Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4216
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições do letramento estatístico em situações do cotidiano dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor: Batista, Fabiana Araújo
Primeiro orientador: Fernandes, Maria Betania Sabino
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvanio de
Segundo membro da banca: Soares, Luiz Havelange
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições do ensino de matemática numa perspectiva do Letramento Estatístico para as percepções dos alunos em situações presentes no cotidiano. Adotamos como aporte central em nosso referencial teórico os estudos de Gal (2002), no que se refere ao Letramento Estatístico e Skovsmose (2000, 2001, 2007, 2008 e 2014), no aspecto da Educação Matemática Critica, além de autores como Fonseca (2004 e 2014), Lopes (2008 e 2010a), Milani (2020), Freire (1980, 2005 e 2018), dentre outros. A nossa investigação foi de natureza qualitativa, norteada por questões como: quais as percepções dos estudantes acerca de problemas presentes no seu contexto de vida? Como apresentar os conceitos da estatística considerando os problemas vivenciados pelos alunos? Como o ensino de Estatística na perspectiva do Letramento pode contribuir para mudanças nas percepções dos estudantes acerca dos problemas presentes no seu contexto de vida? Os participantes do nosso estudo foram alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede municipal da cidade de Sumé, na Paraíba. Defendemos que a matemática deve ser trabalhada em sala de aula de uma forma significativa, levando os estudantes a refletirem sobre o que estão aprendendo. A análise dos Questionários 1 e 2 revelaram, a partir dos dados coletados, que os estudantes não relacionaram as temáticas estudadas à Covid-19, mas compreendem as consequências trazidas pela pandemia. Com relação à análise das aulas, percebemos que os estudantes fizeram algumas descobertas acerca dos dados representados em figuras, tabelas, gráficos e infográficos com o tema geral Covid-19 e os subtemas: internet, saúde, ensino remoto, fake news, desigualdade social e vacinação. Observamos mudanças nas concepções desses estudantes, no que se refere aos temas trabalhados, indicando desenvolvimento de competências necessárias para que possam alcançar um pensamento crítico sobre os aspectos ligados ao Letramento Estatístico.
Abstract: The present study aimed to analyze the contributions of mathematics teaching from a Statistical Literacy perspective to students' perceptions in everyday situations. We adopted as a central contribution in our theoretical framework the studies of Gal (2002), with regard to Statistical Literacy and Skovsmose (2000, 2001, 2007, 2008 and 2014), in the aspect of Critical Mathematics Education, in addition to authors such as Fonseca (2004 and 2014), Lopes (2008 and 2010a), Milani (2020), Freire (1980, 2005 and 2018), among others. Our investigation was of a qualitative nature, guided by questions such as: what are the students' perceptions about problems present in their life context? How to present the concepts of statistics considering the problems experienced by students? How can the teaching of Statistics from the Literacy perspective contribute to changes in students' perceptions of the problems present in their life context? The participants of our study were students from a 9th grade class of Elementary School II, from a municipal school in the city of Sumé, in Paraíba. We defend that mathematics should be worked on in the classroom in a meaningful way, leading students to reflect on what they are learning. The analysis of Questionnaires 1 and 2 revealed, from the data collected, that the students did not relate the topics studied to Covid-19, but they understand the consequences brought about by the pandemic. Regarding the analysis of the classes, we noticed that the students made some discoveries about the data represented in figures, tables, graphs and infographics with the general theme Covid-19 and the subthemes: internet, health, remote learning, fake news, social inequality and vaccination. We observed changes in the conceptions of these students, with regard to the themes worked, indicating the development of necessary skills so that they can achieve critical thinking about aspects related to Statistical Literacy.
Palavras-chave: Letramento estatístico
Criticidade
Educação matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BATISTA, Fabiana Araújo. Contribuições do letramento estatístico em situações do cotidiano dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2021. 180f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4216
Data de defesa: 21-Dez-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Araújo Batista.pdfPDF - Fabiana Araújo Batista3.58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos de Depósito da BDTDPDF - Termos de Depósito da BDTD1.62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.