACT e seus textos correspondentes têm que ser eliminado, incluindo a referência do trabalho. - O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. - Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 06. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: - Para os títulos e os subtítulos que sucedem os indicativos das seções recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027). - Observe que os títulos dos elementos pós-textuais seguem o mesmo alinhamento dos demais títulos. 07. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte superior de cada um desses elementos um título (Identificação da natureza da imagem e um indicador numérico sequencial). Já a fonte (a origem dos dados e o ano de sua obtenção) é sempre inserida na parte inferior. Na parte inferior, pela regra, a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo. - Observe que algumas fontes das imagens estão sem o ano de obtenção. 08. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc) onde aparecer a expressão Fonte: Acervo pessoal (ou alguma expressão semelhante a essa), é recomendável (conforme o modelo) substituir pela seguinte: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo(a) autor(a), ano. Exatamente da forma como apresentada acima. 09. Na atual página 80 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. - Para manter o padrão do texto do trabalho, altere a cor dos links das referências para preta. 10. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo de depósito BDTD é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o TCC. on 2023-10-16T13:20:55Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Araújo (jose.joalisson.alexandrino@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-19T00:38:15Z No. of bitstreams: 2 DS - José Joálisson Alexandrino de Araújo.pdf: 1599564 bytes, checksum: a7028cdcaf1243a4b43b319319536b5b (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 165915 bytes, checksum: 70a7a751474ea5f9e4bcc3909e463422 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2023-10-19T11:23:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - José Joálisson Alexandrino de Araújo.pdf: 1599564 bytes, checksum: a7028cdcaf1243a4b43b319319536b5b (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 165915 bytes, checksum: 70a7a751474ea5f9e4bcc3909e463422 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T11:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - José Joálisson Alexandrino de Araújo.pdf: 1599564 bytes, checksum: a7028cdcaf1243a4b43b319319536b5b (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 165915 bytes, checksum: 70a7a751474ea5f9e4bcc3909e463422 (MD5) Previous issue date: 2023-09-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectMatemática Financeirapor
dc.subjectSociedade do Consumopor
dc.subjectEndividamentopor
dc.subjectResoluçãopor
dc.subjectExploração e Proposição de Problemas.por
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectFinancial Mathematicseng
dc.subjectConsumer Societyeng
dc.subjectIndebtednesseng
dc.subjectSolvingeng
dc.subjectExploring and Proposing Problems.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleUm estudo sobre o endividamento no contexto da educação matemática financeirapor
dc.title.alternativeA study on indebtedness in the context of financial mathematical educationeng
dc.typeDissertaçãopor
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