Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4659
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma atividade experimental de produção do vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar (SACCHARUM SPP.), baseada no saber popular, para abordagem da oxidação do etanol a ácido acético no ensino médio
Título(s) alternativo(s): An experimental vinegar production activity from sugar cane bagasse (SACCHARUM SPP.), based on popular knowledge, to approach the oxidation of ethanol to acetic acid in high school
Autor: Silva, Agnaldo Robson da
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Marcelino Filho, Cristiano de Almeida Cardoso
Segundo membro da banca: Diniz JUnior, Antônio Inácio
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma Sequência Didática (SD) baseada em saberes populares e na experimentação investigativa na construção de conhecimentos químicos vinculados à temática produção artesanal de vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar (Saccharum spp.). O aporte teórico utilizado abordou autores que discutem o saber popular, como Freire (1992); a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade e meio Ambiente, como Brasil (2008); a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordada por Nasário (2018, p. 31), dentre outros teóricos que auxiliaram a construção de diálogos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. O público alvo foi constituído por 13 alunos matriculados na 3ª série da Escola de Referência em Ensino Médio Severino de Andrade Guerra, que funciona em regime semi-integral, instituição pública situada no município de Machado-PE. O percurso metodológico traçado nesse trabalho envolveu uma entrevista semiestruturada com um produtor de vinagre artesanal, que fabricava este produto utilizando o bagaço da cana-de-açúcar (Saccharum spp.). Também foi proposto aos alunos participantes da pesquisa a formulação de questões que gostariam de aprender em relação ao processo e que pudessem ser explicadas por meio de conceitos científicos de maneira interdisciplinar. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários para avaliação do Ensino de Química e da SD apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico, após a análise dos dados constatou-se que a pesquisa foi frutífera em relação aos objetivos propostos, e que a SD elaborada foi bem aceita pelos alunos participantes, tendo assim relevância na aprendizagem do conteúdo oxidação do etanol a ácido carboxílico. Dessa forma a SD favoreceu as relações professor-aluno e provocou estímulo e interesse pelo estudo da química, além de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes da pesquisa.
Abstract: This study aimed to analyze the possible contributions of a Didactic Sequence (DS) based on popular knowledge and investigative experimentation in the construction of chemical knowledge linked to the theme of artisanal production of vinegar from sugarcane bagasse (Saccharum spp.). The theoretical framework used addressed authors who discuss popular knowledge, such as Freire (1992); the Science-Technology-Society and Environment perspective, such as Brazil (2008); the National Common Curricular Base (BNCC), addressed by Nasário (2018, p. 31), among other theorists who helped build dialogues. This is a qualitative research. The target audience consisted of 13 students enrolled in the 3rd grade of the Escola de Referência em Ensino Médio Severino de Andrade Guerra, which operates in a semi-full regime, a public institution located in the municipality of Machado-PE. The methodological route outlined in this work involved a semi-structured interview with an artisanal vinegar producer, who manufactured this product using sugarcane bagasse (Saccharum spp.). It was also proposed to the students participating in the research the formulation of questions that they would like to learn about the process and that could be explained through scientific concepts in an interdisciplinary way. As a data collection instrument, questionnaires were applied to evaluate Chemistry Teaching and the DS presented. The results obtained were systematized in graphs and tables, discussed and interpreted in the light of the theoretical framework, after analyzing the data it was found that the research was fruitful in relation to the proposed objectives, and that the DS elaborated was well accepted by the participating students, thus having relevance in learning the oxidation content of ethanol to carboxylic acid. In this way, SD favored teacher-student relationships and provoked stimulation and interest in the study of chemistry, in addition to contributing to the teaching and learning process of students participating in the research.
Palavras-chave: Ensino de Química
Produção de Vinagre
Experimentação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Agnaldo Robson da. Uma atividade experimental de produção do vinagre a partir do bagaço da cana-de-açúcar (SACCHARUM SPP.), baseada no saber popular, para abordagem da oxidação do etanol a ácido acético no ensino médio. 2023. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4659
Data de defesa: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Agnaldo Robson da SilvaDS - Agnaldo Robson da Silva 3.83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD408.3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.