Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4390
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desafios e perspectivas da formação docente para a juventude: a experiência do ProJovem Urbano no Estado da Paraíba |
Autor: | Britto, Ana Carolina Vieira Lubambo de |
Primeiro orientador: | Castro, Paula de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Aragão, Patrícia |
Segundo membro da banca: | Mattos, Carmen |
Resumo: | A formação docente para a educação básica e, em especial, a educação de jovens e adultos (EJA), os desafios e as perspectivas dos professores frente às necessidades apresentadas no processo formativo da juventude é o objeto de estudo deste trabalho. As dificuldades encontradas pelos professores no acesso, abordagem e manuseio de conteúdos que traduzem as especificidades do público jovem são alinhadas às fragilidades do currículo das licenciaturas e a ausência ou número insuficiente de cursos de formação continuada voltados para a temática da juventude. Como contraponto, as oportunidades de promover a ruptura da formação homogênea de professores e estudantes, são aqui associadas a práticas pedagógicas interdisciplinares e ao uso da tecnologia digital, ferramentas e aplicativos que podem trazer uma nova configuração ao processo de ensino e aprendizagem dos jovens. Essas duas linhas de análise colocam no foco deste estudo a experiência do ProJovem Urbano, programa do Governo Federal desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação, que lida com jovens em distorção idade-série da modalidade de EJA, adota um currículo no qual os conteúdos dialogam interdisciplinarmente e está prevista a formação continuada de seus professores. Para a realização desta pesquisa utilizamos o estudo de caso etnográfico, selecionando, por meio de questionários, os professores do ProJovem Urbano do Estado da Paraíba (PJU/PB) para a observação participante, que foram acompanhados durante encontros de formação continuada e em sala de aula junto aos jovens. Apresenta-se como resultado da pesquisa a atuação de formadores, professores e estudantes do PJU/PB no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares relacionadas ao contexto das juventudes que favorecem o processo de ensino e aprendizagem dos jovens. Destaca-se a apresentação do Google Classroom e a experimentação formativa junto aos professores do PJU/PB e indicação da sequência de treinamento deste instrumento de tecnologia digital que integra o pacote de ferramentas e aplicativos do Google for Education, desenvolvido para promover a colaboração em sala de aula entre professores e alunos, e as possíveis contribuições para potencializar os processos de gestão, construção do conhecimento e aprendizagem no Programa. |
Abstract: | The teacher training paragraph basic education and, in particular, the education of youth and adults (EJA), challenges and prospects as of teachers at front presented needs in the formative process of the youth and the object of study this work. Difficulties for teachers not access, approach and content handling translate as specifics of public young are aligned at weaknesses of the curriculum of undergraduate and absence or insufficient number of continuing training courses for the issue of youth. As a counterpoint, as promote opportunities a break from homogeneous training teachers and students, here they are associated one interdisciplinary teaching practices and the play digital technology tools and applications may bring a new configuration the teaching process and learning of young people. These two analysis lines put in focus this study the experience ProJovem Urbano, federal government program developed hair ministry of education in partnership with the state secretariats or municipal education, which deals with young people in distortion age-series EJA modality, adopts hum not qua resume dialogue content is interdisciplinary and planned continuing teacher training its. For this research we used the ethnographic case study, selecting, through questionnaires, teachers of ProJovem Paraíba state urban (PJU/PB) for a participant observation, were accompanied during the continuing education meetings and room class with young people. It is presented as a result of operation research trainers, teachers and students do PJU/PB no development of interdisciplinary pedagogical practices related to the context of youths who favor the teaching process and learning of young people. Noteworthy is the Google presentation Classroom and training experimentation with teachers of PJU/PB and indication of the training sequence this digital technology instrument que integrates the google tools and application package for education, developed paragraph promote the collaboration in the classroom between teachers and students, and how possible contributions to enhance os management processes, knowledge building and learning in the program. |
Palavras-chave: | Formação docente. 2.. 3. . 4. 5. . 6. Currículo Educação de Jovens e Adultos - EJA Juventude Interdisciplinaridade Tecnologia digital |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::CURRICULO EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Britto, A. C. V. L. Desafios e perspectivas da formação docente para a juventude: a experiência do ProJovem Urbano no Estado da Paraíba. 2016. 206 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) .- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4390 |
Data de defesa: | 16-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Carol Lubambo corrigida para repositório maio 2022.pdf | PDF - Ana Carolina Vieira Lubambo de Britto | 11.66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de autorização biblioteca digital UEPB.pdf | Termo de autorização | 462.03 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Termo de confirmação biblioteca digital UEPB.pdf | Termo de confirmação | 435.53 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.