Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Rúbio Thalles Andrade de-
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee1Ataíde, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.referee2Dantas, Cláudio Rejane da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-24T19:05:53Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationMOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160-
dc.description.resumoO ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos.por
dc.description.abstractThe physics teaching, in general, is still characterized by over-attention to repetitive exercises, mechanically solved problems, and the use of a succession of literally memorized "formulas." In such a context, physics teaching has been considered a difficult task for both teachers and students. Considering this reality, what alternatives could be considered for a differentiated approach in the context of a curricular component such as Physics Applied to the Technical Course in Buildings? In the effort to answer this question we focus on Significant Critical Learning with the objective of elaborating, systematizing and proposing a didactic sequence oriented to the study of the balance of rigid bodies in the context of the teaching of Applied Physics to the Technical Course in Buildings, lived in this case, in IFPB campus Princesa Isabel. It is a qualitative research that, based on preliminary experience, should lead to the elaboration an account of experience and of an educational product that is, a proposal of didactic sequence for the teaching of the balance of rigid bodies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-02-24T12:09:56Z No. of bitstreams: 1 PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdf: 7115106 bytes, checksum: a4368db5e845a553647282ce8679aae1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-02-24T19:02:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdf: 7115106 bytes, checksum: a4368db5e845a553647282ce8679aae1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-24T19:05:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdf: 7115106 bytes, checksum: a4368db5e845a553647282ce8679aae1 (MD5) Previous issue date: 2018-12-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEquilíbrio estáticopor
dc.subjectAprendizagem Significativa Críticapor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdfPDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura6.95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.