Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4752
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicativos móveis para intérpretes educacionais de LIBRAS e suas contribuições à formação continuada e à polivalência da prática destes profissionais
Título(s) alternativo(s): the mobile apps for educational Sign Language interpreters and their contribution to the continuous education and the versatility of the practice of these professionals.
Autor: Rêgo, Lucielma Karla de Vasconcelos 
Primeiro orientador: Santos, Eliete Correia
Primeiro membro da banca: Nascimento, Juscelino Francisco do
Segundo membro da banca: Lucena, Helen Halinne Rodrigues de
Resumo: Esta pesquisa trata dos aplicativos móveis para intérpretes educacionais de Libras e suas contribuições à formação continuada e à polivalência da prática destes profissionais. O objetivo geral é analisar a relação entre os limites e as possibilidades dos aplicativos móveis de Libras na prática e formação continuada dos intérpretes educacionais, bem como as contribuições propostas por um aplicativo móvel específico para estes profissionais do estado de Pernambuco para o apoio efetivo aos surdos nesse contexto. E os objetivos específicos são: verificar limites e possibilidades dos aplicativos móveis de Libras na solução de dificuldades relacionadas à polivalência na prática dos intérpretes educacionais; e avaliar a percepção dos intérpretes de Libras sobre a importância dos aplicativos móveis sob os aspectos da polivalência na sua prática e na sua formação continuada. Para fundamentação desta pesquisa, utilizamos como base teórica autores como: Quadros (2004), Simões (2015), Dias et al. (2021), Albres (2017), Kelm (2021), Lacerda (2009), entre outros. Através deste estudo, foi desenvolvido um protótipo de um aplicativo educacional, com o intuito de fortalecer a formação continuada dos intérpretes e auxiliar sua prática polivalente. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório, sob uma abordagem qualitativa; e para obtenção dos dados, optou-se pelo questionário semiestruturado, que foi enviado para 60 intérpretes, dos quais 20 compuseram a nossa amostra. Os dados evidenciaram que apenas 5% dos intérpretes possuem graduação específica na área (bacharelado em Letras/Libras), 50% são licenciados, 25% não concluíram a graduação, 10% têm bacharelado em outra área e 10% não responderam. Dos 20 participantes, 60% conhecem algum aplicativo de Libras e já usaram aplicativo para tirar dúvidas e conhecer sinais, enquanto 40% alegam não conhecer. Quanto à utilidade do aplicativo na prática, 25% disseram que ajuda, 30% alegaram que ajuda pouco, razoavelmente ou não ajuda e 45% não usaram aplicativo; 30% afirmam que os aplicativos atendem suas necessidades, para 25% não atendem e 45% não responderam. Diante dos dados, defendemos que um aplicativo educacional, contendo sinais regionais das disciplinas, representa um apoio significativo aos intérpretes em sua prática polivalente e uma oportunidade de fortalecimento da formação específica na área. Apesar da existência de formações entre os participantes, estas não estão voltadas, de fato, para a prática educacional de modo mais específico. Conclui-se que, através desse aplicativo de Libras, os intérpretes consigam trabalhar de forma resolutiva diante da polivalência e das dificuldades em relação aos termos das disciplinas que não têm sinais ou que são desconhecidos, já que o intérprete educacional é relevante na área, porque é através dele que ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de forma mais eficaz e segura.
Abstract: This research regards the mobile apps for educational Sign Language interpreters and their contribution to the continuous education and the versatility of the practice of these professionals. The general objective is to analyse the relation between these mobile apps in regards to the limits and the possibilities in the practice and continuous education of the educational interpreters, as well as the proposed contributions by one specific mobile app for these professionals in the state of Pernambuco for the effective support to the deaf community in this context. The specific objectives are: to check the limits and the possibiliteis of these Sign Language mobile apps in the solution of the difficulties related to the multipurpose for the practice of the educational interpreters; and to evaluate the perception of the Sign Language interpreters as per the importance of the mobile apps in regards to the multipurpose aspect in its practice and at the continuous education. To support this research, we used as theoretical basis the authors such as: Quadros (2004), Simões (2015), Dias et al. (2021), Albres (2017), Kelm (2021), Lacerda (2009), among others. Through this study, a prototype of an educational mobile app was developed, with basis to strengh the continuous education of the interpreters and to support the multipurpose practice. A descriptive exploratory study was done under a qualitative approach and to obtain the data, a semi-strutured questionaire was prepared and sent to 60 interpreters, of which, 20 ones were our sample for this study. The data showed that only 5% of the interpreters have specific graduation in the area (bachalor’s degree in Literacy and Sign Language), 50% have degree, 25% are under graduation, 10% have bachelor’s degree in another area and 10% did not inform. Among the 20 participants, 60% know any mobile app in Sign Languague and have used the mobile app to solve doubts and to know the signs, on the other hand, 40% informed no information of any mobile app. As for the usefulness of the applicative in practice, 25% answered that it helps, 30% mentioned that it reasonably helps a little or not, and 45% do not use it; 30% assure the mobile app meets their needs, 25% does not meet their needs, and 45% did not answer. As per the data, we argue that one educational mobile app that contains regional signals of the subjects, does represent a reasonable support to the interpreters at their multipurpose practice and one opportunity to strengh the specific education in the area. Even though there is specific education among the participants, indeed, these knowledges are not for the educational practice purposes in a more specific manner. The conclusion is that, through this Sign Language mobile app, the interpreters may work in a resolutive manner due to the multipurpose and the difficulties in relation to the terms that the subjects do not have signals or that are known, therefore, the educational interpreter is relevant in the area, in fact that, by him, the content of the educational and learning processess occur in a more effective and safer ways.
Palavras-chave: Aplicativo móveis
Intérprete educacional
Formação continuada
LIBRAS
Interpré
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: RÊGO, L. K. V. Aplicativos móveis para intérpretes educacionais de LIBRAS e suas contribuições à formação continuada e à polivalência da prática destes profissionais. 2023. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4752
Data de defesa: 28-Ago-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito Dissertação Lucielma Rêgo.pdfTermo de Depósito81.05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS Lucielma Karla de Vasconcelos Rêgo.pdfPDF - LUCIELMA KARLA DE VASCONCELOS RÊGO1.42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.