Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Ellen Marques de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9602175013112639por
dc.contributor.advisor1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.contributor.referee1Santos, William de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2735274515992218por
dc.contributor.referee2Aragão, Patrícia Cristina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.date.accessioned2023-07-11T11:04:30Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationFARIAS, Ellen Marques de. Ensino de polígonos: proposta metodológica a partir do origami. 2023. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4683-
dc.description.resumoA concepção de que a aprendizagem da matemática se destina a pessoas com habilidades cognitivas específicas em detrimento de outras menos dotadas, resulta de preconceitos construídos no ambiente escolar. Para desmistificar essa ideia, trabalhamos uma proposta metodológica voltada ao conteúdo polígonos por meio do origami, ao analisar o desempenho de alunos do 7º ano, no que se refere a aprendizagem do conteúdo polígonos ao relacioná-los à construção de diferentes formas do Origami. Ao observar o desempenho da aprendizagem dos alunos fundado na realização desta proposta, intentamos contribuir tanto com a metodologia do professor ao ensinar este conteúdo, quanto com a aprendizagem do aluno. O desempenho do aluno no conteúdo de matemática, muitas vezes, associa-se à metodologia utilizada pelos professores, por isso o motivo de apresentar aos docentes leitores desta pesquisa, uma maneira diferenciada de explanar o conteúdo da matemática, a fim de amenizar níveis de complexidade no aprendizado do aluno instituídas pela escola e sociedade. As discussões desta pesquisa estão fundamentadas abordagem qualitativa com dados coletados por meio de questionários, planejamento e realização da proposta focada na relação entre a construção de origami, o ensino dos polígonos e a aprendizagem dos alunos. Percebemos que a utilização do origami na sala de aula contribuiu na melhoria da aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos, cuja contribuição pode ser estendida a outros conteúdos da matemática, quanto ao desenvolvimento de habilidades sócio cognitivas necessárias ao aprendizado da matemática. Palavras-chave: ensino fundamental II; geometria; origami; polígonos.por
dc.description.abstractThe notion that learning mathematics is only intended for individuals with specific cognitive abilities and not for those who are less gifted is a result of prejudices constructed within the school environment. To demystify this idea, we worked on a methodological proposal focused on the content of Polygons through origami, analyzing the performance of 7th-grade students in learning Polygon content by relating it to the construction of different forms of Origami. By observing the performance of students' learning based on this proposal, we aimed to contribute to both the teacher's methodology in teaching this content and the student's learning. The student's performance in mathematics content is often associated with the methodology used by teachers, which is why we present to the teacher readers of this research a differentiated way of explaining mathematics content in order to alleviate levels of complexity in learning established by the school and society. The discussions of this research are based on a qualitative approach with data collected through questionnaires, planning, and implementation of the proposal focused on the relationship between the construction of origami, teaching of Polygons, and student learning. We observed that the use of origami in the classroom contributed to the improvement of student learning in the content, whose contribution can be extended to other mathematics content, as well as the development of socio-cognitive skills necessary for learning mathematics. Keywords: middle school; geometry; origami; polygons.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ellen Marques de Farias (ellen.farias@aluno.uepb.edu.br) on 2023-07-07T04:32:08Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito_ Ellen Marques de Farias.pdf: 77661 bytes, checksum: f90b343ccf51e02a6f09f8d811abb425 (MD5) DS - Ellen Marques de Farias.pdf: 3611725 bytes, checksum: b88f53d03b90ad7ea1102edabe468e14 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: ellen.farias@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Ellen Marques de Farias Matrícula: 2020095102 Prezada senhora Ellen Marques de Farias, boa tarde. A submissão da sua obra acadẽmica temporariamente não foi aceita. O depósito poderá ser editado pelo(a) concluinte para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados. Depois disso, basta efetuar uma nova submissão. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027 e na configuração apresentada no template. O que falta retificar: Renomear o elemento pós-textual “9 REFERÊNCIAS” para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 120. 02. Como o trabalho acadêmico apresenta a estrutura de dissertação, para esse tipo de formato, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “3 GEOMETRIA: Engate acadêmico-social para o estudante (diálogo!) ”, na página 30, deveria ser iniciada na página 31. E assim por diante para todas as seções primárias e para os elementos pós-textuais. Quando efetuar o ajuste, para melhor garantia, verifique se todas as seções primárias estão iniciando em páginas novas. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc), conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Sendo assim, por exemplo, no sumário a seção secundária “2.1 ENSINO MATEMÁTICA: Abordagem avaliativa da prática docente” deve ser digitada no corpo da dissertação dessa mesma forma, e não com o título em negrito. O mesmo raciocínio se aplica para os títulos de todas as outras seções. Efetuar uma revisão geral para esses casos. 05. Não usar caixa alta em qualquer expressão do tipo “Fonte: ELABORADA PELA AUTORA (2022).. Como deve ficar: Fonte: Elaborada pela autora, 2022. 06. Na atual página 120 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo e índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (ABNT NBR 14724:2011 e ABNT NBR 6024:2012). 07. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Ainda restando dúvidas quanto à paginação da FC, pode perguntar a mim quando todo o trabalho de correção estiver finalizado. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 08. Quanto ao Termo de depósito BDTD: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, preencha com a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no modelo do termo. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC ou no produto educacional) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo,a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-07-07T18:20:46Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ellen Marques de Farias (ellen.farias@aluno.uepb.edu.br) on 2023-07-10T04:36:48Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito_ Ellen Marques de Farias.pdf: 79706 bytes, checksum: e7fe960582e6a73062b68a31ad4c85b2 (MD5) DS - Ellen Marques de Farias.pdf: 3598768 bytes, checksum: 0607813269df3ab7df0e610eb1f2c8c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-07-10T16:04:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito_ Ellen Marques de Farias.pdf: 79706 bytes, checksum: e7fe960582e6a73062b68a31ad4c85b2 (MD5) DS - Ellen Marques de Farias.pdf: 3598768 bytes, checksum: 0607813269df3ab7df0e610eb1f2c8c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-11T11:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito_ Ellen Marques de Farias.pdf: 79706 bytes, checksum: e7fe960582e6a73062b68a31ad4c85b2 (MD5) DS - Ellen Marques de Farias.pdf: 3598768 bytes, checksum: 0607813269df3ab7df0e610eb1f2c8c6 (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectOrigamipor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEnsino de polígonos: proposta metodológica a partir do origamipor
dc.title.alternativeTeaching Polygons: methodological proposal based on origamieng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito BDTD77.84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS - Ellen Marques de Farias.pdfDS - Ellen Marques de Farias3.51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.