Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4808
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso da prancha de comunicação como recurso mediador dos conteúdos ácidos e bases voltada para estudantes com TEA
Autor: Barros, Jaquiely Balbino
Primeiro orientador: Filho, Francisco Ferreira Dantas
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Santos, Keliana Dantas
Resumo: Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, o objetivo deste estudo é elaborar uma sequência didática para ensinar o conteúdo de funções inorgânicas ácidos e bases com o auxílio de uma prancha de comunicação a partir da discussão teórica sobre a educação no campo e da educação inclusiva como uma proposta de enveredar pelos caminhos de novas práticas pedagógicas na atualidade. O estudo retoma enquanto revisão da literatura, a Legislação Educacional Brasileira, destacando-se as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros documentos internacionais, referentes ao desenvolvimento da educação e da educação especial, bem como um contexto histórico desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Como recurso metodológico para este estudo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa. O público-alvo foi um aluno com TEA da Cidade de Pocinhos - PB, matriculado no Ensino Médio de uma escola pública estadual. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliação do ensino de química e da sequência didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelo estudante pesquisado e apresenta potencial para favorecer a aprendizagem de outros estudantes com deficiência, propiciando estímulo e interesse pelo estudo da química e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Concluindo-se, portanto, que a sequência didática vinculada a prancha de comunicação constitui um pilar essencial na construção do ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, assim como viabiliza aos educadores, encontrar soluções para os impasses próprios da educação especial.
Abstract: Considering the diversity present among students in school institutions requires procedures that refer us to flexibility and dynamism in the curricula, commitment and responsibility of teachers, in order to effectively serve students with special educational needs. Through the current inclusive process, as a way of contributing to a better understanding of the subject, the objective of this study is to develop a didactic sequence to teach the content of inorganic acid and base functions with the help of a communication board from the theoretical discussion about education in the field of inclusive education as a proposal to embark on the paths of new pedagogical practices today. The study resumes, as a literature review, the Brazilian Educational Legislation, highlighting the Laws of Directives and Bases of National Education and other international documents, referring to the development of education and special education, as well as a historical context from the beginnings of humanity to the present day. As a methodological resource for this study, a qualitative research was chosen. The target audience was a student with ASD from the city of Pocinhos - PB, enrolled in high school at a state public school. As a data collection instrument, questionnaires were applied to evaluate the teaching of chemistry and the didactic sequence presented. The results obtained were systematized, discussed and interpreted in the light of the theoretical framework. The results indicate that the didactic proposal was well accepted by the researched student and has the potential to favor the learning of other students with disabilities, providing stimulation and interest in the study of chemistry and contributing to the teaching and learning process. It is concluded, therefore, that the didactic sequence linked to the communication board constitutes an essential pillar in the construction of teaching and learning for students with disabilities, as well as enabling educators to find solutions to the impasses inherent to special education.
Palavras-chave: Ensino de Química
Educação Inclusiva
Comunicação alternativa
TEA
chemistry teaching
inclusive education
alternative communication
TEA
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BARROS, Jaquiely Balbino. Uso da prancha de comunicação como recurso mediador dos conteúdos ácidos e bases voltada para estudantes com TEA. 2023. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4808
Data de defesa: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Jaquiely Balbino Barros.pdfDS - Jaquiely Balbino Barros2.19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD133.46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.