Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4657
Tipo do documento: Dissertação
Título: Protagonismo e visibilidade produtivas do corpo negro-gay no romance Querido ex, de Juan Jullian
Autor: Santos, Jailton Galdino dos 
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Primeiro membro da banca: Junior, José Veranildo Lopes da Costa
Segundo membro da banca: Duarte, Francisca Zuleide
Resumo: Neste texto, disserto sobre o corpo negro-gay representado no romance Querido Ex, (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade), publicado em 2020, pelo carioca Juan Jullian. Centro a discussão na relação corpo negro-gay do protagonista da narrativa, bem como na solidão do mesmo, que é superada ao longo do romance. O modo de abordar a questão é pautado no conceito de produtividade de Michel Foucault (1988, 2004), porque entendo que a representação deste indivíduo não pode ser vista unicamente na chave de leitura não afirmativa. Como pressupostos teóricos, além do já citado, adoto os estudos de Hall (2006), Dalcastagnè (2008), Silva (2012), entre outros, para refletir sobre negrura, corpo, identidade, gênero e sexualidade. Defendo que o protagonismo na literatura contemporânea, de personagens à margem da sociedade contribui para dar visibilidade a estes sujeitos, rompendo com o sistema hegemônico da sociedade branca e cis-heteronormativa. Portanto, esta pesquisa é pautada em discussões que buscam entender o protagonismo de negros-gays no romance contemporâneo e com a necessidade na escrita de narrativas que tragam sujeitos à margem para o centro das discussões.
Abstract: En este texto, diserto sobre el cuerpo negro-gay presente en el libro Querido Ex, (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade) publicado en 2020, por el autor carioca Juan Jullian. Centro la discusión con relación a el cuerpo negro-gay del protagonista de la narrativa, como también en la soledad de él, que se supera a lo largo del romance. La manera de abordar la cuestión es pautada en el concepto de productividad de Michel Foucault (1988, 2004), porque comprendo que la representación de este individuo no puede ser mirada únicamente por medio de la lectura no afirmativa. Como propuestas teóricas, además de lo antedicho, adopto los estudios de Hall (2006), Dalcastagnè (2008), Silva (2012), entre otros, para reflexionar sobre negrura, cuerpo, identidad, género y sexualidad. Defiendo que el protagonismo en la literatura contemporánea, de personajes olvidados por la sociedad, contribuye para la visibilidad a estos sujetos, rompiendo con el sistema hegemónico de la sociedad blanca y cis-heteronormativa. Por lo tanto, esta investigación se basa en discusiones que contribuyen a la comprensión del protagonismo de los negros-gays en el romance contemporáneo y la necesidad de componer narrativas que traen temas de los márgenes al centro de las discusiones.
Palavras-chave: Corpo
Negro
Identidade
Orientação sexual
Produtividade do poder
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: SANTOS, J. G. Protagonismo e visibilidade produtivas do corpo negro-gay no romance Querido ex, de Juan Jullian. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4657
Data de defesa: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JAILTON GALDINO.pdfDocumento principal (Dissertação de Mestrado)934.81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo para publicação.pdfTermo de Depósito79.79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.