Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4380
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividade de matemática com alunos na sala de AEE: experiências pedagógicas no atendimento
Autor: Miranda, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lúcio
Segundo membro da banca: Braga, Diana Sampaio
Terceiro membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Resumo: Nas últimas décadas, o número de matrículas de estudantes surdos em instituições de ensino regular vem aumentando significativamente. Em consequência disso, o governo brasileiro criou o Atendimento Educacional Especializado – AEE, que é desenvolvido em instituições de ensino regular, ocorrendo nas Salas com Recursos Multifuncionais, para atender as necessidades educacionais especiais destes estudantes. Assim, veio a seguinte inquietação sobre a inclusão escolar de estudantes surdos: Quais práticas pedagógicas o professor do AEE e o professor de matemática da sala regular constroem para orientar as atividades de Matemática? Para obter respostas para essa questão, investigamos as atividades de matemática desenvolvidas com os estudantes surdos do ensino fundamental, matriculados em uma escola pública no munícipio de Pocinhos, Paraíba. Como recursos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação in loco como instrumentos. Vale ressaltar que, devido o cenário pandêmico que temos vivenciado desde março de 2020, as entrevistas foram realizadas por meio de um formulário eletrônico, e as observações se deram através de ferramentas tecnológicas, a exemplo do Google Meet. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios enfrentados diante do ensino remoto e os objetivos propostos pelo sistema de ensino, o professor conseguiu responder com êxito às necessidades educacionais especiais dos referidos alunos.
Abstract: In the last decades, the number of enrollments of deaf students in regular schools has been increasing considerably. As a consequence, the Brazilian government created the Atendimento Educacional Especializado – AEE, which is developed in regular institutions, taking place in Rooms with Multifunctional Resources, to meet the special educational needs of these students. So, it brought a doubt concerning the inclusion of deaf students: what are the pedagogical practices that a teacher from the AEE and the regular math teacher build to guide the math activities? To answer this question, we explored the math activities applied to the deaf students of the elementary school, enrolled in a public school in the city of Pocinhos, Paraíba. We made use of half structured interviews and Observation In Loco as our methodological instruments. It is important to note that, due to the pandemic we have been living since 2020, the interviews were conducted through an electronic form, and the classroom observations were made with the help of technological resources, such as Google Meet. The results showed that despite the challenges faced on the remote teaching and by the objectives proposed by the educational system, the teacher managed to succeed in meeting the special needs of the students. Keywords: Math Education. Inclusive education. Deaf. Pedagogical Practice.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação Inclusiva
Surdos
Prática pedagógica
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MIRANDA, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de. Atividade de matemática com alunos na sala de AEE: experiências pedagógicas no atendimento. 2022. 112f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4380
Data de defesa: 23-Mar-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de MirandaDS - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda1.99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de MirandaPE - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda493.5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD286.97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.