Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriana Veríssimo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0214459049663492por
dc.contributor.advisor1Luna, Karla Patrícia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043580578707915por
dc.contributor.referee1Sousa, Jair Moisés de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937979982636984por
dc.contributor.referee2Silva, Monica Maria Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8972860324282858por
dc.contributor.referee3Oliveira, Érica Caldas Silva de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611099711590583por
dc.date.accessioned2023-04-25T21:33:48Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Veríssimo da. Estratégias em Educação Ambiental para valorização da mata de São José da Mata, Campina Grande-PB. 2022. 103 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4599-
dc.description.resumoO ensino de Botânica, muitas vezes, é considerado pela maioria dos educandos (as) como um aprendizado de difícil compreensão, desinteressante e enfadonho. Sabendo que a ação humana no ambiente é reflexo da maneira como o percebe, com este trabalho teve por objetivo desenvolver e avaliar estratégias metodológicas de Educação Ambiental, para o processo ensino e aprendizagem voltados à compreensão e à valorização da diversidade de plantas, sobretudo aquelas constituintes do bioma Caatinga. Trata-se de uma pesquisa participante com uma abordagem quanti-qualitativa, realizada no período entre abril a agosto de 2022, com turma do 7º ano ensino fundamental de uma escola da rede privada, localizada na zona urbana do Distrito de São José da Mata–PB. Os dados qualitativos foram utilizados o Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento para o Meio Ambiente (MEDDIC). Para as análises quantitativas, os dados obtidos foram avaliados tendo por base os métodos proporcionais, apresentados em gráficos e planilhas do programa software Microsoft Excel. Como resultados: após a sensibilização e formação em Educação Ambiental, a maioria dos educandos (as) (55%) demonstraram mudança de percepção ambiental, em que o ambiente do ser humano também é meio ambiente; referente a importância da mata, localizada no Distrito de São José da Mata, 86% dos participantes no questionário final reconheceram sua relevância; ocorreu mudança de percepção referente aos problemas ambientais que afetam o local onde os educandos (as) estão inseridos, um acréscimo expressivo referentes ao desmatamento 26% e queimadas 13% no questionário final. Ou seja, são capazes de reconhecer os problemas locais, e essa compreensão motiva a busca por solução. Neste contexto, é imprescindível ressaltar a importância da implementação de Educação Ambiental nas instituições de ensino desde as series iniciais, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar, pois corrobora para reflexão crítica e, apresenta como um elo entre o ser humano e a natureza, em que nos permiti conhecer e compreender as leis naturais e seus processos, e a valorizar a vida em todos os seus aspectos sejam sociais ou culturais.por
dc.description.abstractThe teaching of Botany is often considered by most students as something difficult to understand, uninteresting and boring. Knowing that human action in the environment reflects the way it is perceived, this work aimed to develop and evaluate methodological strategies of Environmental Education for the teaching and learning process related to the understanding and valuing of the diversity of plants, especially those which constitute the Caatinga biome. This is a participatory research with a quantitative and qualitative approach, carried out between April and August 2022, with a 7th grade of elementary school class at a private school, located in the urban area of the District of São José da Mata–PB. For the qualitative data, the Dynamic Model of Construction and Reconstruction of Knowledge for the Environment (MEDDIC) was used. For the quantitative analysis, the data obtained was evaluated based on proportional methods, presented in graphs and spreadsheets in the Microsoft Excel software program. As results: after raising awareness and be trained in Environmental Education, most students (55%) demonstrated a change of environmental perception, in which the environment of the human being is also the environment; regarding the importance of the forest, located in the District of São José da Mata, 86% of the participants in the final questionnaire recognized its relevance; there was a change of perception regarding the environmental problems which affect the place where the students are inserted, a significant increase referring to deforestation 26% and forest fires 13% in the final questionnaire. In other words, they are able to recognize local problems, and this understanding motivates the search for a solution. In this context, it is essential to emphasize the importance of implementing Environmental Education in educational institutions since the early grades, in an interdisciplinary or transdisciplinary way, as it supports critical reflection and acts as a link between human beings and nature, allowing us to know and understand natural laws and their processes, and to value life in all its aspects, whether social or cultural.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Veríssimo da Silva (adriana.verissimo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-04-23T00:31:58Z No. of bitstreams: 2 DS - Adriana Veríssimo da Silva.pdf: 1953998 bytes, checksum: fc55a6720e32127d789bc8ed9d4a8cca (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 245015 bytes, checksum: 3716f837e11ea8a689e2058803fc2144 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-04-25T16:31:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Adriana Veríssimo da Silva.pdf: 1953998 bytes, checksum: fc55a6720e32127d789bc8ed9d4a8cca (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 245015 bytes, checksum: 3716f837e11ea8a689e2058803fc2144 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-25T21:33:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Adriana Veríssimo da Silva.pdf: 1953998 bytes, checksum: fc55a6720e32127d789bc8ed9d4a8cca (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 245015 bytes, checksum: 3716f837e11ea8a689e2058803fc2144 (MD5) Previous issue date: 2022-09-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEnsino de Botânicapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBioma Caatingapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApor
dc.titleEstratégias em Educação Ambiental para valorização da mata de São José da Mata, Campina Grande-PBpor
dc.title.alternativeStrategies in Environmental Education to appreciate the forest of São José da Mata, Campina Grande-PBeng
dc.title.alternativeEstrategias en Educación Ambiental para valorizar el bosque de São José da Mata, Campina Grande-PBspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Adriana Veríssimo da Silva.pdfDS - Adriana Veríssimo da Silva1.91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD239.27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.