Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4435
Tipo do documento: Dissertação
Título: Coco de roda da Paraíba na educação básica: a poesia oral nas aulas de língua portuguesa
Autor: Sales, Maria Betânia Medeiros Maia 
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Linduarte Pereira
Segundo membro da banca: Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva
Terceiro membro da banca: Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório acerca do Ensino de Língua Portuguesa com a utilização de textos advindos da tradição oral, especificamente a poesia popular dos cocos de roda. O questionamento central do estudo foi o seguinte: Como promover um letramento escolar nas séries finais do Ensino Fundamental em que os textos das canções da tradição oral estejam presentes e colaborem com o desenvolvimento linguístico e sociocultural dos alunos? O objetivo geral do estudo foi o de, numa perspectiva dos multiletramentos, valorizar a tradição oral no ensino de Língua Portuguesa e demonstrar possibilidades de ampliação das práticas de linguagem na escola voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas a partir da poesia oral. O aporte teórico do estudo se baseia em documentos oficiais da educação brasileira, tais como PCN (BRASIL, 1997; 1998), BNCC (BRASIL, 2018); além das contribuições teóricas de Rodrigues (2011; 2017a; 2017b; 2018), Ferrarezi Júnior (2010), Soares (2017), Kleiman (2001), Street (2014), Freire (2006), Marcuschi (2001), Geraldi (1997), Zumthor (1993), Rojo (2012), Bakhtin (2010), entre outros. Para o desenvolvimento da fase de pesquisa aplicada foi elaborado um produto pedagógico (Módulo do Aluno) que subsidiou as atividades do Projeto Didático da Pesquisa. A escolha do corpus de pesquisa se fez diante da importância do Coco de Roda da Paraíba para as interações sociais e para a transmissão da memória coletiva (histórica e cultural) e do re(conhecimento) dos valores intrínsecos ao seu contexto de produção. As canções da tradição oral trazem em sua linguagem as representações simbólicas presentes na memória coletiva de um povo. Como textos constituídos nas práticas sociais e culturais, essas canções atravessam gerações, permeando os saberes e fazeres dos sujeitos em suas comunidades. O Coco de Roda constitui um Patrimônio Imaterial da Cultura de tradição oral da Paraíba. Diante de tamanha relevância, e do uso desse objeto de memória (monumento linguístico) das culturas de tradição oral (RODRIGUES, 2018) na sala de aula da Educação Básica, a vivência pedagógica do projeto evidenciou que, dar voz à tradição oral no currículo escolar permite a promoção de letramentos que se abram para considerar as práticas sociais e culturais de interação verbal através da linguagem (RODRIGUES, 2017a). O êxito desta pesquisa aplicada ao ensino de linguagens pode ser demonstrado também pela utilização de textos multimodais e ferramentas de multimídia nas atividades desenvolvidas em sala de aula através da promoção dos multiletramentos em sala de aula de Língua Portuguesa, que teve em sua culminância a composição coletiva de cocos de roda organizados em um “Caderno de cocos autorais” e a criação de um Podcast intitulado “O Coco Paraibano na Educação Básica” com a participação ativa dos alunos.
Abstract: This master's thesis presents the results of a qualitative and exploratory research about Portuguese Language Teaching with the use of texts from the oral tradition, specifically the popular poetry of cocos de roda. The central question of the study was the following: How is it possible to promote school literacy in the final grades of Elementary School in which the texts of oral tradition songs are present and collaborate with the linguistic and sociocultural development of the students? From the perspective of multiliteracies, this dissertation seeks to undertake a proposal to value the oral tradition in the teaching of Portuguese Language and reflect on the possibilities of expanding language practices at school aimed at the development of language skills and competences from the potential of the oral poetry of these musical texts of popular culture. The theoretical contribution of the study is based on official documents of Brazilian education, such as PCN (BRASIL, 1997; 1998), BNCC (BRASIL, 2018); in addition to the theoretical contributions of Rodrigues (2011; 2017a; 2017b; 2018), Ferrarezi Júnior (2010), Soares (2017), Kleiman (2001), Street (2014), Freire (2006), Marcuschi (2001), Geraldi (1997), Zumthor (1993), Rojo (2012), Bakhtin (2010), among others. For the development of the applied research phase, a pedagogical product was developed (Student Module) that supported the activities of the Research Didactic Project. The choice of the research corpus was made in view of the importance of Coco de Roda da Paraíba for social interactions and for the transmission of collective memory (historical and cultural) and the recognition of values intrinsic to its production context. The songs of oral tradition bring in their language the symbolic representations present in the collective memory of a people. As texts constituted in social and cultural practices, these songs cross generations, permeating the knowledge and actions of subjects in their communities. Coco de Roda is an Intangible Cultural Heritage of oral tradition in Paraíba. Faced with such relevance, and the use of this memory object (linguistic monument) of cultures of oral tradition (RODRIGUES, 2018) in the Basic Education classroom, the pedagogical experience of the project showed that, giving voice to oral tradition in the school curriculum it allows the promotion of literacies that are open to consider the social and cultural practices of verbal interaction through language (RODRIGUES, 2017a). The success of this research applied to the teaching of languages can also be demonstrated by the use of multimodal texts and multimedia tools in the activities developed in the classroom through the promotion of multiliteracies in the Portuguese language classroom, which culminated in the collective composition of cocos de roda organized in a “Notebook of authorial coconuts” and the creation of a Podcast entitled “O Coco Paraibano na Educação Básica” with the active participation of the students.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Multiletramento
Tradição oral
Coco de roda
Paraíba
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SALES, M. B. M. M. Coco de roda da Paraíba na educação básica: a poesia oral nas aulas de língua portuguesa . 2022. 452 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4435
Data de defesa: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS- Maria Betânia Medeiros Maia Sales.pdfMaria Betânia Medeiros Maia Sales27.24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD Maria Betânia Medeiros Maia Sales (1).pdfTermo de Depósito157.08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.