Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4367
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino |
Autor: | Andrade, Littyanni Marcela Brito Vilar de |
Primeiro orientador: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Primeiro membro da banca: | Sá, Pedro Franco de |
Segundo membro da banca: | Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de |
Resumo: | A finalidade do presente trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre levantamento e análise de Produtos Educacionais envolvendo o uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Para isso, com objetivo de analisar o que estamos deixando de contribuição com relação ao uso do LEM em Produtos Educacionais, desenvolvemos nossa pesquisa em torno de Produtos Educacionais publicados no quadriênio 2017-2020 que envolvem o uso do LEM. Logo, para o desenvolvimento do nosso trabalho de pesquisa e obtenção de dados, efetuamos o levantamento de Produtos Educacionais nas plataformas digitais: Plataforma Sucupira, Portal eduCapes e o Google. Nosso trabalho é de cunho qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa documental e fundamentado em trabalhos já publicados, os quais enfatizam e incentivam a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), tendo como influência argumentos baseados em Lorenzato, Turrioni, Mendes, entre outros. Apresentamos também características e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico, focando no que diz respeito aos Produtos Educacionais como trabalhos fundamentais na conclusão do Mestrado Profissional. Para isso, tivemos como base o documento de Área e autores como Moreira e Nardi, Quelhas; José Filho; França, Moreira e Ostermann. Dentre os resultados obtidos, observamos que os Produtos Educacionais proporcionam aos professores relevantes discussões e reflexões, além de contribuir com atividades propostas envolvendo o LEM. Como se trata de uma pesquisa de Mestrado Profissional, foi desenvolvido um Produto Educacional, elaborado por meio de um site, no qual estão disponíveis todos os Produtos Educacionais encontrados, além de algumas reflexões sobre LEM, formação de professor, Mestrado Profissional e Produto Educacional. Este Produto Educacional encontra-se no Capítulo 4. |
Abstract: | The purpose of the present work is to present the results of a research developed on the survey and analysis of Educational Products involving the use of the Mathematics Teaching Laboratory (MTL). For this, in order to analyze what we are leaving in terms of the use of MTL in Educational Products, we developed our research around Educational Products published in the 2017-2020 quadrennium that involve the use of MTL. Therefore, for the development of our research work and data collection, we carried out a survey of Educational Products on digital platforms: Platform Sucupira, Portal eduCapes and Google. Our work is of a qualitative nature, developed through documentary research and based on previously published works, which emphasize and encourage the use of the Mathematics Teaching Laboratory (MTL), having as influence arguments based on Lorenzato, Turrioni, Mendes, among others. We also present characteristics and differences between the Professional Master's and the Academic Master's, focusing on Educational Products as fundamental works in the conclusion of the Professional Master's. For this, we used the Area document and authors such as Moreira and Nardi, Quelhas; Jose Filho; França, Moreira and Ostermann. Among the results obtained, we observed that the Educational Products provide teachers with relevant discussions and reflections, in addition to contributing to proposed activities involving MTL. As this is a Professional Master's research, an Educational Product was developed, prepared through a website, where all the Educational Products found are available, in addition to some reflections on MTL, teacher training, Professional Master's and Educational Product. This Educational Product can be found in Chapter 4. |
Palavras-chave: | Educational Product Professional Master's Ensino de Matemática Produto Educacional Mestrado Profissional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino. 2022. 88f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022 . |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4367 |
Data de defesa: | 23-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Littyanni Marcela Brito Vilar de Andrade | DS - Littyanni Marcela Brito Vilar de Andrade | 809.83 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito da BDTD | Termo de Depósito da BDTD | 825.21 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Produto Educacional - Littyanni Marcela Brito Vilar de Andrade | Produto Educacional - Littyanni Marcela Brito Vilar de Andrade | 2.88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.