Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4788
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tradição e memória afro-indígena na cura por palavras: ecologia de saberes no ensino de história em Salgueiro /PE
Autor: Deodato, Raphaela Hildita de Sá Guedes 
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Segundo membro da banca: Nascimento, Regina Coelli Gomes
Resumo: Um dos grandes desafios para o/a professor/a e pesquisador/a que busca fazer o ensino de História de forma crítica e reflexiva é proporcionar aos/às estudantes uma forma de experienciar a História do tempo presente, tornando-os/as conscientes de sua ação sobre o local em que vivem e engajando-os/as na compreensão e valorização das tradições culturais existentes. Esta pesquisa proporciona analisar memórias de rezadeiras e rezadores da aldeia indígena Atikum e das comunidades quilombolas de Conceição das Crioulas e de Santana, em Salgueiro/PE e sua aplicabilidade no ensino de História. Com o objetivo geral de investigar como as artes de cura nas práticas das rezadeiras e dos rezadores das comunidades quilombolas e indígena e seus saberes e memórias contribuem na formação educativa dos/as estudantes nas aulas de História no Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal de Referência em Ensino Fundamental Dom Malan, em Salgueiro/PE. Este estudo situa-se no campo do Ensino de História em articulação com questões de interculturalidade afro-indígena à luz do conceito de ecologia de saberes. Essa teoria alimenta a ideia de que existem diversas formas de conhecimento e/ou interconhecimento que interagem nosso cotidiano. Por essa razão, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica embasada nas teorias de Halbwachs (2004) e Bosi (2010) sobre memória, Aragão e Rodrigues (2020) e Aragão e Nascimento (2021) sobre a sensibilidade na arte de cura através das palavras, André (2009), Mattos e Castro (2011) e Macedo (2010), sobre a metodologia da pesquisa etnográfica em Educação, Santos (2007) sobre a ecologia de saberes, e Gadotti (2009), sobre a ecopedagogia, utilizando como marcos legais os Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2019) e as Leis de nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Os/as colaboradores desta pesquisa são seis rezadeiras e rezadores (duas/dois de cada comunidade) com os quais realizamos entrevistas semiestruturadas e os sessenta e dois estudantes matriculados nas turmas de nono ano (turmas A e B) do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Referência em Ensino Fundamental Dom Malan, em Salgueiro/PE, onde aplicamos dois questionários (um diagnóstico e outro após a realização da sequência didática) e ministramos as oficinas subsidiárias ao caderno temático ecopedagógico, produto final de nossa dissertação. Vale salientar que a ecopedagogia incentiva a reorientação dos currículos para que incorporem de forma transdisciplinar o (re)pensar as ações humanas, sendo capazes de compreender o mundo partindo da própria realidade, o que contribui para a prática pedagógica dos/as professores/as de História da Rede Municipal de Ensino em Salgueiro/PE.
Abstract: One of the great challenges for teachers and researchers who seek to teach History in a critical and reflective way is to provide students with a way of experiencing the History of the present time, making them aware of their action on the place where they live and engaging them in understanding and valuing existing cultural traditions. This research provides an analysis of memories of rezadeiras and rezadores from the indigenous village Atikum and the quilombola communities of Conceição das Crioulas and Santana, in Salgueiro/PE and its applicability to the teaching of History. With the general objective of investigating how the healing arts in the practices of the rezadeiras and the rezadores of the quilombola and indigenous communities and their knowledge and memories contribute to the educational formation of the students in History classes in the last years of Elementary School at the Municipal School of Reference in Elementary Education Dom Malan, in Salgueiro/PE. This study is located in the field of History teaching in articulation with issues of Afro-indigenous interculturality in the light of the concept of ecology of knowledge, this theory feeds the idea that there are different forms of knowledge and/or inter-knowledge that interact in our daily lives. For this reason, this is a qualitative ethnographic research based on the theories of Halbwachs (2004) and Bosi (2010) on memory, Aragão and Rodrigues (2020) and Aragão and Nascimento (2021) about sensitivity in the art of healing through words, André (2009), Mattos and Castro (2011) and Macedo (2010) about the methodology of ethnographic research in Education, Santos (2007) on the ecology of knowledge, and Gadotti (2009) about ecopedagogy. We also used as legal frameworks the Curriculum Parameters of Pernambuco (2019) and the Laws nº 10.639/2003 and nº 11.645/2008. The collaborators of this research are six rezadeiras and rezadores (two from each community) with whom we conducted semi-structured interviews and the sixty-two students enrolled in the ninth grade classes (classes A and B) of Elementary School, at Escola Municipal of Reference in Elementary Education Dom Malan, in Salgueiro/PE, where we applied two questionnaires (one diagnosis and the other after the didactic sequence was carried out) and we gave subsidiary workshops to the ecopedagogical thematic notebook, the final product of our dissertation. It is worth mentioning that ecopedagogy encourages the reorientation of curricula so that they incorporate, in a transdisciplinary way, the (re)thinking of human actions, being able to understand the world starting from their reality itself, which contributes to the pedagogical practice of History of teachers from Municipal Education Network in Salgueiro/PE.
Palavras-chave: Tradição cultural
Ensino de história
Rezadeira
Rezador
Arte de cura
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Deodato, R. H. S. G. Tradição e memória afro-indígena na cura por palavras: ecologia de saberes no ensino de história em Salgueiro /PE. 2023. 222 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4788
Data de defesa: 27-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Raphaela depósito.pdfDS - Raphaela Hildita de Sá Guedes Deodato 7.87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
RAPHAELA_HILDITA_TERMO_DE_CONFIRMACAO_assinado (1).pdfTermo de depósito BDTD292.33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.