Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4732
Tipo do documento: Dissertação
Título: Condições bucais, psicológicas e comportamentais associadas ao bullying e a disfunção orofacial em escolares de 8 a 10 anos
Título(s) alternativo(s): Oral, psychological and behavioral conditions associated with bullying and orofacial dysfunction in schoolchildren aged 8 to 10 years
Autor: Araujo, Luiza Jordania Serafim de 
Primeiro orientador: Granville-Garcia, Ana Flávia
Primeiro coorientador: Gomes, Monalisa Cesarino
Primeiro membro da banca: Leão, Bianca Lopes Cavalcante de
Segundo membro da banca: Costa, Edja Maria Melo de Brito
Resumo: O objetivo desse trabalho foi investigar as condições bucais, psicológicas e comportamentais associadas ao bullying e a disfunção orofacial em escolares de 8 a 10 anos. Foi realizado estudo transversal no qual participaram 739 crianças de escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB, escolhidos aleatoriamente. As crianças responderam uma pergunta sobre episódios de bullying relacionado a saúde bucal, o questionário The Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS) sobre ansiedade infantil e ao Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S) para avaliar a disfunção orofacial. Os pais/responsáveis responderam um questionário socioeconômico, o Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) sobre distúrbios do sono relacionada à criança, o Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scales (FACES-III) instrumento de coesão familiar e o Oral Health Literacy-Adults Questionnaire (OHL-AQ) sobre alfabetismo em saúde. Quatro examinadores devidamente calibrados avaliaram as crianças para diagnóstico da cárie dentária pelo International Caries Detection and Assessment System (ICDAS), má oclusão pelo Dental Aesthetic Index (DAI), disfunção orofacial por meio do Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S) e traumatismo dentário pela classificação de Andreasen et al., 2007 (Kappa>0,80). As variáveis contextuais foram tipo de escola e renda do bairro escolar. A organização e análise dos dados foram realizadas no software SPSS Statistics (SPSS para Windows, versão 25.0; IBM Inc., Armonk, NY, EUA). Estatísticas descritivas foram utilizadas para caracterização da amostra. Os modelos de regressão de Poisson multinível não ajustados e ajustados foram utilizados para descrever a associação entre variáveis resultado e preditoras. O resultado desse estudo gerou dois artigos. No artigo 1 a prevalência do bullying foi de 13,3%. Na análise ajustada, após inserção de determinantes individuais e de contexto, a má oclusão (RP= 1.59; IC95%: 1.03-2.44) e a ansiedade (RP= 1.79; IC95%: 1.10-2.93) permaneceram associados ao bullying em crianças. Em relação ao contexto, a menor renda mensal do bairro da escola (RP= 1.75; IC95%: 1.12-2.72) foi associada ao bullying. No artigo 2 a prevalência da disfunção orofacial foi de 33,3%. Na análise ajustada, após inserção de determinantes individuais e de contexto, uma menor renda mensal familiar (RP=1.10; IC95%: 1.04-1.15); uma maior quantidade de dentes cariados (RP= 1.04; IC95%: 1.04-1.05); a presença de traumatismo dentário (RP= 1.05; IC95%: 1.01-1.11); a presença de má oclusão definida (RP=0.76; IC95%: 0.71-0.81); a má oclusão muito grave/grave (RP= 1.27; IC95%= 1.21-1.32); presença de distúrbios do sono (RP= 1.63; IC95%: 1.56-1.70) e a ansiedade (RP=1.19; IC95%: 1.13-1.25) permaneceram associados a disfunção orofacial. Em relação ao contexto, tipo de escola pública (RP=1.08; IC95%: 1.02-1.14) foi associada a disfunção orofacial. Concluiu-se que a ansiedade e má oclusão influenciaram a presença do bullying e a menor renda familiar do bairro da escola foi considerado um determinante contextual importante para o aumento da prevalência de bullying. A menor renda mensal familiar, maior quantidade de dentes cariados, a presença de traumatismo dentário e má oclusão, distúrbios do sono e ansiedade influenciaram a ocorrência da disfunção orofacial. Em relação aos determinantes contextuais, o tipo de escola pública desempenhou papel significativo para aumentar a disfunção orofacial.
Abstract: The objective of this study was to investigate the oral, psychological and behavioral conditions associated with bullying and orofacial dysfunction in schoolchildren aged 8 to 10 years. A cross-sectional study was carried out in which 739 children from public and private schools in Campina Grande-PB participated, chosen at random. Children answered a question about episodes of bullying related to oral health, The Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS) questionnaire on childhood anxiety, and the Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S) to assess orofacial dysfunction. Parents/guardians answered a socioeconomic questionnaire, the Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) about child-related sleep disorders, the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scales (FACES-III) family cohesion instrument and the Oral Health Literacy-Adults Questionnaire (OHL-AQ) on health literacy. Four duly calibrated examiners evaluated the children for the diagnosis of dental caries using the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS), malocclusion using the Dental Aesthetic Index (DAI), orofacial dysfunction using the Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S) and trauma. dental according to the classification of Andreasen et al., 2007 (Kappa>0.80). Contextual variables were type of school and income in the school district. Data organization and analysis were performed using SPSS Statistics software (SPSS for Windows, version 25.0; IBM Inc., Armonk, NY, USA). Descriptive statistics were used to characterize the sample. Multilevel unadjusted and adjusted Poisson regression models were used to describe the association between outcome and predictor variables. The result of this study generated two articles. In article 1, the prevalence of bullying was 13.3%. In the adjusted analysis, after insertion of individual and contextual determinants, malocclusion (PR= 1.59; 95%CI: 1.03-2.44) and anxiety (PR= 1.79; 95%CI: 1.10-2.93) remained associated with bullying in children. Regarding the context, the lowest monthly income in the school district (PR= 1.75; 95%CI: 1.12-2.72) was associated with bullying. In article 2, the prevalence of orofacial dysfunction was 33.3%. In the adjusted analysis, after insertion of individual and context determinants, a lower monthly family income (PR=1.10; 95%CI: 1.04-1.15); a greater number of decayed teeth (PR= 1.04; CI95%: 1.04-1.05); the presence of dental trauma (PR= 1.05; 95% CI: 1.01-1.11); the presence of definite malocclusion (PR=0.76; 95%CI: 0.71-0.81); very severe/severe malocclusion (PR= 1.27; CI95%= 1.21-1.32); presence of sleep disorders (PR= 1.63; CI95%: 1.56-1.70) and anxiety (PR=1.19; CI95%: 1.13-1.25) remained associated with orofacial dysfunction. Regarding context, type of public school (PR=1.08; 95%CI: 1.02-1.14) was associated with orofacial dysfunction. It was concluded that anxiety and malocclusion influenced the presence of bullying and the lower family income in the school neighborhood was considered an important contextual determinant for the increase in the prevalence of bullying. Lower family monthly income, higher number of decayed teeth, presence of dental trauma and malocclusion, sleep disorders and anxiety influenced the occurrence of orofacial dysfunction. Regarding contextual determinants, the type of school played a significant role in increasing orofacial dysfunction.
Palavras-chave: Sistema estomatognático
Educação em saúde bucal
Relações familiares
Área(s) do CNPq: ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: ARAÚJO, Luiza Jordania Serafim de. Condições bucais, psicológicas e comportamentais associadas ao bullying e a disfunção orofacial em escolares de 8 a 10 anos. 2023. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4732
Data de defesa: 3-Ago-2023
Aparece nas coleções:PPGO - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Luiza Jordania Serafim de Araujo.pdfDS - Luiza Jordania Serafim de Araujo3.09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD1.18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.