Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
Título(s) alternativo(s): Educational practices in history teaching based on narratives of childhood memories
Autor: Nascimento, Ricardo Rodrigues 
Primeiro orientador: Bueno, João Batista Gonçalves
Primeiro membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina de
Segundo membro da banca: Koyama, Adriana Carvalho
Resumo: O presente estudo desenvolvido nesta dissertação apresenta uma proposta de práticas educativas para o ensino de História do Ensino Fundamental anos finais da Educação Básica, por meio de narrativas de memórias de infância. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá–PB e seus familiares, desenvolvida no decurso do ano letivo de 2021. A pesquisa adotou como caminho metodológico uma abordagem qualitativa tendo por método a pesquisa-ação, pois em seus pressupostos, realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, ao propor ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas” (SEVERINO, 2008). Por meio das narrativas de memórias de infâncias, foram desenvolvidas atividades didáticas, em sala de aula que permitiram estabelecer através da perspectiva de mudanças e permanências, relações entre as narrativas e associá-las ao contexto histórico do local. Como produto didático foi elaborado um caderno de atividades intitulado de “Caderno de Atividades de História: uma proposta com narrativas de memórias”. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: Walter Benjamin; E. P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo e Bernard Charlot.
Abstract: The present study developed in this dissertation presents a proposal of educational practices for the teaching of History of Elementary School final years of Basic Education, through narratives of childhood memories. The subjects of this research were the students of the 9th Year of Elementary School at Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, in Ingá - PB and their families, developed during the academic year of 2021. The research adopted as a methodological path a qualitative approach having as method, action research, because in its assumptions, it performs a diagnosis and analysis of a given situation, by proposing changes to the set of subjects involved that lead to an improvement of the analyzed practices” (SEVERINO, 2008). Through the narratives of childhood memories, didactic activities were developed in the classroom that allowed establishing, through the perspective of changes and permanence, relationships between the narratives and associating them with the historical context of the place. As a didactic product, an activity book was prepared entitled “History Activities Notebook: a proposal with narratives of memories”. In relation to the theoretical contributions that we used for the development of this research, the conceptions of the following authors stand out: Walter Benjamin; E.P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo and Bernard Charlot.
Palavras-chave: Ensino de história
Práticas educativas
Narrativas de memória
Infância
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: NASCIMENTO, R. R. Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479
Data de defesa: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Ricardo Rodrigues Nascimento.pdfDissertação2.82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD Ricardo Rodrigues Nascimento.pdf639.23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.