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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediação lúdica no transtorno do espectro autista: Desenvolvimento de conceitos científicos algébricos
Autor: Sousa, José Jorge de
Primeiro orientador: Andrade, Silvânio de
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Kranz, Cláudia Rosana
Resumo: Construir uma educação que respeite as diferenças e características particulares inerentes a cada aluno nos princípios da equidade e fazer uma escola que responda as necessidades educacionais especiais dos seus alunos têm se tornado um desafio na conjuntura atual da sociedade. Este estudo visa contribuir para a área da Educação Matemática Inclusiva, principalmente para estudos sobre a inclusão de alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de matemática. Partindo da questão norteadora “Como o processo de ensino mediado auxilia no desenvolvimento de conceitos científicos em um aluno com autismo?”, e tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento de conceitos matemáticos por um aluno com TEA, a partir da mediação lúdica com materiais manipuláveis. O objeto foi o processo de aprendizagem do sujeito, abordando também o processo de desenvolvimento de conceitos algébricos com utilização de materiais pedagógicos e sua inclusão escolar. O sujeito da pesquisa foi um aluno com TEA, com 16 anos, estudante do 9º ano do ensino Fundamental de uma cidade circunvizinha à Campina Grande – PB. A abordagem desta pesquisa foi de caráter qualitativo, realizada sob forma de estudo de caso estudo de caso, utilizando instrumentos como entrevista semiestruturada, registros e observações direta e participante. Para a realização da pesquisa utilizamos Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky. Os procedimentos metodológicos aconteceram em três etapas: observação das aulas na sala regular e de atendimento escolar especializado (AEE), entrevistas com os professores e a aplicação de algumas oficinas que ocorreram de modo individual e coletivo com o sujeito, almejando a aquisição de conceitos algébricos. Os resultados apontam para uma evolução do sujeito na perspectiva do pensamento algébrico, a partir das evidências coletadas. Essa evolução se tornou evidente após o uso de instrumentos e signos, assim como por meio da mediação feita pelo pesquisador e a interação entre aluno e colegas, sendo estes fatores que possibilitaram compreensão de conceitos algébricos. Destacamos que a inclusão não se efetiva apenas com a presença do aluno com TEA em sala de aula, mas com a sua participação efetiva no ambiente e uma preparação da escola para atender e aceitar as diferenças e particularidades dos alunos. Assim, concluímos que ao trabalharmos conceitos matemáticos com os alunos com deficiência em sala de aula regular há um aproveitamento maior e o quanto perdemos trabalhando apenas individualmente, observando que ainda há um estigma muito forte sobre aprendizagem em relação às pessoas com TEA. Ressaltamos também que para trabalhar conceitos algébricos não necessariamente recorre-se a uma álgebra mais formal e abstrata e que urge recorrentemente um olhar mais voltado para a formação do professor de matemática para trabalhar com educação matemática inclusiva.
Abstract: To build an education that respects student’s differences and characteristics inherent to each student in the principles of equity and to create a school that responds to the special educational needs of its students has become a challenge in the current society. This study aims to contribute to inclusive mathematics education, mostly regarding studies about students with autism spectrum disorder (ASD) in mathematics. The question in the study is “How does the mediated teaching process assist the student with ADS to the development of scientific concepts?”, and the main objective is to understand how the subject’s scientific concepts are developed, via ludic mediation with pedagogical materials. The topic was the subject's learning process, as well as the process of acquiring concepts using instruments. Their school inclusion was also addressed. The research subject was a student with ASD, aged 16, who attends the 9th grade of his school in a city surrounding Campina Grande, Paraíba. The approach of this research was qualitative and it is a case study, with instruments such as semi-structured interviews, records, as well as direct and participant observations. To carry out the research, we used Lev Vygotsky's Cultural-historical theory approach. The procedures took place in three stages: observation of classes in the regular and special education (SPED) classrooms, interviews with professionals and the application of some workshops were placed individually and collectively with the subject, aiming at algebraic concepts. The results pointed to an evolution of the subject in the perspective of algebraic thinking, when initially he only dominated arithmetic thinking, mainly with instruments and signs, as well as mediation and interaction between student and colleagues. These factors enabled the development of algebraic concepts. We emphasize that inclusion is not only effective with the presence of the student with ASD in the classroom, but with their effective participation in the environment and the school’s ability to attend to and accept the differences and particularities of the students. Thus, we conclude that when working with mathematical concepts with disabled students in the regular classroom there is a great improvement, and showing how we lose working only individually, we observe that there is still a very strong stigma about the learning of people with ASD. We also emphasize that to work algebraic concepts, it is not necessary to resort to a more formal and abstract algebra and that a more recurrent look at the formation of the mathematics teacher is urgently needed to work with inclusive mathematical education.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Ensino de Álgebra
Educação Matemática
Educação Inclusiva
Autism Spectrum Disorder
Algebra Education
Inclusive Mathematics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOUSA, José Jorge de. Mediação lúdica no transtorno do espectro autista: Desenvolvimento de conceitos científicos algébricos. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4241
Data de defesa: 4-Set-2020
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