Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4108
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos do ciclo de intermitência na dinâmica da comunidade fitoplanctônica em rios semiáridos
Autor: Dantas, Millena Nunes
Primeiro orientador: Barbosa, José Etham de Lucena
Primeiro coorientador: Azevedo, Daniele Jovem da Silva
Primeiro membro da banca: Ceballos, Beatriz Susana Ovruski de
Segundo membro da banca: Cordeiro, Raquel da Silva
Resumo: Em rios intermitentes, há dois eventos naturais de perturbações hidrológicas: a seca e a cheia, os quais ocorrem de maneira alternada e exercem um papel importante no funcionamento do sistema. A seca provoca o influxo hídrico no leito do rio, podendo reduzir a biodiversidade aquática local. A cheia também atua de diferentes formas na composição das comunidades aquáticas de rios intermitentes. Perante o exposto, este trabalho objetiva: avaliar o efeito do regime hidrológico (seca e chuva) sobre a dinâmica estrutural e funcional da comunidade fitoplanctônica em rios semiáridos com regime intermitente. Quatro rios intermitentes semiáridos foram avaliados: Boa Vista, Gurinhém, Gurinhenzinho e Paraíba. As amostragens da seca ocorreram nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018, e da cheia em junho, julho, agosto e setembro de 2019. Em ambos os períodos houve variações significativas na riqueza de espécies para os rios Gurinhém (PERMANOVA: F1,30 = 17,14; p = 0,001) e Gurinhenzinho (PERMANOVA: F1,30 = 7,86; p = 0,014) não sendo detectadas diferenças para o rio Boa Vista e Paraíba. A diversidade estimada pelo índice de Shannon Wiener não apresentou diferenças significativas para os rios entre as fases analisadas. Avaliando a distribuição dos grupos funcionais (GF’s) nos rios, observamos que nenhum deles apresentou diferenças significativas em relação a biomassa entre as fases de seca e cheia (PERMANOVA: F1,14= 1,096; p= 0,362). Durante o estudo, três grupos foram dominantes em relação a biomassa: Bacillariophyta, Chlorophyta e Cyanophyta. O GF mais representativo em termos de biomassa foi o D, em ambas as fases hidrológicas, seguida de C e P. O agrupamento dos GF’s C, P e D nos rios estudados, ocorreu, provavelmente, pela seleção de formas mais resistentes às condições de turbulência impostas pelos ambientes lóticos. Houve o aumento nas concentrações de STD durante a fase cheia. Isto é esperado, uma vez que o aumento do escoamento superficial decorrente das chuvas promove o aporte de substâncias orgânicas e inorgânicas no sistema. Os resultados indicam que a pluviosidade foi um fator determinante para ocasionar um aumento nas concentrações de sólidos totais dissolvidos e diminuição nas concentrações de clorofila-a. A diminuição da transparência da água em função das altas concentrações de STD podem ter favorecido a ocorrência dos GF’s D, P e C e pode ter sido determinante para as diferenças na riqueza das espécies fitoplanctônicas nos rios entre as fases de seca e cheia.
Abstract: Em rios intermitentes, há dois eventos naturais de perturbações hidrológicas: a seca e a cheia, os quais ocorrem de maneira alternada e exercem um papel importante no funcionamento do sistema. A seca provoca o influxo hídrico no leito do rio, podendo reduzir a biodiversidade aquática local. A cheia também atua de diferentes formas na composição das comunidades aquáticas de rios intermitentes. Perante o exposto, este trabalho objetiva: avaliar o efeito do regime hidrológico (seca e chuva) sobre a dinâmica estrutural e funcional da comunidade fitoplanctônica em rios semiáridos com regime intermitente. Quatro rios intermitentes semiáridos foram avaliados: Boa Vista, Gurinhém, Gurinhenzinho e Paraíba. As amostragens da seca ocorreram nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018, e da cheia em junho, julho, agosto e setembro de 2019. Em ambos os períodos houve variações significativas na riqueza de espécies para os rios Gurinhém (PERMANOVA: F1,30 = 17,14; p = 0,001) e Gurinhenzinho (PERMANOVA: F1,30 = 7,86; p = 0,014) não sendo detectadas diferenças para o rio Boa Vista e Paraíba. A diversidade estimada pelo índice de Shannon Wiener não apresentou diferenças significativas para os rios entre as fases analisadas. Avaliando a distribuição dos grupos funcionais (GF’s) nos rios, observamos que nenhum deles apresentou diferenças significativas em relação a biomassa entre as fases de seca e cheia (PERMANOVA: F1,14= 1,096; p= 0,362). Durante o estudo, três grupos foram dominantes em relação a biomassa: Bacillariophyta, Chlorophyta e Cyanophyta. O GF mais representativo em termos de biomassa foi o D, em ambas as fases hidrológicas, seguida de C e P. O agrupamento dos GF’s C, P e D nos rios estudados, ocorreu, provavelmente, pela seleção de formas mais resistentes às condições de turbulência impostas pelos ambientes lóticos. Houve o aumento nas concentrações de STD durante a fase cheia. Isto é esperado, uma vez que o aumento do escoamento superficial decorrente das chuvas promove o aporte de substâncias orgânicas e inorgânicas no sistema. Os resultados indicam que a pluviosidade foi um fator determinante para ocasionar um aumento nas concentrações de sólidos totais dissolvidos e diminuição nas concentrações de clorofila-a. A diminuição da transparência da água em função das altas concentrações de STD podem ter favorecido a ocorrência dos GF’s D, P e C e pode ter sido determinante para as diferenças na riqueza das espécies fitoplanctônicas nos rios entre as fases de seca e cheia.
Palavras-chave: Comunidade fitoplanctônica
Rios intermitentes
Perturbação hidrológica
Pluviometria
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA
Citação: DANTAS, Millena Nunes. Efeitos do ciclo de intermitência na dinâmica da comunidade fitoplanctônica em rios semiáridos. 2021. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4108
Data de defesa: 22-Jan-2021
Aparece nas coleções:PPGCTA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Millena Nunes Dantas.pdfPDF - Millena Nunes Dantas2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.