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Tipo do documento: Dissertação
Título: Importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores
Autor: Santino, Lyuska Leite Andrelino 
Primeiro orientador: Dias, Márcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina de
Segundo membro da banca: Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Resumo: A formação de professores é um assunto primordial quando buscamos uma educação de qualidade. Ela vai muito além de reuniões esporádicas, que auxiliam os professores no seu planejamento anual. A formação de professores quando bem realizada, auxilia os professores a terem melhores metodologias em sala de aula e a conseguirem fazer a diferença dentro da educação. As políticas públicas voltadas para à educação são uma maneira de garantir que o que está prescrito na lei “O acesso à educação é um direito de todos” torne-se possível à toda a população do país e também trazem melhorias para a docência com a criação dos Programas Pedagógicos. Dentre vários Programas Pedagógicos, este trabalho fala especificamente sobre o Programa de Residência Pedagógica. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar a importância do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Para tanto, foram aplicados questionários com os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba que participaram do Programa de Residência Pedagógica entre os anos de 2018 e 2020. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários de forma online através da plataforma Google Forms. Os residentes foram indagados sobre: a contribuição dos cursos de formação para a prática docente; as estratégias didáticas utilizadas; a produção científica que obtiveram; a atividade mais representativa dentro do Programa e a atividade com que os alunos mais se identificaram. De acordo com os resultados, pude reiterar o quanto o Programa de Residência Pedagógica é rico e como ele é primordial para qualquer estudante de Licenciatura que deseje seguir a docência, visto que é uma experiência única de imersão em uma sala de aula.
Abstract: Teacher training is a key issue when we seek quality education. It goes far beyond sporadic meetings, which help teachers in their annual planning. Teacher training, when well done, it helps teachers to have better methodologies in the classroom and to be able to make a difference within education. Public policies aimed at education are a way of guaranteeing that what is prescribed in the law, “Access to education is a right for all”, becomes possible for the entire population of the country and also bring improvements to teaching with the creation of Pedagogical Programs. Among several Pedagogical Programs, this paper specifically talks about the Pedagogical Residency program. Therefore, the main goal of this work is to analyze the importance of the Pedagogical Residency program in the initial training of Science and Biology teachers. To this end, questionnaires were applied to students of the Degree in Biological Sciences at the State University of Paraíba who participated in the Pedagogical Residence Program between the years 2018 and 2020. As a data collection instrument, online questionnaires were applied through the Google platform Forms. Residents were asked about: the contribution of training courses to teaching practice; the didactic strategies used; the scientific production they obtained; the most representative activity within the Program and the activity with which the students most identified. According to the results, it was possible to reiterate how rich the Pedagogical Residency program is and how essential it is for any Degree student who wishes to pursue teaching, since it is a unique experience of immersion in a classroom.
Palavras-chave: Formação de professores
Políticas públicas em educação
Residência pedagógica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTINO, Lyuska Leite Andrelino. Importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores. 2023. 76 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4644
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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