Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4604
Tipo do documento: Dissertação
Título: O negócio da cultura: os impactos dos incentivos fiscais para a cultura na Paraíba
Autor: LUCENA, Hipolito de Sousa 
Primeiro orientador: Sousa, João
Resumo: Discutir a cultura em suas várias dimensões, buscando relaciona-la com as questões do desenvolvimento e da sustentabilidade, analisando em uma perspectiva metodológica, capaz de produzir uma compreensão de tais temas como decorrência de uma Sociedade contemporânea, que busca definir os espaços de reterritorializações da cultura. Busca-se, trazer à tona o alinhamento conceitual sobre o que vem a ser a Economia da Cultura. Veremos no trabalho que a atenção com as políticas culturais no mundo e, em especial, no Brasil é recente, e o trabalho faz um passeio analítico e descritivo dos principais momentos das políticas públicas de cultura no Brasil, vamos ver que as leis de incentivo fiscal sempre foram elementos centrais no fomento às atividades culturais no Brasil, e que se proliferaram nas instâncias subnacionais, estados e municípios. A dissertação traz uma descrição dos mecanismos de incentivos regional e local, FIC, FMC e o FUMIC, que são instrumentos de fomento de abrangência estadual e municipal que complementam e se completam no ideal de desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região, por meio da ação cultural.
Abstract: Discuss culture in its various dimensions, seeking it relates to the issues of development and sustainability, in analyzing a methodological perspective, capable of producing an understanding of such issues as a result of a Contemporary Society, which seeks to define the spaces of reterritorializations culture. Searching is also at work, bringing up the conceptual alignment on what becomes the Economics of Culture. We'll look at work that attention to cultural policies in the world and in particular in Brazil is recent, and the work is a tour of the main analytical and descriptive moments of public cultural policies in Brazil, we see that the tax incentive laws always were central elements in promoting cultural activities in Brazil, and proliferated in subnational (state and municipal). The dissertation provides a description of the mechanisms of regional and local incentives, FIC, FMC and Fumic, which are instruments of promoting statewide and municipal that complement and complete the ideal of economic, social and cultural development of our region through cultural action.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citação: LUCENA, Hipolito de Sousa. O negócio da cultura: os impactos dos incentivos fiscais para a cultura na Paraíba. 2022. 127 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4604
Data de defesa: 17-Nov-2022
Aparece nas coleções:PPGDR - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hipolito Lucena.pdfDissertação O Negócio da Cultura4.54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação .pdfTermo de autorização de inserção de tese ou dissertação149.3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de confirmação e cadastramento .pdfTermo de confirmação de cadastramento160.83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.