Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4621
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas educomunicativas no ensino de ciências: a rádio escola numa perspectiva de divulgação e popularização da ciência
Autor: Leite, Juliana Karla Maia 
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Primeiro membro da banca: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Segundo membro da banca: Leodoro, Marcos Pires
Resumo: A presente pesquisa tem como enfoque propor uma prática educativa no ensino de ciências com a finalidade de divulgação e popularização do conhecimento científico através da utilização de uma rádio escola situada nas dependências da Escola Municipal Padre Pedro Serrão na cidade de João Pessoa-PB. O principal objetivo é compreender como a rádio escola possibilita a divulgação científica e a aprendizagem da ciência entre alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Esse trabalho se justifica pela necessidade de tornar acessível o conhecimento científico através de uma linguagem simplificada e inteligível, bem como aproximar esse saber formal do saber popular, visando desfazer a imagem distorcida que a ciência possui de conhecimento absoluto. O estudo constou de uma pesquisa com observação participante na qual os dados foram obtidos durante as intervenções e analisados qualitativamente. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário semiestruturado, gravações de voz e vídeo, registros fotográficos e diário de bordo. O referencial teórico que orientou este trabalho buscou desenvolver-se através de delineamentos sobre a Educomunicação para dar suporte aos fundamentos acerca da informação científica e sua divulgação utilizando a rádio escola como recurso potencializador nesse processo. A metodologia foi baseada na produção de um programa de ciências desenvolvido pelos próprios alunos e que teve a rádio escolar como dispositivo de construção coletiva do fazer pedagógico para democratização do conhecimento científico. Este trabalho trouxe contribuições que contemplaram uma ressignificação desse conhecimento a fim de quebrar paradigmas engessados no ensino de ciências e na busca da acessibilidade a este saber a partir do ponto de vista de tornar seu discurso informal, possibilitando a construção da cultura científica no espaço escolar sob a atmosfera de um ecossistema educomunicativo com a intenção de estabelecer um diálogo horizontal entre seus participantes, bem como promover uma aprendizagem comprometida com os aspectos sociais, políticos e econômicos que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Abstract: This research focuses on proposing an educational practice in science teaching with the aim of disseminating and popularizing scientific knowledge through the use of a radio school located on the premises of the School Municipal Padre Pedro Serrão in the city of João Pessoa-PB. The main objective is to understand how the radio school enables scientific dissemination and science learning among students in the 8th and 9th grades of elementary school. This work is justified by the need to make scientific knowledge accessible through a simplified and intelligible language, as well as bringing this formal knowledge closer to popular knowledge, aiming to undo the distorted image that science has of absolute knowledge. The study consisted of a survey with participant observation in which data were obtained during interventions and analyzed qualitatively. The data collection instruments were a semi-structured questionnaire, voice and video recordings, photographic records and a logbook. The theoretical framework that guided this work sought to develop through outlines on Educommunication to support the fundamentals about scientific information and its dissemination using radio school as a potentializing resource in this process. The methodology was based on the production of a science program developed by the students themselves and which had the school radio as a device for the collective construction of pedagogical work for the democratization of scientific knowledge. This work brought contributions that contemplated a re-signification of this knowledge in order to break paradigms stuck in science teaching and in the search for accessibility to this knowledge from the point of view of making its discourse informal, enabling the construction of scientific culture in the school space under the atmosphere of an educommunicative ecosystem with the intention of establishing a horizontal dialogue between its participants, as well as promoting learning committed to the social, political and economic aspects that permeate the relationships between science, technology and society.
Palavras-chave: Divulgação científica
Popularização da ciência
Rádio escola
Educomunicação
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: LEITE, J. K. M. Práticas educomunicativas no ensino de ciências: a rádio escola numa perspectiva de divulgação e popularização da ciência. 2023. 123 f. Dissertação (Metrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4621
Data de defesa: 13-Mar-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JULIANA KARLA MAIA LEITE.docx.pdfDissertação JULIANA KARLA MAIA LEITE1.77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo.pdf607.69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.