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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4166
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática |
Autor: | Soares, Luciano Gomes |
Primeiro orientador: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de |
Segundo membro da banca: | Sovierzoski, Hilda Helena |
Resumo: | No presente trabalho, temos a seguinte questão de investigação: como os Produtos Técnico- Tecnológicos (PTT), produzidos em mestrados profissionais, podem contribuir para a produção de significados matemáticos? Utilizamos a abordagem qualitativa envolvendo análise de PTT, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa é dividida em alguns momentos. No primeiro, escolhemos o site do PPGECEM-UEPB e catalogamos doze PTT da área A1 (Educação Matemática), mais especificamente, do Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa (LEEMAT) em um recorte do Quadriênio 2017-2020. Em seguida, analisamos quais PTT trazem uma abordagem do conteúdo matemático de diferentes formas, sejam com exercícios, atividades, dentre outras. Essa nova filtragem resultou em nove PTT que foram analisados em nossa pesquisa. A partir dos estudos de Peirce e Duval, criamos critérios semióticos para analisarmos os nove PTT catalogados da área A1, nos detendo à presença de como as atividades matemáticas, representadas nesses produtos, podem auxiliar nos processos de produção de significados matemáticos. Os resultados indicam que os PTT podem lidar com dois ou mais registros de representação diferentes, que podem permitir aos professores e alunos atribuir significados durante os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Quanto ao olhar linguístico, semiótico, representativo, contextualizado que colocamos nesses PTT analisados, entendemos que esses se tornam possibilidades, dentre outras possíveis, para entendermos como alguns produtos podem contribuir para a produção de significados envolvendo o conhecimento matemático. Esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância de se pensar em materiais que, de forma planejada, visem a construção de estruturas mentais que podem ajudar no desenvolvimento da compreensão matemática. |
Abstract: | In the present work, we have the following research question: how Technical/Technological Products (PTT), produced in professional master's degrees, can contribute to the production of mathematical meanings? We use a qualitative approach involving the analysis of PTT, so that we can approach the reality of the studied objects, as well as carry out a bibliographical survey on the subject. As for the methodological procedures, our research is divided into a few moments. In the first, we chose the PPGECEM-UEPB website and cataloged twelve PTT from the A1 area (Mathematics Education), more specifically, from the Reading and Writing in Mathematics Education – Research Group (LEEMAT) in a clipping of the 2017-2020 Quadriennium. Then, we analyze which PTT approach mathematical content in different ways, whether with exercises, activities, among others. This new filtering resulted in nine PTT that were analyzed in our research. Based on Peirce and Duval's studies, we created semiotic criteria to analyze the nine PTT cataloged in the A1 area, focusing on the presence of how the mathematical activities, represented in these products, can help in the production processes of mathematical meanings. The results indicate that PTT can handle two or more different representation registers, which can allow teachers and students to assign meanings during the teaching and learning processes of mathematical content. As for the linguistic, semiotic, representative, contextualized look that we put in these analyzed PTT, we understand that these become possibilities, among other possible ones, to understand how some products can contribute to the production of meanings involving mathematical knowledge. This work leads us to conclude on the importance of thinking about materials that, in a planned way, aim at the construction of mental structures that can help in the development of mathematical understanding. |
Palavras-chave: | Produção tecnológica Semiótica Conhecimento matemático Ensino de matemática |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | Soares, Luciano Gomes. Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática. 2022. 209f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4166 |
Data de defesa: | 2-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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