Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4303
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ensino dos insetos na Educação Básica: Uma análise métrica da produção cientifica
Título(s) alternativo(s): The teaching of insects in basic education: A metric analysis of scientific production
Autor: Pereira, Terezinha Nair Alves 
Primeiro orientador: Luna, Karla Patrícia de Oliveira
Primeiro coorientador: Bicho, Carla de Lima
Primeiro membro da banca: Dias, Márcia Adelino da Silva
Segundo membro da banca: Oliveira, Érica Caldas Silva de
Resumo: As publicações que estudam as perspectivas científicas, fazem estudos científicos, estudam o meio de estudos científicos, estudam o meio de estudos científicos. No Brasil, embora estudos diversos despontando em áreas do conhecimento, é perceptível que em Educação em Ciências eles ainda são incipientes Desta feita a presente pesquisa objetiva realizar uma análise métrica da produção científica no que se refere ao ensino dos insetos na Educação Básica. O levantamento da produção científica foi realizado pelo meio conjunto dos descritos “Entidade científica do período publicado na base de dados científicos 2020. ” e “Educação” e “Ensino”. Dos 181 artigos científicos encontrados, foram selecionados 59 artigos, cujo enfoque era específico para os insetos no Ensino de Ciências. Após a análise, foi possível constatar o crescimento do número de pesquisas a cada ano; a concentração de um maior número de publicações em periódicos científicos classificados em estratos conceituados do Qualis-Periodicos; a divulgação de um número significativo de publicações; um elevado grau de colaboração entre autores; o das pesquisas mais recentes e, por fim, como pesquisas que divulgaram a pesquisa dos produtos científicos na organização dos materiais da pesquisa. Contudo, pesquisas bibliográficas futuras, unificadas como especificidades temáticas na área de Educação em Ciências, podem contribuir para a construção de um cenário mais produtivo e para a avaliação do fluxo da informação científica. Esse produto originou também o produto educacional intitulado “Estratégia de direcionamento para oito de Zoologia: classe Insecta” que possibilita ao leitor o acesso direto a artigos de ensino de ensino prático sobre diferentes estudos de trabalho sobre a plataforma WoS.
Abstract: Publications that study scientific perspectives, do scientific studies, study the environment of scientific studies, study the environment of scientific studies. In Brazil, although several studies are emerging in areas of knowledge, it is noticeable that in Science Education they are still incipient. This time the present research aims to perform a metric analysis of scientific production regarding the teaching of insects in Basic Education. The survey of scientific production was carried out by the joint means of the described “Scientific entity of the period published in the scientific database 2020.” and “Education” and “Teaching”. Of the 181 scientific articles found, 59 articles were selected, whose focus was specific to insects in Science Teaching. After the analysis, it was possible to verify the growth in the number of researches each year; the concentration of a greater number of publications in scientific journals classified in reputable strata of Qualis-Periodicos; the dissemination of a significant number of publications; a high degree of collaboration between authors; the most recent research and, finally, as research that disseminated the research of scientific products in the organization of research materials. However, future bibliographic research, unified as thematic specificities in the area of Science Education, can contribute to the construction of a more productive scenario and to the evaluation of the flow of scientific information. This product also gave rise to the educational product entitled “Targeting strategy for eight of Zoology: Insecta class” which provides the reader with direct access to practical teaching teaching articles on different work studies on the WoS platform.
Palavras-chave: Estudo bibliométrico
Bibliometric study
Ensino de Ciências
Zoologia
Educação básica
Zoology
Basic education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: PEREIRA, Terezinha Nair Alves. O Ensino dos Insetos na Educação Básica: Uma análise métrica da produção cientifica. 2021. 44f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4303
Data de defesa: 17-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional - Terezinha Nair Alves PereiraProduto Educacional - Terezinha Nair Alves Pereira1.11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF- Terezinha Nair Alves PereiraPDF- Terezinha Nair Alves Pereira1.08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos de Depósito BDTDPDF - Termos de Depósito BDTD243.07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.