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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasiliano, Gildeneide da Silva-
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee1Costa, Antônio Roberto Faustino da-
dc.contributor.referee2Nobre, Francisco Augusto Silva-
dc.date.accessioned2023-09-28T14:56:10Z-
dc.date.issued2023-08-15-
dc.identifier.citationBRASILIANO, G. S. A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática. 2023. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) .- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4753-
dc.description.resumoO ensino de Ciências, e mais especificamente o ensino de Física, tem sido pauta de diversos debates no contexto de pesquisas educacionais. E entre as discussões que são suscitadas está a necessidade de reformulação didática e metodológica do ensino de Ciências. A supremacia das equações e a memorização de exercícios matemáticos são algumas das críticas ao ensino tradicional de Física. Nesse debate, algumas abordagens são destacadas como potencialmente relevantes na busca de melhorar o ensino das Ciências, e dentre elas se encontra a proposta de interlocução entre a Literatura e o referido ensino. Os argumentos a favor dessa proposta são diversos, porém a sua efetivação no ambiente escolar ainda é embrionária. Nesta pesquisa objetivamos investigar as potencialidades e limitações de uma proposta didática construída a partir da interlocução entre o ensino de Física e a literatura de ficção científica. A proposta foi elaborada a partir da obra Frankenstein, da autora Mary Shelley e, uma sequência didática circunscrita ao universo da alfabetização científica escolar será um dos resultados deste trabalho. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa limitada ao universo da pesquisa em ensino de Ciências. Pode ser considerada como uma pesquisa educacional ou estudo de caso. A intervenção didática foi realizada de maneira exitosa, se configurando em mais um passo no caminho da ruptura com o ensino tradicional que acaba limitando a ação didática em apenas um aspecto do conhecimento. Os estudantes assumiram uma postura mais ativa com uma evidente mudança de atitude no que diz respeito à construção do seu próprio conhecimento.por
dc.description.abstractThe teaching of Science, and more specifically the teaching of Physics, has been the subject of several debates in the context of educational research. And among the discussions that are raised is the need for didactic and methodological reformulation of Science teaching. The supremacy of equations and the memorization of mathematical exercises are some of the criticisms of traditional Physics teaching. In this debate, some approaches are highlighted as potentially relevant in the quest to improve Science teaching, and among them is the proposal for dialogue between Literature and the aforementioned teaching. The arguments in favor of this proposal are diverse, but its effectiveness in the school environment is still embryonic. In this research we aim to investigate the strengths and limitations of a didactic proposal built from the interlocution between the teaching of Physics and science fiction literature. The proposal was elaborated from the work Frankenstein, by the author Mary Shelley and, a didactic sequence circumscribed to the universe of school scientific literacy will be one of the results of this work. With regard to methodology, this is a qualitative research limited to the universe of research in Science teaching. It can be considered as an educational research or case study. The didactic intervention was carried out successfully, becoming one more step in the path of breaking with traditional teaching that ends up limiting the didactic action in just one aspect of knowledge. Students took a more active stance with an evident change in attitude with regard to building their own knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gildeneide Brasiliano (gildeneide.silva.brasiliano@aluno.uepb.edu.br) on 2023-09-22T16:39:01Z No. of bitstreams: 2 dissertação_Gildeneide sub.pdf: 2628267 bytes, checksum: 9bd8419ec6795fc2dd4067da003165df (MD5) Termo de Depósito BDTD (1) (1).pdf: 292291 bytes, checksum: 1ba988d8550eeb1b647a0da58adc111e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2023-09-25T12:55:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertação_Gildeneide sub.pdf: 2628267 bytes, checksum: 9bd8419ec6795fc2dd4067da003165df (MD5) Termo de Depósito BDTD (1) (1).pdf: 292291 bytes, checksum: 1ba988d8550eeb1b647a0da58adc111e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-28T14:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação_Gildeneide sub.pdf: 2628267 bytes, checksum: 9bd8419ec6795fc2dd4067da003165df (MD5) Termo de Depósito BDTD (1) (1).pdf: 292291 bytes, checksum: 1ba988d8550eeb1b647a0da58adc111e (MD5) Previous issue date: 2023-08-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaseng
dc.subjectFicção científicapor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectLitaraturapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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