Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4307
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Aqui em Caiana tem muitas pessoas negras na África também”: a representação da literatura afro-brasileira na identidade da criança quilombola de Caiana dos Crioulos - PB
Título(s) alternativo(s): "Here in Caiana are many black people and in Africa too": the representation of afro-brazilian literature in identity childrens's quilombola from Caiana dos Crioulos -PB
Autor: Araújo, Érica Cibelle de Sousa 
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Segundo membro da banca: Nascimento, Regina Coelli Gomes
Resumo: A utilização de textos literários em sala de aula proporciona o desenvolvimento da criatividade e raciocínio; colabora para a emancipação do sujeito, torna-o um cidadão consciente, reflexivo e amplia sua visão com relação a seu lugar no mundo. Esta pesquisa enfatiza a discussão sobre a identidade e a representação da criança negra na educação escolar quilombola a partir do uso da literatura afro-brasileira em sala de aula com uma turma de 5º ano. Como objetivo geral, investiga, no contexto da educação quilombola, como a criança negra e não-negra dos anos iniciais da Escola Firmo Santino da Silva em Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB, constrói sua representação identitária em relação ao seu pertencimento étnico, através dos textos literários afro-brasileiros. No aspecto metodológico, caracteriza-se como pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em interface com a pesquisa bibliográfica e documental. Trabalha por meio da observação in loco, através de entrevista semiestruturada com professor da turma selecionada; questionário com alunos(as); desenvolvimento de oficinas literárias e um caderno pedagógico digital como produto educacional, contendo sugestões de atividades que servirão como aporte para o trabalho docente em escolas quilombolas que desejem abordar a questão da identidade étnica. Na perspectiva teórica, são abordados os conceitos de identidade em Hall (2004); de educação étnico-racial e quilombola sob os olhares de Silva (2007) e Gomes (2008); discussões de representação por meio de Chartier (1999); estudos sobre infância e literatura negra através de Munanga (1996), Santos (2008), Fernandes e Sousa (2016), entre outros. Utiliza também a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e a Lei 10.639/2003, que versam sobre o assunto e problematizam as políticas educacionais que abordam a questão racial. Os resultados evidenciam que a construção da identidade quilombola da criança negra e não-negra ocorre por meio das representações que os textos literários afro-brasileiros proporcionaram, promovendo o despertar para um pensamento crítico e reflexivo perante as questões étnico raciais, bem como atitudes e valores que podem ser revistos por meio de ações educativas vivenciadas em coletividade, que levem as crianças a se reconhecerem em sua vida social, respeitando as diferenças, tornando visível a identidade negra da comunidade.
Abstract: The use of literary texts in the classroom provides the development of creativity, reasoning, collaboration for the emancipation of an individual, helping them become conscious and reflective citizens in regards to their place in the world and with a broad view of it. This research emphasizes the discussion of the identity and representation of black children in quilombola school education, based on the use of Afro-Brazilian literature in a 5th grade classroom of elementary school, at Escola Firmo Santino in Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande - PB. The research investigated, within the quilombola education context, how black children and non-black children, at the previously- mentioned school, build their identity representation in relation to their ethnic belonging, through Afro-Brazilian literary texts, in a meaningful and pleasant way. Through a qualitative research of the action-research type in interface with the bibliographic and documentary research, we worked with on-site observation, using a semi-structured interview with the teacher of the selected class, a questionnaire with students from that same school. Literary workshops were developed and as an educational product a pedagogical notebook was made with suggestions for activities that can help teachers at quilombola schools in addressing ethnic identity. In the theoretical perspective, the concepts of identity are addressed in Hall (2004), ethnicracial and quilombola education in Silva (2007) and Gomes (2008), the discussions of representation in Chartier (1999), studies on childhood and black literature, the discussion from Munanga (1996), Santos (2008), Fernandes; Sousa (2016), among others, as well as the Education Law (Lei de Diretrizes e Bases) 9394/96 and Law 10.639 / 2003 that deal with the subject, as well as the problematization of educational policies that address the racial issue. In the results, it is estimated that the construction of the identity of quilombola black and non-black children occurs through the representations that Afro-Brazilian literary texts will provide, which promotes the awakening to critical and reflective thinking in the face of racial ethnic issues, as well as attitudes and values that will be reviewed after their approach, through educational actions experienced collectively. Therefore, they start to recognize themselves in their social life, playing a unique role in this process, also proposing respect for differences and the visibility of the black identity of children in the community.
Palavras-chave: Educação quilombola
Identidade
Representação da criança negra
Literatura afro-brasileira
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: ARAÚJO, E. C. S. "Aqui em Caiana tem muitas pessoas negras na África também”: a representação da literatura afro-brasileira na identidade da criança quilombola de Caiana dos Crioulos - PB. 2020. 348 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4307
Data de defesa: 5-Out-2020
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-ÉRICA CIBELLE DE SOUSA ARAÚJO.pdfPDF - Érica Cibelle de Sousa Araújo31.05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO BDTD - ÉRICA CIBELLE DE SOUSA ARAÚJO.pdfPDF - Termo de Autorização129.9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO DE AUTORIZACAO - BDTD - ÉRICA CIBBELLE DE SOUA ARAÚJO.pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação 122.6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.