Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4391
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gamificação da aprendizagem: trilhando diferentes caminhos nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Alves, Joyce Almeida Ataíde 
Primeiro orientador: Santos, Eliete Correia dos
Primeiro membro da banca: Souza, Fábio Marques de
Segundo membro da banca: Almeida, Maria de Fátima
Resumo: O estudo em pauta trata do tema metodologias ativas numa perspectiva híbrida e o uso de REDs nas aulas de matemática, nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, buscando entender como é possível desmistificar a matemática, considerada uma ciência de difícil entendimento e compreensão, a partir da mudança das práticas metodológicas dos professores. Este trabalho teve como objetivo principal, elaborar uma proposta didático-metodológica híbrida apoiada nos métodos ativos, como uma possível contribuição para a prática pedagógica de professores pedagogos e, consequentemente, uma provável melhoria na compreensão por parte dos discentes, dos conceitos matemáticos considerados mais complexos. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação (THIOLLENT 2011) e buscou uma metodologia de abordagem qualitativa de cunho descritivo. O corpus da pesquisa é composto por dados estatísticos dos resultados obtidos pelas escolas municipais de Campina Grande – PB, na Prova SAEB e Avaliação SAMA, por 28 questionários respondidos pelos/as professores/as que lecionam em turmas do último ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, lotados, no ano de 2020, como também, diários de campo de 2 (duas) professoras que participaram diretamente na aplicação das atividades gamificadas. Foram considerados nessa pesquisa, os conceitos de Ensino Híbrido e Metodologias ativas defendidos e estudados por Bacich e Moran (2018); Bacich et al., (2019) e Horn e Staker (2015) entre outros. Os dados revelam que os nossos estudantes ainda apresentam baixo desempenho em proficiência em matemática, esse baixo desempenho pode estar relacionado a ruptura que existe entre o que se ministra em sala de aula, como são abordados os conceitos matemáticos e a forma como esses mesmos conceitos se apresentam no cotidiano das pessoas, inclusive no momento de responder uma avaliação como a Prova SAEB ou Avaliação SAMA. Os dados dessa pesquisa ainda nos mostram que, mesmo nossas escolas públicas, que até o momento, não possuem equipamentos tecnológicos para a vivência com o uso de REDs, é possível a mudança de postura do/a professor/a frente aos métodos de ensino aprendizagem em sala. Usar a gamificação da aprendizagem como estratégia ativa de aprendizagem garante ao menos um maior engajamento por parte dos estudantes nas atividades. Mesmo em um momento totalmente atípico, onde o isolamento social tirou professores/as e estudantes das salas de aulas físicas e os colocaram em salas de aulas virtuais, sem nenhum tempo de planejamento para isso, a mudança de metodologias ocorreu e demonstrou o forte potencial dessa prática. Conclui-se que, a forma como o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática acontece nas nossas salas dos Anos iniciais, necessitam de mudanças no que se refere ao modo de se ensinar e no papel do profissional que se encontra a frente esse processo. Para tanto, formar nossos professores e professoras, para uma educação contemporânea digital, é imprescindível.
Abstract: The study in question deals with active methodologies from a hybrid perspective and the usage of REDs in mathematics classes in the early years of elementary school. This research aims to achieve the demystification of mathematics, considered as a science of difficulty understanding, through changes in the methodological practices of the teachers.The main objective of this survey is the elaboration of a hybrid didactic-methodological proposal, supported by active methods, as a possible contribution to pedagogical practice of professors and educators, and consequently, a probable improvement in the students’ understanding of mathematical concepts which is more complex and detailed. This analysis is characterized by an action research (THIOLLENT 2011) which aimed at a methodology of a qualitative descriptive approach. The research corpus is composed of statical data of the results obtained by the municipal schools of Campina Grande - PB in the SAEB Test and SAMA Assessment, by 28 questionnaires answered by teachers, who teach the last year classes of the Elementary School - Early Years, in the year of 2020, as well as field diaries of two (2) teachers who participated directly in the application of gamified activities. The study has focused on the concepts of hybrid learning and active methodologies which are supported and studied by Bacich e Moran (2018); Bacich et al., (2019) e Horn and Staker (2015) among others. The datas revealed that our students still have low performance in math, and this fact proves that there is a gap about what is taught and how mathematical concepts are approached, and how these same concepts are presented in people's daily lives, including when answering an assessment such as the SAEB Test or SAMA Assessment. The data from this research still demonstrates that even in our public schools which, so far, do not have technological tools for the usage of REDs, it is probably to change the posture of teachers towards teaching methods in the classroom. The usage of gamification as an active strategy in the learning, promotes an improvement from the students in the activities, even in an unusual time, where the social isolation took teachers and students from the classroom and presencial activities and put them into online classes, without any time to plan. The changes in the methodologies proved the great potential of this method. We conclude that the way the process of teaching and learning in mathematics classes takes place in our classrooms in the early years needs changes in how to teach, and in the role of the professional, who is in charge of this process. Therefore, training our teachers for a contemporary digital education is essential.
Palavras-chave: Gamificação
Protagonismo
Metodologias ativas
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: ALVES, J. A. A. Gamificação da aprendizagem: trilhando diferentes caminhos nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4391
Data de defesa: 5-Abr-2022
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons