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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4565
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação matemática inclusiva na escolarização do estudante com transtorno do especto autista: Caminhos dos direitos humanos |
Autor: | Silva, Suzana Oliveira da |
Primeiro orientador: | Onofre, Eduardo Gomes |
Primeiro membro da banca: | Barboza, Pedro Lúcio |
Segundo membro da banca: | Kranz, Cláudia Rosana |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar os desafios encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática por professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculados em escolas públicas regulares, do município de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. Os participantes deste estudo foram professores do AEE que ensinam matemática a estudantes com o diagnóstico de TEA no referido município. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta dos dados. Em relação ao aporte teórico, baseamos em legislações, nacionais e internacionais, e em investigadores que estudam o universo do TEA, a exemplo de Mayra Gaiato e Ana Beatriz Barbosa Silva. No que se refere aos Direitos Humanos, baseamos em documentos oficiais do governo brasileiro, da UNESCO e legislações brasileiras acerca de direitos de pessoas com deficiência, como a Constituição Federal, Estatuto da pessoa com Deficiência, Lei Berenice Piana. Na perspectiva da educação matemática inclusiva, baseamos nosso estudo em Lulu Healy, Cláudia Rosana Kranz e Solange Ali Hassan Fernandes. Os resultados indicaram que os professores de matemática não têm uma formação inicial e continuada que seja adequada ao trabalho inclusivo e que discuta as necessidades educacionais dos estudantes com TEA. Portanto, para favorecer a inclusão escolar de estudantes com TEA, é importante que as instituições educacionais invistam em uma formação para os professores que discutam uma prática pedagógica que responda às necessidades educacionais especiais dos estudantes com deficiência ou com TEA. |
Abstract: | The present study aims to investigate the challenges encountered in the teaching-learning process of mathematics by teachers of the Specialized Educational Service - AEE of students with Autistic Spectrum Disorder - ASD, enrolled in regular public schools, in the municipality of Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. The participants in this study were AEE teachers who teach mathematics to students diagnosed with ASD in that municipality. As for the methodology, a descriptive research was carried out with a qualitative approach, using the semi-structured interview as an instrument for data collection. Regarding the theoretical contribution, we base ourselves on national and international legislation, and on researchers who study the universe of ASD, such as Mayra Gaiato and Ana Beatriz Barbosa Silva. With regard to Human Rights, we base ourselves on official documents from the Brazilian government, UNESCO and Brazilian legislation on the rights of people with disabilities, such as the Federal Constitution, the Statute of Persons with Disabilities, the Berenice Piana Law. From the perspective of inclusive mathematics education, we based our study on Lulu Healy, Cláudia Rosana Kranz and Solange Ali Hassan Fernandes. The results indicated that mathematics teachers do not have initial and continuing education that is adequate for inclusive work and that discusses the educational needs of students with ASD. Therefore, to favor the school inclusion of students with ASD, it is important that educational institutions invest in training for teachers who discuss a pedagogical practice that responds to the special educational needs of students with disabilities or ASD. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Autism Spectrum Disorder Educação inclusiva Educação Matemática Atendimento Educacional Especializado Direitos humanos Human rights Specialized Educational Service Mathematics education |
Área(s) do CNPq: | TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SILVA, Suzana Oliveira da. Educação matemática inclusiva na escolarização do estudante com transtorno do especto autista: Caminhos dos direitos humanos. 2022. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4565 |
Data de defesa: | 30-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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