Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4609
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura e escrita: proposta de sequência didática a partir do gênero memórias literárias no 6º ano do ensino fundamental
Autor: LOPES, Ana Paula da Silva 
Primeiro orientador: MARTINS, Iara. Ferreira de Melo
Primeiro membro da banca: FARIAS, Luana Francisleyde Pessoa
Segundo membro da banca: AQUINO, Maria de Fátima de Souza
Resumo: A maioria dos alunos ingressam no ensino fundamental com dificuldades nas modalidades de leitura e escrita. Ao analisarmos a situação da nossa escola, situada no município de Nova Cruz - RN, a realidade não é diferente, pois os valores indicados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB estão abaixo da meta projetada. Diante deste cenário, justificamos nosso trabalho e elaboramos uma proposta pedagógica que tem como objetivo geral elaborar uma sequência didática, baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que tem como finalidade o aprimoramento da leitura e escrita dos nossos alunos utilizando como objeto de estudo o gênero textual/discursivo memórias literárias. A pesquisa ajusta-se a uma abordagem de cunho qualitativo, de natureza propositiva e descritiva, que está alicerçada em material de referencial bibliográfico. Apesar desta investigação partir de um problema em nossa sala de aula, devido à pandemia do COVID-19, não haverá aplicação da proposta de atividade. Tomamos como embasamento teórico em relação à leitura e escrita autores como Solé (1998), Campos e Lima (2004), Cafieiro (2010), Koch; Elias (2021, 2022), Koch (2015), Kleiman (2002), Duran (2009), Terra (2019), Geraldi (2003), Marcuschi (2010), Dolz; Schneuwly (2004). Com relação aos gêneros textuais/discursivos utilizamos Brasil (1998), Brasil (2018), Marcuschi (2008, 2010), Fiorin (2020), Bakhtin (1997, 2016), Sobral (2009), Koch (2015, 2021), Nascimento (2018), Gaydeczka (2013), Silva (2021), Altenfelder e Clara (2021), dentre outros. Esperamos que os alunos consigam por intermédio dessa proposta pedagógica, aprimorar a leitura e escrita, assim como ampliação do repertório do gênero Memórias Literárias estudado e a melhoria, consequentemente, do IDEB da escola.
Abstract: Students enter elementary school with difficulties in reading and writing, thus making it difficult to advance in the knowledge they must acquire. When analyzing the situation of our school in relation to data released by the National Institute of Studies and Research (INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), noting that our Basic Education Development Index (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) needs to be improved, knowing that it measures, in addition to the approval rates of public schools, it also analyzes knowledge of Portuguese and Mathematics, so it is necessary to turn our attention to these numbers and to the resolution of this problem. Our school, located in the county of Nova Cruz - RN, is a state institution and obtained an average of 3.1 in 2021, so our projected goal would be 4.5 for years to come. Faced with this scenario, we thought of a pedagogical proposal that has the general objective of elaborating a didactic sequence based on the model of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) that has the purpose of improving the reading and writing of our students using as an object of study the textual/discursive genre literary memories. The research fits a qualitative approach, of a propositional and descriptive nature, constituting itself in a bibliographical research. A work that starts from the investigation of a problem in the classroom and that uses books, websites and other publications that address the theme discussed here. We take as a theoretical basis in relation to reading and writing Solé (1998), Campos and Lima (2004), Cafieiro (2010), Koch and Elias (2021, 2022), Koch (2015), Kleiman (2002), Duran (2009), Terra (2019), Geraldi (2003), Marcuschi (2010), Dolz and Schneuwly (2004). With regard to textual/discursive genres, we used Brasil (1998), Brasil (2018), Marcuschi (2008, 2010), Fiorin (2020), Bakhtin (1997, 2016), Sobral (2009), Koch (2015, 2021), Nascimento (2018), Gaydeczka (2013), Silva (2021), Altenfelder and Clara (2021), among others, with all the chapters passed by official education documents Brasil (1998), Brasil (2018). We hope that students will be able, through this proposal, to improve reading and writing, as well as expanding the repertoire of the studied genre and consequently improving the school's IDEB.
Palavras-chave: escrita
memórias literárias
sequência didática
ensino
writing
literary memories
Following teaching
Teaching.
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: LOPES, Ana Paula da Silva. Leitura e escrita: proposta de sequência didática a partir do gênero memórias literárias no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 134 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, PB.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4609
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de cadastramento e autorização da biblioteca.pdfTermo de cadastramento e autorização da biblioteca99.21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS- Ana Paula da Silva Lopes.pdfDS- Ana Paula da Silva Lopes1.04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.