Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4322
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização de fontes históricas em sala de aula no ensino dos números reais
Título(s) alternativo(s): The use of historical sources in the classroom in the teaching of real numbers
Autor: Falcão, Juan Felipe de Azevedo 
Primeiro orientador: Fossa, John Andrew
Primeiro membro da banca: Huanca, Roger Rubem Huaman
Segundo membro da banca: Sá, Pedro Franco de
Terceiro membro da banca: Sousa, Giselle Costa de
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo compreender o impacto que a leitura de Fontes Históricas gerou nos alunos sobre o conceito de número real, em sala de aula remota. Utilizou-se da abordagem histórico-hermenêutica que possui como característica principal a interpretação detalhada sobre a fonte histórica utilizada. A pesquisa foi realizada em uma escola particular da cidade de Campina Grande, Paraíba, com 53 alunos do primeiro ano do ensino médio divididos em duas turmas: Turma de controle e turma de experimento. À primeira turma foi ensinado o conteúdo de números reais por uma abordagem convencional e à turma experimental foi ensinada o mesmo conteúdo a partir do uso de Fontes Históricas por meio da abordagem hermenêutica. Buscou-se utilizar análises quantitativas e qualitativas por meio da Análise de Conteúdo e testes de hipóteses. Investigamos a reação dos alunos ao utilizar as Fontes Históricas e se estes alunos eram capazes de compreender elementos essenciais das Fontes Históricas. Além disso, buscamos investigar o conceito de número real desenvolvidos nas duas turmas após a intervenção. Concluímos que a utilização de Fontes Históricas no ensino de números reais impactou, em comparação à turma de controle, a concepção dos alunos sobre a matemática e sobre o desenvolvimento do conceito de número real como números que formam um corpo ordenado e completo. Também, os testes estatísticos demonstram que a turma de experimento possui desempenho significante em comparação a turma de controle e que a última, não obteve, nos testes aplicados, desempenho significativo.
Abstract: This dissertation presents the results of a research that had as main objective to understand the impact that the reading of Historical Sources generated in the students on the concept of real number, in a remote classroom. The historical-hermeneutic approach was used, which has as its main characteristic the detailed interpretation of the historical source used. The research was carried out in a private school in the city of Campina Grande, Paraíba, with 53 students from the first year of high school divided into two groups: a control group and an experiment group. The first class was taught the content of real numbers using a conventional approach and the experimental class was taught the same content using Historical Sources through the hermeneutic approach. We sought to use quantitative and qualitative analyzes through Content Analysis and hypothesis tests. We investigated the students' reaction when using the Historical Sources and whether these students were able to understand essential elements of the Historical Sources. In addition, we sought to investigate the concept of real numbers developed in the two classes after the intervention. We conclude that the use of Historical Sources in the teaching of real numbers had an impact, compared to the control class, on the students' conception of mathematics and the development of the concept of real numbers as numbers that form an ordered and complete field. Also, the statistical tests show that the experiment group has a significant performance compared to the control group and that the latter did not obtain, in the applied tests, significant performance
Palavras-chave: Fonte histórica
Abordagem Hermenêutica
Números Reais
Ensino remoto
Historical sources
Hermeneutic approach
Real Numbers
Remote teaching
Ensino de Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FALCÃO, Juan Felipe de Azevedo. A utilização de fontes históricas em sala de aula no ensino dos números reais. 2021. 183f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4322
Data de defesa: 23-Dez-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juan Felipe de Azevedo FalcãoPDF - Juan Felipe de Azevedo Falcão2.56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos de Depósito BDTDPDF - Termos de Depósito BDTD1.09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.