Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4812
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
Título(s) alternativo(s): RELATIONSHIPS BETWEEN THE PLAN AND THE SPACE: EXPLORATION OF THE GEOMETRIC THOUGHT FOR THROUGH THE PHOTOGRAPHIC ART
Autor: Santos, Alline Leal dos 
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: Esta pesquisa de cunho experimental e com colaboração da Fapesq- Fundação de apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, visa promover uma discussão dialética entre o espaço e o plano, utilizando fotografias como ponto de partida. A pesquisa concentra-se em explorar abordagens metodológicas que fundamentam-se na exploração fotográfica, enfatizando a importância da visualização, imaginação e criatividade, buscando estabelecer conexões entre a arte e a matemática. Portanto, temos como objetivo geral estabelecer relações entre o pensar matemático e a arte, por meio da fotografia, seja pelo ato de fotografar ou analisar uma imagem, desta maneira busca contribuir em atividades que apontem diálogos os quais promovam relações entre o plano e o espaço. Elencamos, enquanto objetivos específicos: experimentar e discutir sobre os olhares que podem surgir por meio da análise de uma fotografia; estimular o desenvolvimento de percepções espaciais a partir do ato de visualizar; promover o uso da imaginação e da criatividade a partir de atividades que envolvam processos visuais, tais como observação e percepção. Para isso, a investigação contempla temáticas relacionadas à geometria, arte e visualização, especialmente, com foco no ensino da geometria e suas dificuldades associadas ao pensamento geométrico. A fotografia é um dos objetos de estudo no que se refere ao ensino de geometria, presente no Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa ¬– Político – Pedagógico (LEEMAT), com pesquisas anteriores e em andamento, que também se baseiam nesse objeto de pesquisa. Tais semelhanças foram justificadas considerando trabalhos anteriores realizados por Soares (2019) e Sousa (2022). Os participantes da pesquisa foram 27 alunos do 6º ano de uma Escola localizada no interior da Paraíba. Os encontros ocorreram presencialmente durante os meses de novembro e dezembro do ano de 2022. Por termos enfrentado desafios devido à pandemia da Covid-19, medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, foram adotadas. Para produção de dados, utilizamos gravações por meio de dispositivos celulares, registros fotográficos e produção textual. A partir dos resultados, destacamos a importância de atividades que envolvam a imaginação, por contribuir em aspectos como a criatividade e desenvolvimento do raciocínio e abstração, além disso destacamos a importância de trabalhos que envolvam a exploração de relações entre aspectos bi e tridimensionais no estudo de geometria. Os resultados positivos obtidos e o reconhecimento dos alunos demonstram o valor e a relevância do compromisso e dedicação empregados durante as oficinas. Essa experiência continuará a ser aprimorada, servindo de inspiração para novas pesquisas acadêmicas, visando alcançar um público ainda mais amplo. Palavras-Chave: geometria plana e espacial; fotografia; visualização; arte.
Abstract: This experimental research and with collaboration of Fapesq - support Foundation to the Research of the State of Paraíba, aims to promote a dialectical discussion between space and plan, using photographs as a starting point. The research focuses on exploring methodological approaches that are based on photographic exploration, emphasizing the importance of visualization, imagination and creativity, seeking to establish connections between art and mathematics. Therefore, our general objective is to establish relationships between mathematical thinking and art, through photography, either through the act of photographing or analyzing an image, thus seeking to contribute to activities that point to dialogues that promote relationships between the plan and the space. With that, we list as specific objectives: to experiment and discuss about the looks that can arise from the analysis of a photograph; stimulate the development of spatial perceptions from the act of visualizing; promote the use of imagination and creativity from activities that involve visual processes, such as observation and perception. For this, the investigation contemplates themes related to geometry, art and visualization, especially, focusing on the teaching of geometry and its difficulties associated with geometric thinking. Photography is one of the objects of study regarding the teaching of geometry, present in Reading and Writing in Mathematics Education – Political – Pedagogical Project (LEEMAT), with previous and ongoing research, which are also based on this research object. Such similarities were justified considering previous works by Soares (2019) and Sousa (2022). The research participants were 27 6th year students from a school located in the interior of Paraíba. The meetings took place in person during the months of November and December of 2022. As we faced challenges due to the Covid-19 pandemic, biosafety measures, such as the use of masks, were adopted. To produce data, we use recordings from cell phones, photographic records and textual production. Based on the results, we highlight the importance of activities that involve imagination, as they contribute to aspects such as creativity and development of reasoning and abstraction, furthermore, we highlight the importance of work that involves exploring relationships between two- and three-dimensional aspects in the study of geometry. The positive results obtained and the recognition of the students demonstrate the value and relevance of the commitment and dedication employed during the workshops. This experience will continue to be improved, serving as inspiration for new academic research, aiming to reach an even wider audience.
Palavras-chave: Geometria
Ensino da matemática
Arte
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTOS, Alline Leal dos. Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica. 2023. 139 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4812
Data de defesa: 18-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Alline Leal dos Santos.pdfDS - Alline Leal dos Santos3.65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD1.21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.