Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Paulo Deyvity Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.referee1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Lima Júnior, Cláudio Gabriel-
dc.date.accessioned2022-10-31T20:47:53Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Paulo Deyvity Rodrigues de. Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a música como recurso didático durante a exposição da temática biodigestor, abordando os conceitos de estudo dos gases, numa perspectiva CTSA, por meio de uma sequência didática conforme os pressupostos de Zabala. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma de 3° série do Ensino Médio de uma escola pública integral, na Paraíba. A motivação dessa pesquisa foi mediante a inquietação do pesquisador em perceber a desmotivação e a falta de interesse pela disciplina de Química, como também, por já usar esse recurso didático nas suas aulas e perceber resultados satisfatórios em sua aplicação empírica. O público alvo da pesquisa foram professores e alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa contou com a participação de onze (11) professores de Química do Ensino Médio, os quais lecionam em escolas públicas e particulares, com o objetivo de analisar à proposta, e assim, contribuir para uma aplicação efetiva com os alunos. Participaram da segunda etapa doze (12) alunos, que se dispuseram a participar de modo remoto, por meio das plataformas digitais. Destarte, trata-se de uma pesquisa qualitativa construtivista com abordagem interpretativista. A aplicação com os alunos teve duração de um mês, com sete postagens pela plataforma Google Classroom, de forma assíncrona. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos, construção de mapas conceituais pelos alunos, a partir das composições musicais e a aplicação de um estudo de caso com uma situação problema, em que, os alunos tiveram que resolver. Os dados coletados dos questionários foram analisados, a partir dos pressupostos de Bardin. Nos mapas conceituais observou-se a organização hierárquica dos conceitos apresentados, a partir da letra das músicas e no estudo de caso foi averiguado os conceitos assimilados pelos estudantes através das respostas produzidas. Os resultados desta pesquisa permitem uma reflexão acerca da importância de usar os recursos didáticos de maneira objetiva, sistematizada e estratégica, gerando uma aprendizagem baseada em críticas, reflexões e capacidade de ser um sujeito ativo mediante as situações cotidianas. Portanto, constatou-se que o uso dos recursos didáticos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a música foi um potencializador na estruturação cognitiva dos alunos.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze music as a didactic resource during the exhibition of the biodigester theme. It addresses the study of gases' concepts, in a CTSA perspective, using a didactic sequence according to the assumptions of Zabala. The didactic proposal had developed in a 3rd-grade class in a full-time public school in Paraíba. The research motivation was through the researcher's concern to perceive the lack of motivation and lack of interest in the Chemistry subject, as well as for already using this didactic resource in his classes and seeing satisfactory results in his empirical application. The target audience of the research were high school teachers and students. This research had carried out in two stages: the first stage counted with the participation of eleven (11) high school Chemistry teachers, who teach in public and private schools to analyze the proposal, and thus, contribute to a more efficient application with students. In the second stage, twelve (12) students accepted to participate in remote studying through digital platforms. Thus, it is qualitative constructivist research with an interpretive approach. The application with the students lasted one month, with seven posts through the Google Classroom platform, asynchronously. As a data collection instrument, semi-structured questionnaires had applied to teachers and students, construction of conceptual maps by students from musical compositions, and the application of a case study with a problem situation, in which the students had to solve. The data collected from the questionnaires had analyzed on Badin bases assumptions, the development of conceptual maps by the students from the music compositions had observed the concepts hierarchy organization presented from the music letter, and applying a case study with a problem situation; the concepts assimilated by the students had verified through the produced responses. The results of this research allow us to reflect on the importance of using didactic resources in an objective, systematic and strategic way, generating learning based on criticism, reflections, and the ability to be an active subject through everyday situations. Therefore, it observed that the use of didactic resources contributed to the teaching and learning process, and the music was an enhancer in the cognitive structuring of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-06-29T19:50:51Z No. of bitstreams: 2 DS - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdf: 10455894 bytes, checksum: 7f719a02312c2a84fb91c1ae03147d3b (MD5) Produto - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdf: 8214598 bytes, checksum: 6dad564125c7cd7783dc24106a8426db (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-09-26T12:00:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdf: 10455894 bytes, checksum: 7f719a02312c2a84fb91c1ae03147d3b (MD5) Produto - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdf: 8214598 bytes, checksum: 6dad564125c7cd7783dc24106a8426db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-31T20:47:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdf: 10455894 bytes, checksum: 7f719a02312c2a84fb91c1ae03147d3b (MD5) Produto - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdf: 8214598 bytes, checksum: 6dad564125c7cd7783dc24106a8426db (MD5) Previous issue date: 2020-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectEnfoque CTSApor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectMusiceng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleMúsica e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gasespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdfDS - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa10.21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa.pdfProduto - Paulo Deyvity Rodrigues de Sousa8.02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.